Gramado City Guide
Cozy e encantadora, Gramado é literalmente um breath of fresh air para os visitantes de grandes metrópoles. Na pandemia, cresceu muito em termos de infraestrutura, onde a hotelaria e alta-gastronomia de destacam em meio à natureza. Logo ao chegar, somos recebidos com um longo e estonteante corredor de hortênsias (roxas! azuis!), impossível passar por ali sem dar um grande sorriso. Programação intensa ou um merecido descanso - your choice – Gramado tem para todos os gostos.
ONDE FICAR
Recém-inaugurado, pequeno e moderno (raro para padrões da cidade). Fica numa região central, próximo à avenida principal, onde ficam todas as lojinhas e restaurantes. Café da manhã inesquecível, décor chic e serviço impecável. É do mesmo grupo do tradicional Casa da Montanha.
Temático e com todas as programações de festividades, inclui café da manhã com coros natalinos, com direito à visita ao escritório do Papai Noel (esse e THE REAL DEAL) para entregar cartinhas e muito bate papo.
ONDE COMER
Fondue suíço para uma noite especial. Reparem nas louças belíssimas by Giovana Regali Home.
Clima de après-ski. Vista, gastronomia e drinks imperdíveis. Fica um pouco fora da cidade, dentro do hotel Kempinski Laje de Pedra.
Um tipo de restaurante conhecido como “galeteria”, onde há um rodízio de acompanhamentos deliciosos e os galetos são o prato principal. Numa localização bucólica, com muita natureza e ao som de passarinhos. Sugestão: ir no horário de almoço já que sairá de lá muito satisfeito, if you know what I mean.
Restaurante do Hotel Casa da Montanha
Se não estiver hospedado lá, aproveite para conhecer as instalações do hotel, brinquedoteca e o famoso carrossel. Menu e vinhos excelentes.
Tradicional cantina italiana, para uma refeição rápida no meio aos pontos turísticos da cidade. Tem duas unidades: na rua Coberta e na avenida principal Borges Medeiros.
O QUE FAZER
Passar um dia em Canela (7 km de Gramado) para andar de teleférico e assistir o pôr-do-sol no Olivas de Gramado – esse é um super passeio ao ar-livre com fazendinha para crianças e um bar com uma vista linda para tomar um drink ao som de Dj e saxofone.
Mini-mundo: parque de miniaturas super curioso e detalhado. Ambas crianças e os adultos piram.
Conhecer o centro da cidade e suas ruas temáticas: Rua Torta, Rua Coberta, Igreja de São Pedro (onde tem a Fonte do Amor Eterno), e todas as lojinhas e fábricas de chocolate da Avenida Borges Medeiros.
Outras programações kid-friendly para quem estiver muito disposto: Snowland, Acquamotion, Alpen Park, Parque do Caracol e pizzarias temáticas Cara de Mau (piratas), Hector (tipo Harry Potter) e Kongo (lembra um Rainforest).
Passar um ou dois dias em Bento Goncalves para conhecer as vinícolas e fazer degustação de vinhos.
COMO CHEGAR
Aeroporto de Porto Alegre, e 1:45 de carro em uma estrada ótima até Gramado.
PACKING TO GRAMADO
A mala para Gramado depende muito da época do ano, mas levar em consideração que mesmo no alto-verão, ainda esfria no final da tarde. No inverno, a temperatura aproxima-se a zero grau. Priorizar o conforto porque a programação pode ser intensa especialmente nos passeios com crianças.
Algumas dicas do que levar na mala para Gramado
[show_shopthepost_widget id="4939137"]
[show_shopthepost_widget id="4939139"]
[show_shopthepost_widget id="4939140"]