Jamu - Um shot de saúde diretamente de Bali

Depois de quase nove anos vivendo em Bangkok, na Tailândia, no ano passado tomamos a decisão - eu, meu marido e nossa pequena Chloe - de que era hora de abraçar uma nova aventura. Bali é nosso novo destino, a terra dos deuses e das deusas, onde o mundo 'wellness' ganha vida em todos os cantos.

Como natural chef e vegetariana, estar em Bali é como abrir as portas para um mundo inteiramente novo de explorações culinárias. Depois de aprender e vivenciar a cozinha tailandesa por tantos anos, essa experiência na Indonésia tem me inspirado a experimentar uma variedade de ingredientes incríveis e frescos, e é claro, também a ter uma vida mais conectada à natureza.

Cada prato que tenho a oportunidade de provar aqui se torna uma experiência super empolgante, o que tem me estimulado também a soltar minha criatividade na cozinha e explorar novos horizontes de sabores. Bali não tem sido apenas um novo destino, é um lugar onde minha paixão pela culinária tem se fundido perfeitamente com a natureza, para mim, uma união perfeita. Estou literalmente no paraíso!

E falando sobre experiências gastronômicas e bem-estar, mesmo antes de vir para cá, ouvia muito falar sobre o Jamu, uma bebida muito popular na ilha. Basicamente, ela é composta por raízes, ervas, especiarias e frutas - tem vários tipos e lembra muito os famosos shots matinais que conhecemos no Brasil. Depois que descobri a popularidade do Jamu aqui em Bali, experimentei e também fui pesquisar mais a fundo o motivo pelo qual as pessoas por aqui consomem e gostam tanto dessa bebida. Descobri que tudo gira em torno das supostas propriedades medicinais e benefícios à saúde que ela oferece. O Jamu é uma parte importante da cultura e da medicina tradicional na Indonésia, especialmente em Bali e Java.

Os ingredientes podem mudar de um Jamu para outro, e diferentes combinações são usadas para tratar uma variedade de condições, como problemas digestivos, dores de cabeça, resfriados e outros. Eu adorei experimentar essa e ele me lembrou muito o nosso chá de limão, gengibre e mel para aqueles dias de forte gripe.

É um verdadeiro tesouro da natureza, geralmente preparado artesanalmente, com as receitas passadas de geração em geração - e muitas vezes mantida como um segredo de família. Parte integrante da cultura balinesa, o Jamu é apreciado tanto por seus possíveis benefícios à saúde quanto por sua conexão com a cultura e tradição local, e suas diferentes variações refletem a rica biodiversidade da ilha e a sabedoria acumulada ao longo de séculos de uso de ervas e ingredientes naturais para promover o bem-estar. 

Aqui na ilha, você encontra bem fácil em mercados locais mas também, é muito comum em lojas de produtos naturais, restaurantes ou cafés veganos.

Pensando nisso, vou compartilhar uma receitinha de Jamu na versão “abrasileirada”. Eu adoro tomar como um shot matinal para imunidade e também naqueles períodos em que precisamos fazer um detox.


Jamu Básico


Ingredientes:

  •  1 colher de chá de açafrão em pó ou, se você encontrar, pode ser o fresco (2 a 3 cm)

  •  1 a 2 cm de gengibre fresco

  • 1 colher de chá de mel (opcional)

  • Suco de 1 limão

  • 200 ml de água quente


Instruções:

Descasque e rale o gengibre fresco. Adicione o açafrão em pó, o gengibre ralado, o mel (se estiver usando) e o suco do limão no liquidificador. Despeje a água quente e misture bem até formar um suco. Deixe a mistura descansar para permitir que os sabores se infundam. Beba morno ou em temperatura ambiente. Você também pode acrescentar pimenta-do-reino, que auxilia no aumento da absorção da curcumina, o composto presente na cúrcuma.

Lembre-se de que o Jamu pode ter variações e você pode ajustar os ingredientes de acordo com suas preferências pessoais. Esta receita é apenas um ponto de partida para explorar o mundo das bebidas saudáveis e medicinais, e obviamente sentir um gostinho de Bali.

Enjoy It!

Previous
Previous

Madrid City Guide

Next
Next

The Lolla Travel Journal: Japan, by Daniela Salles