Escova de BAMBU funciona? O nosso time testou e aprovou
WHY WE LOVE IT
É sustentável e esteticamente mais bonita do que as escovas de plástico. A Bianca - nossa Paris based editor - sentiu uma sensação meio esquisita da madeira do bambu na boca logo quando começou a usar, mas depois se acostumou e adora. A frequência da troca é a mesma de uma escova comum, de 3-4 meses conforme recomendação dos dentistas. Está na dúvida se a escova de bambu realmente funciona? Dentistas dizem que sim e que tem exatamente o mesmo efeito da escova de plástico. Lembre-se, mais importante que o material da escova, é saber como escovar os dentes da forma correta. E, claro, floss - a.k.a usem fio dental, biodegradável de preferência!
VANTAGENS
O bambu é um material que resiste a diversas bactérias - não é a toa que vários utensílios de cozinha, como as tábuas de corte, são de bambu.
É um material renovável, substitui a madeira, cresce rápido, se adapta aos diversos solos e climas, absorve C02, é flexível, leve, acessível. O bambu é considerado a matéria-prima do futuro.
É biodegradável, ou seja, o bambu demora menos tempo para se decompor na natureza após o descarte. Enquanto a escova de plástico vai ficar de 500 a 1.000 anos no planeta, a de bambu se decompõe super rápido, como se fosse um galho de árvore.
A escova também é livre de corantes, PVC, BPA e todas aquelas siglas que fazem mal à saúde.
A escova de dentes de bambu funciona da mesma forma que as escovas de plástico, o segredo está na escovação e na escolha da mais adequada para você.
Quando for descartar, você não precisa jogar a escova no lixo. A melhor opção é enterrar o cabo da escova de dente na terra ou colocar numa composteira - lembrando que dependendo da escova será necessário remover as cerdas.
DESVANTAGENS
As cerdas da escova nem sempre são biodegradáveis. Algumas empresas anunciam cerdas de Nylon-4, que em certa condições, são biodegradáveis. Um olhar mais atento, no entanto, vai mostrar que muitas são feitas com cerdas de Nylon-6 que, na verdade, não são biodegradáveis. Uma maneira fácil de verificar o tipo de cerda que você está comprando é checar as instruções de reciclagem no verso da embalagem. Se for necessário remover as cerdas antes de compostar o cabo, provavelmente elas são de Nylon-6 ou feitas de algum outro material plástico.
Talvez você sinta uma sensação esquisita na boca logo que começar a usar. Não desista, depois você acostuma.