Winter Easy Food: Bruschetta de Figo

IMG 1341 768x1024 - Winter Easy Food: Bruschetta de Figo

Sempre fui fã de uma comidinha fácil. Eu tenho dificuldade de perceber quando minha fome vai chegar e quando me dou conta, minha barriga está roncando loucamente. É uma fome viceral, repentina, que me obriga a tomar uma atitude rápida. Talvez por isso nunca tenha me aventurando na cozinha, eu teria que começar a cozinhar muito antes de ter fome e comida não é algo que eu pense muito se não estou com fome. Não me entenda mal, eu adoro comer. Mas são poucos os pratos que me deixam com desejo – hoje em dia só consigo pensar em sushi e macarrão com bottarga ou um belo funghi, bem terroso.

E eu sempre amei uma “comidinha” para substituir uma refeição. Culturalmente estamos acostumados a comer “comida de verdade” no almoço e no jantar. Arroz, feijão, alguma proteína, salada e algum legume talvez? Mas isso só existe porque sempre teve alguém que ficou na cozinha preparando essa “comida de verdade” pra você – pode ser sua mãe, avó, cozinheira, marido ou você mesma. Qualquer coisa diferente disso não é culturalmente aceitável, o que não faz o menor sentido na maneira como eu vivo a minha vida hoje em dia. A comida das crianças é sem duvida a maior prioridade da casa e eles comem exatamente isso, mas acho que conforme eles possam acompanhar a gente nas nossas refeições, o jantar pode ser mais leve, mais curioso e experimental. Não sei quando isso vai acontecer, eles jantam cedo e eu não tenho paladar para comer carne com legumes as 18h30. Desconfio que o problema sou eu, e depois vou ter que correr atras do prejuízo ou com o tempo eles vão migrar para o meu estilo de jantar que normalmente envolve salmon defumado, bruschettas, carpaccios, caldos leves e outras coisinhas saborosas mas não necessariamente nutritivas para quem está se desenvolvendo.

Buscando novos sabores para o meu jantar levinho porem saboroso, adaptei uma receita que vi no Instagram da Jessica Kane. OK, alguém vai dizer que comer pão italiano não é necessariamente levinho, mas sou uma grande defensora que comendo com moderação, podemos comer de tudo.

BRUSCHETTA DE FIGO COM PRESUNTO CRU

Ingredientes

2 fatias de Pão Italiano. Prefiro comprar o pão redondo, para essa finalidade. O filão deixo para quando vou servir mais gente.

2 a 3 Figos.

Maple Syrup ou Mel

Queijo de cabra

4 fatias de presunto cru

Kosher sal (tem menos sodio e é mais grosso)

Modo de Fazer

Esquentar o pão um pouquinho. Ele precisa ficar crocante, mas com o miolo molinho, cuidado para não passar muito e endurecer o pão. Eu gosto de passar manteiga em tudo quanto é pão, mas isso é muito particular.

Espalhar o queijo de cabra.

Adicionar 2 fatias de presunto cru em cada fatia.

Lavar, descascar e cortar os figos e colocar em cima da bruschetta.

Jogar um pouco de maple syrup e colocar um pouquinho de sal. Essa mistura do doce com o salgado é o segredinho.

Voilà! Aproveite. PS: Eu fiz com figos normais, mas figo caramelizado com presunto cru é uma das melhores coisas do mundo. Pense nisso.

Rosa Zaborowsky

by Rosa Zaborowsky

Editor & Founder of Lolla.

POST A COMMENT