sarah harris VOGUE uk 2 - White Hair: Mais Cabelos Brancos na Pandemia?

O stress causado pela pandemia aumentou seus cabelos brancos? Pergunto isso, pois foi exatamente o que aconteceu comigo: ao longo de 2020, fui notando um aumento exponencial de fios brancos, que no meu caso, se concentram num ponto específico da cabeça – e sim, antes que você ache que eu estou viajando, saiba que existe uma relação direta entre stress e a perda de pigmentação dos fios, como explica esse artigo

 

SARAH HARRIS MEJURI - White Hair: Mais Cabelos Brancos na Pandemia?

Entre arrancá-los – que é errado, eu sei, mas às vezes é irresistível! –, assumi-los ou pintá-los, optei pela última alternativa – embora esteja adiando ao máximo minha ida ao salão. Tal situação me fez começar a buscar musas inspiradoras que tenham assumido seus fios brancos bem antes de entrarem na terceira idade e cheguei em uma que acabou se tornando a minha maior referência de estilo e beleza na atualidade: a inglesa Sarah Harris, Editora de Moda da British Voguecargo que a coloca em 2° lugar no comando da publicação, abaixo apenas de Edward Enninful. Sarah personifica aquele ideal de “tudo que eu quero ser quando crescer”: estilosa, segura de si, elegantérrima, com um estilo muito próprio que é à prova de modas passageiras e tendências sem sentido. Para pontuar tudo isso, Sarah exibe uma belíssima cascata de fios brancos que combinam perfeitamente com seus ternos bem cortados e looks em tons sóbrios. Ela já declarou diversas vezes que nunca usa estampa e foge de cores fortes!

 

SARAH HARRIS MEJURI 2 - White Hair: Mais Cabelos Brancos na Pandemia?Em uma entrevista de 2014 para o Into the Gloss, Sarah contou que começou a notar os primeiros fios brancos em seus cabelos quando tinha apenas 16 anos, o que na época a deixou apavorada. Sua mãe havia passado pelo mesmo processo e passou a tingir os fios a cada 4 semanas desde muito jovem: “Lembro que, assim que sua raiz branca começava a aparecer, minha mãe ia correndo ao salão. Assim, ela vivia no salão, sempre tingindo – e a tintura nunca durava tempo o bastante! Era um processo insano.

 

Ela deve ter feito isso por uns 4 anos e depois se cansou, deu um basta e assumiu seus fios brancos de vez”, contou Sarah. Ela não especifica com quantos anos assumiu os fios completamente brancos, mas fala que foi notando que mesmo o branco se tornou “mais branco” na última década e que, agora, seu cabelo – e o sucesso que a cor faz – meio que se tornou uma coisa à parte. “É muito engraçado, às vezes estou andando pelas ruas de Londres, e meninas muito jovens me param para perguntar de quem é o meu cabeleireiro e qual tinta eu uso! E muitas pessoas não acreditam em mim quando falo que essa cor é natural. A não ser os próprios cabeleireiros, claro, que batem o olho e falam: “Ah sim, eu sei que é natural, é impossível chegar nesse tom com uma tintura”. Sarah ainda confessa que já chegou a tingir seus fios apenas por diversão, com aqueles kits caseiros que saem em uma lavagem, mas que nunca fez uma tintura no salão. “Eu nunca o tingi propriamente para me livrar do cinza. E sei que tive sorte, pois a textura do meu cabelo não mudou, e os fios não perderam a elasticidade e a maciez, o que é difícil de acontecer com os cabelos brancos. Na verdade, a minha mãe, que já passou dos 60, tem os cabelos super macios também, então acredito – e espero – que a textura do meu se mantenha assim!”. Sobre penteados, Sarah afirma que prefere os mais básicos, e que acaba realmente usando muito seus fios completamente soltos, ou com algum messy bun, com aquele ar de despojado que eu amo! “Meu cabelo sempre está em sua melhor forma e textura no dia seguinte que eu lavo”, contou. Quem mais já notou isso no próprio cabelo? O meu é muito assim também! 

 

SARAH HARRIS   INTO THE GLOSS - White Hair: Mais Cabelos Brancos na Pandemia?
Sobre o look completo de Sarah, é fato que os fios platinados realmente complementam com perfeição a sua abordagem elegante ao novo minimalismo, que une peças com corte impecável, maquiagem sempre discreta – mas com a pele incrível, já que ela confessou pro Into the Gloss que é viciada em skincare! –,  e acessórios
clean & cool. Ela é fã de joias e recentemente até lançou uma coleção com a marca Mejuir. Ao analisar suas imagens, me lembro na hora de uma lição de beleza que uma vez ouvi de Bobbi Brown: “você tem cabelos, maquiagem e roupa. Escolha um para BRING IT ON”, dizia Bobbi nessa entrevista. Ou seja: cara lavada + cabelos soltos e desencanados? Capriche no look. Não tá a fim de pensar no look e o cabelo acordou um caos? Arrasa na make, de preferência com um poderoso batom ou um esfumado impecável. Achei que essa dica faz total sentido e sempre tento me lembrar dela quando vou me arrumar!

 

Além de me levar a um Pinterest board recheado de fotos de Sarah – que eu já salvei nos meus favoritos –, essa minha “imersão” no universo dos cabelos brancos me levou também à um estudo super interessante feito pelo Journal of Women & Aging, que partia do seguinte questionamento: “porque tantas mulheres estão optando por assumir os cabelos brancos, sabendo que vivemos em uma cultura obcecada pela juventude, que muitas vezes tem preconceitos por pessoas mais velhas?” (palavras do artigo). Durante o estudo, os pesquisadores encontraram com frequência dois temas aparentemente indo em direções opostas: COMPETÊNCIA e AUTENTICIDADE. “Apesar de querer evitar percepções de falta de competência por serem vistas como “velhas” as mulheres que estudamos resolveram ARRISCAR assumir os fios brancos para se sentirem mais AUTÊNTICAS”, reportaram, nessas palavras. No entanto, e aí é que está o catch – essas mesmas mulheres afirmaram que, desde que assumiram os fios brancos, passaram a adotar outras “práticas embelezadoras”, – por exemplo, mais atenção ao guarda-roupa, maquiagem impecável, maior cuidado com a pele, etc… – para, nas palavras do artigo, “mitigar os efeitos do cabelo branco”. 

Achei uma discussão válida e interessante, e adoraria saber o que vocês, queridas Lolla reader’s, acham a respeito! Let’s talk

 

by Lais Andrade

Criadora do Cherry Gloss (@cherryglossbr), Laís se dedica ao universo da beleza e bem estar, sempre com um olhar único e antenado com as tendências mundiais.

2 Comments

POST A COMMENT