Você usa as peças que ganhou da sua familia?

IMG 3716 scaled - Você usa as peças que ganhou da sua familia?

Esses dias fui à uma palestra e o cara falou que tem gente que vê herança de família como aquilo que sobrou, porque se você constrói algo e passa adiante não é herança, é tradição. Torci o nariz, na época da palestra o tema deste texto já estava nas minhas pautas do Lolla e nunca tinha pensado em herança x tradição. Copiei a frase e fiquei pensando nela. Na minha família sempre tivemos a “tradição” de trocar roupas entre a gente, minhas tias e minha mãe vivem trocando sapatos e roupas, as famosas compras por impulso. Aquele sapato novo que você usa uma única vez e laceia demais ou simplesmente comprou e nunca usou, sabe? A minha parte preferida são as jóias e os acessórios que vêm de brinde com isso tudo, acho que elas se empolgam na hora da troca e incluem tudo que não estão usando para a troca em familia. E essa á nossa tradição, vez todo sentido o que o cara da palestra falou. 

Tradições de família

Essa onda sustentável começou na família há muitos e muitos anos, talvez até mesmo com a minha avó, e é algo que mantemos ainda hoje. Das coisas que herdei, tenho um anel que minha avó mandou fazer (que já me colocou em encrenca numa viagem à Índia, quando fui obrigada a pesá-lo e declarar seu valor antes de entrar no país), um broche, que também ganhei dela quando fiz 15 anos, dentre vários outros super diferentes. 

 

IMG 8389 scaled - Você usa as peças que ganhou da sua familia?

O meu bisavô era comerciante e recebia inúmeros caixeiros-viajantes, por isso minha avó teve a chance de ter coisas super diferentes, como uma bolsa de seda japonesa que eu desejei por anos e ela nunca quis me dar, ou um colar de pérolas super Jackie O. Minha mãe herdou jogos de jantar, café e copos vintages lindos. A cristaleira dela parece de cenário, mas só serve como cenografia, porque ela só guarda e quase nunca usa – eu pelo menos já garanti as taças de champagne Super Great Gatsby que meus bisavós usaram no casamento deles. 

IMG 5827 scaled - Você usa as peças que ganhou da sua familia?

Todo o desapego que eu demonstro viajando por aí é rapidamente “desmontado” quando apareço usando um casaqueto vintage ou um brinco de pérolas diferente que minha tia me deu. Os meus preferidos: a coleção de óculos escuros que herdei da minha  avó – 60’s, 70’s, 80’s… um luxo! São essas peças que me diferem dos outros, e ao mesmo tempo mostram os laços “invisíveis” mas que estão fortemente me ligando às pessoas mais importantes da minha vida, as que são parte da minha família. Acho que como eu sou uma pessoa extremamente básica no modo de me vestir elas se sobressaem, são sempre as conversation starters. 

IMG 5826 scaled - Você usa as peças que ganhou da sua familia?

O mais legal de herdar algo de alguém, seja da minha bisa, da minha avó, da minha tia ou da minha madrinha é a história que vem por trás. A peça já é única por si só, no entanto, quando ela vem de alguém com quem você tem laços de amor tão profundos, ela ganha um brilho extra. Muitas das coisas que eu herdei não tinham a minha cara ou não combinavam muito com meu estilo, mas era só colocá-las que passavam a compor o meu look como se tivesse pertencido à eles desde sempre.

Você usa as peças que ganhou da sua familia? Deixe um comentário. 

P.S. My favorite colognes: Meus perfumes do momento, até eu enjoar. O que provavelmente vai acontecer. and The Lolla Series: Joias de Família.

 

Helena Vilela

by Helena Vilela

POST A COMMENT