21e84b2749a496036b3b3231bf1ea6f3 1 - Você tem uma Boa Relação com o DINHEIRO?

No dia 6 de julho de 2020, apareci pela primeira vez aqui no Lolla para responder algumas dúvidas sobre investimentos. Hoje, um ano depois, estou de volta e desta vez é para ficar. Sou a nova colunista desta plataforma incrível feita por mulheres, para mulheres, e não poderia estar mais feliz, especialmente para falar sobre um assunto do qual gosto tanto.

Fiquei pensando no que escrever nesta coluna de estreia e percebi que não queria causar o efeito oposto ao desejado. Ou seja, não quero afastar mais ainda quem já tem receios sobre o tema dinheiro e investimentos. A ideia aqui é aproximar. E penso que uma boa maneira é falando sobre o porquê de este tema ser tão importante para todo mundo – principalmente para nós, mulheres.

Por muito tempo, eu tive uma relação ruim com dinheiro. Eu me achava até evoluída, porque tinha uma planilha de gastos, em que anotava todos os dias tudo o que entrava e saía, mas fazia isso só para garantir que não terminaria o mês no negativo. Ou seja, achava sucesso quando ficava no zero a zero. Mas nessa época eu só pensava nisso: no quanto eu ainda tinha disponível e no medo que eu tinha de não conseguir pagar meu cartão no fim do mês. E deste jeito, não guardava nada.

Olhando para trás (e nem faz muito tempo), percebo que o que mais me incomodava nesta situação era não ter com quem contar caso algo desse errado. Naquela época era eu quem ajudava meus pais, e não o contrário. Essa sensação de impotência e dependência (ainda que nem se saiba direito de quem) é pesada e consome nossa energia. E já tem muita coisa na vida que nos consome sem que a gente possa ter controle.

Review  Chanel Wallet on Chain WOC You rock my life 400x600 - Você tem uma Boa Relação com o DINHEIRO?

Credit: @ninawro

Por falar em controle, vejo nosso dinheiro como um assunto do qual devemos nos apropriar. Enxergo como se fosse uma parte da nossa vida como a saúde – temos que saber identificar como estamos, fazer exames, contar com ajuda profissional se for necessário e acompanhar ao longo de toda a vida.

É totalmente compreensível quando mulheres delegam a administração de seus investimentos ao marido, por exemplo. Afinal, estudos mostram que mais de 90% das mulheres acreditam que homens entendem mais de dinheiro do que elas (o que não é verdade; apenas lidamos de maneiras diferentes). Porém, ao delegar a administração, na minha visão estamos delegando também nosso poder de decisão.

São diversas as histórias de mulheres que permanecem em casamentos infelizes ou até abusivos por não terem recursos próprios para viverem sem seus maridos. Não consigo imaginar a dor que isso causa em uma pessoa e, por isso, sempre que posso enfatizo a importância de tomarmos as rédeas de nossas vidas.

Não me entenda mal: pedir ajuda faz parte e acho inclusive saudável ter uma relação aberta em relação às finanças do casal. Porém, é fundamental que entendamos pelo menos o básico do que estamos fazendo e decidindo. Espero poder contribuir neste espaço para que mais mulheres comecem a ter uma boa relação com o próprio dinheiro e percam o medo de começar a investir.

Contem comigo e deixem suas dúvidas / temas que gostariam que abordássemos aqui nos comentários.

 

SOBRE A CAMILLA DOLLE

Cá Dolle é economista, trabalha no mercado financeiro desde 2012 e entrou na XP em 2019. Hoje, se dedica a levar informação e conhecimento sobre o mercado de investimentos, especialmente de renda fixa, para investidores desde iniciantes a avançados (afinal, investir é para todo mundo). Tem uma coluna mensal no portal de finanças Infomoney e é também uma das líderes do coletivo de mulheres da XP, o MLHR3.

INSTAGRAM: @camilla.dolle.xp

 

by Camilla Dolle

Economista, trabalha na XP, onde se dedica a levar conhecimento sobre investimentos para investidores, de iniciantes a avançados. Tem uma coluna mensal sobre o tema na Infomoney e é uma das líderes do coletivo de mulheres da XP, o MLHR3

4 Comments
  1. Oi Camila,
    Conta um pouquinho como você saiu desse mindset de “apenas não fechar o mês no negativo”?
    Também gostaria de dicas de como começar se você não sabe nada, tipo B-A-BA mesmo.
    Obrigada e bem-vinda!

POST A COMMENT