Você já comeu KITCHARI? Receita DETOX pós Carnaval

Gabriela Castelano
LOLLA-GABI-CASTELANO-receita detox de carnaval - kitchari

Às vezes sentimos aquela necessidade de desintoxicar nosso corpo, né? Depois dos exageros das festas de final de ano, Carnaval e com a Páscoa “just around the corner” é muito comum buscarmos comidas e protocolos detox.

Para quem não conhece, o Kitchari faz parte do tradicional processo de desintoxicação da Ayurveda (falo “parte”, pois um tratamento de detox completo tradicional – panchakarma – envolve outras técnicas e é aplicado por profissionais).

Esse prato é super fácil de fazer e, além de ser bom pra todo mundo, pois ajuda o corpo a eliminar toxinas acumuladas ao longo do tempo (os amas), é especialmente benéfico para quem tem problemas digestivos, digestão lenta, sensação constante de estufamento etc.

A combinação do arroz, o feijão moyashi e os legumes é de fácil digestibilidade, tem muitas fibras, vitaminas e traz aminoácidos essenciais, o que faz desse prato uma “refeição completa” em termos nutricionais.

Há pessoas que fazem uma “monodieta” de kitchari e se alimentam apenas disso por 3, 5 ou 7 dias. Eu, pessoalmente, não faço dessa forma por achar muito radical e pouco prazeroso para mim (a ideia não é sofrimento, mas sim prazer e sensação de cura, bem-estar).

Geralmente, faço uma receita e como no jantar por até 5 dias (ou quando estou bem empolgada, como no almoço e jantar). Não tem muita regra, a ideia é usar essa refeição como um exercício de autoconhecimento, intuição e pra se sentir mais conectada e atenta ao seu corpo.

O que funciona para alguns, pode não funcionar para outros… para mim, funciona e posso dizer que essa prática (em conjunto com outras na mesma linha) mudou minha digestão e relação com alimentação.

Agradeço à minha amiga @femellonutri por ter me apresentado ao kitchari há muitos anos!

 

Ingredientes:

  • 1 xíc de arroz (gosto do integral ou basmati);
  • 1/2 xíc de feijão moyashi (mung bean) ou lentilha rosa (mung Dahl) germinados;
  • 1 a 2 xíc de um mix legumes cortados (geralmente escolho 3 entre: abobrinha, abóbora, batata doce, cenoura, ervilhas, salsão, rabanete, couve-flor, aspargos, brócolis ou couve);
  • 4 a 6 xíc. de água;
  • 1 csp de cúrcuma;
  • 1 csp de ghee ou óleo de coco;
  • 1 csp de gengibre ralado;
  • 1 cc de cada: semente cominho, semente de coentro, semente de erva-doce;
  • 1 punhado grande de folhas de coentro picadas;
  • 1/2 limão espremido;
  • Sal a gosto.

 

KITCHARI LOLLA GABI

Modo de fazer:

Para germinar o feijão/lentilha:

  1. Lave em água corrente e deixe de molho em um pote de vidro (tipo de molho de tomate) por pelo menos oito horas, trocando a água algumas vezes.
  2. Descarte a água após esse período, tampe o pote com um pedaço de fralda de algodão ou aqueles saquinhos de fazer iogurte/leite de castanha em casa e deixe o pote virado com a boca para baixo, apoiado, em um ângulo de 45 graus (vejam a foto do próximo post!), em lugar fresco e de preferência escuro, por cerca de 2 dias (ou até você ver os brotinhos pequenos – o tempo varia com a temperatura do ambiente).
  3. Mantenha os feijões sempre úmidos ao longo desse processo.

 

Para fazer o kitchari:

  1. Aqueça o óleo ou a ghee em fogo baixo e refogue bem as especiarias, colocando por último a cúrcuma e o gengibre.
  2. Adicione o arroz, o feijão/lentilha, um pouco de sal, os legumes mais “duros” (tipo cenoura e batata, se for o caso), 4 xíc de água e deixe cozinhar e fogo médio-baixo. Quando estiver quase tudo cozido, adicione os demais legumes, mais água de achar necessário e ajuste o sal. Assim que desligar o fogo, adicione o limão espremido e as folhas de coentro. Sirva quente e adicione mais coentro, ghee, limão se quiser. Pode até cortar umas fatias de avocado pra acompanhar se estiver com muita fome. Espero que gostem!

Share this story

Comments Expand -
Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.