umami pasta

Faço essa receita desde os meus tempos de faculdade. Ao longo dos anos fui aperfeiçoando algo que passou de uma “larica” adolescente para um prato bem comfort-ugly-delicious-food que agrada toda a família e é uma bomba de sabor! Façam e me contem! Enjoy!

 

Ingredientes

500g de macarrão talharim
5 bandejas de cogumelos variados, cortados
1,2kg de filé de sobrecoxa
1/2 xíc de vinho branco ou mirin
1/2 xíc de shoyu
2 cebolas médias cortadas em meias luas
4 dentes de alho picadinhos
3 csp de óleo de gergelim
3 csp de manteiga ou ghee
2 caixas pde creme de leite
1/2 xíc de agua do cozimento do macarrão
Parmesão ralado fino a gosto
Um punhado de salsinha, cebolinha e estragão picadinhos, a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Tempere o frango com sal e pimenta e coloque em um refratário de vidro. Regue com um pouco de shoyu (aprox. 3 csp), 1 csp de açúcar (ou mel), cubra com água e deixe marinar na geladeira enquanto prepara os demais ingredientes.

Ferva água em uma panela alta e cozinhe o macarrão de acordo com o tempo de cozimento sugerido pelo fabricante, mais al dente.

Em uma panela grande, aqueça o óleo de gergelim, grelhe os filés de sobrecoxa até dourar e reserve. Na mesma panela, derreta a manteiga ou ghee e refogue as cebolas até caramelizar, esfregando o fundo da panela para soltar o sabor do frango. Aumente o fogo, junte o alho e os cogumelos e refogue até que os cogumelos estejam cozidos e levemente dourados.

Acrescente o vinho ou mirin, o shoyu, a água do cozimento e os pedaços de frango grelhados, tampe a panela e deixe apurar por cerca de 5 minutos. Junte o creme de leite e as ervas e misture para incorporar bem.

Junte a massa, um punhado de queijo e incorpore. Ajuste o sal e a pimenta ao seu gosto e finalize com mais parmesão para servir.

Rendimento

4-6 porções

POST A COMMENT