Rabanada em calda para o Natal

receita rabanada natal lolla 11111 1 - Rabanada em calda para o Natal

Uma das memórias de Natal da minha infância era ir com minha mãe na casa da minha avó fritar rabanada todo dia 23. Era um evento! A quantidade era sempre maior do que a necessária porque enquanto ela fritava, comíamos algumas. Especialmente eu e Guilherme, meu primo, porque nossa etapa do processo era passar as rabanadas no açúcar e canela. Em minha defesa ele sempre comeu mais do que eu.

Mas a minha rabanada preferida sempre foi a da minha outra avó, mãe do meu pai. Depois de pronta ela mergulhava as rabanadas em calda, fica espetacular. 

Hoje, divido com vocês a receita de rabanadas da minha avó, a minha Xmas food preferida. Merry Xmas!

Ingredientes

1 pão de rabanada amanhecido (pão fresco é extremamente proibido) 

1 l. de leite 

8 ovos

1 lata de leite condensado

1 xic. de açúcar

Canela em pó

Canela em pau

Cravos

Para a Calda

2 xic de açúcar 

1/2 l de água.

Como fazer

A rabanada é feita em processos, antes de tudo é necessário misturar os ingredientes para facilitar a receita. Minha mãe sempre coloca num refratário. Não é uma receita isenta de bagunça, preparasse par uma big mess. 

Em um refratário misturar o leite, o leite condensado e o açúcar. Em outro você bate os ovos.

Fatiar os pães em fatias de 1 dedo. 

Molhar o pão na mistura do leite e depois passar nos ovos. 

Fritar em óleo quente. Depois de fritar, colocar sobre um papel toalha para tirar o excesso de gordura.

Finalizar da forma tradicional: Em um recipiente misturar açúcar e canela. Pegue a rabanada e passe pela mistura. Geralmente deixamos açúcar e canela para passar na hora de comer, se não o açúcar fica molhadinho, mas também é possível guardar “prontinha”.

Finalizar mergulhando na calda: Enquanto ferve a água, coloque o açúcar em uma panela para ser aquecido até que vire um caramelo. Você deve mexer constantemente para que não endureça, é um processo de paciência. A cor é decisiva! Ao ficar marronzinho,  já pode colocar a água fervente na panela com o caramelo. CUIDADO: ao fazer isso, a água pode espirrar.

Continue mexendo até ficar com aquele aspecto viscoso de calda, cuidado para não ficar rala demais. Após terminar o processo da calda, coloque cravo e canela em pau. Retire do fogo e deixe abafado por meia hora, para que as especiarias adicionem sabor à calda. 

Coloque as rabanadas, sem passar no açúcar e canela, num recipiente, e coloque a calda por cima. 

Se você se animar, marca o @thelollasite no Instagram. Merry Xmas! 

Helena Vilela

by Helena Vilela

Comentários

POST A COMMENT