IMG 4914 scaled - Transformando o Aprendizado e a Educação Infantil com a MundoMaker

IMG 4914 768x1024 - Transformando o Aprendizado e a Educação Infantil com a MundoMaker

Sponsored by MundoMaker

Você provavelmente já ouviu falar que programação, mindfulness, resolução de problemas e criatividade vão shape os profissionais do futuro, e se isso te causa ansiedade na hora de escolher o melhor caminho e incentivo para as crianças, confie em mim, você não está sozinha. A MundoMaker, um espaço e aprendizagem maker, trabalha essa habilidades que para muita gente parecem pertencer a outro mundo. Uma ideia inovadora, que começou na garagem da casa da Renata e do Fabio, que sempre foi um inquieto criador e apaixonado por educação, junto ao Orlando e Ivana, outro casal de sócios totalmente envolvidos no universo makers que pelos acasos da vida (ou não) acabaram se conhecendo em um evento de educação.

Eles criaram uma metodologia e sabem como construir uma base educacional e de comportamento, que desenvolva esses soft skills nos nossos filhos, trabalhando o lado socioemocional e habilidades de raciocínio de um jeito lúdico, educativo e desafiador.

A Rosa conversou com a Renata e com o Fabio Zsigmod, sócios fundadores da MundoMaker, que dividiram um pouco mais sobre a visão e a metodologia da MundoMaker, como eles desenvolvem esse espirito criativo nas crianças e o reflexo educacional na formação desses pequenos seres humanos – e porque tudo isso importa.

IMG 4883 768x1024 - Transformando o Aprendizado e a Educação Infantil com a MundoMaker

Q. Como vocês definem Educação Integral e Aprendizagem Criativa? 

Educação integral é aquela que proporciona caminhos de aprendizagem que permitem ao aluno aprender a se relacionar com, e compreender a si mesmo, aos outros e a sociedade e o mundo a natureza e seus sistemas. A Aprendizagem Criativa é uma filosofia de educação baseada no Costrucionismo, onde o aprendizado acontece baseado em quatro pilares: Aprendizado em pares (colaboração), Aprendizado Baseado em Projetos, Respeito as Paixões (significado da aprendizagem) e Pensamento Lúdico (curiosidade, criatividade, erro como parte do processo).

Mundo Maker Nov 06 768x1024 - Transformando o Aprendizado e a Educação Infantil com a MundoMaker

O começo da MundoMaker na garagem da casa do Fabio e da Renata

Q. Como a ideia do MundoMaker surgiu? Qual foi a visão de vocês?

O MundoMaker surgiu como uma proposta criativa de caminho de aprendizagem que proporcionasse o desenvolvimento de competências para se viver em um mundo incerto, exponencial e complexo. Esta proposta é baseada em quatro valores: Acolhimento, Respeito, Empatia e Segurança (ARES), promove a Educação Integral e cria condições para o desenvolvimento de competências como auto-regulação, aprender a aprender, aplicar o conhecimento, explorar novos territórios e inovar.

Q. A base do MundoMaker é ensinar os princípios da programação, a solução de problemas, treinando o raciocínio. Eu vi isso ao vivo com o meu filho quando acompanhei uma aula, e quando tento replicar em casa quando ele pergunta como faz tal coisa, ele fica irritado porque quer a resposta pronta. Qual é a mágica? 

Partimos do princípio que o ensino não é a entrega de conteúdos, e sim, a criação de oportunidades para que o aluno aprenda. O processo de aprendizagem é ativo, demanda interesse e esforço por parte do aluno. Desta forma o papel do professor é o de mediador, onde ele deve estar atento ao estágio de maturidade e aos interesses do aluno. Neste contexto, ele deve colocar questões abertas que estejam ao alcance da elaboração de uma resposta pelo aluno e que estejam também alinhadas com seus interesses e maturidade. É natural que respostas prontas e diretas possam trazer um aquietamento momentâneo, mas raramente proporcionam aprendizagem. Uma boa analogia seria o que acontece quando utilizamos o Waze para nos locomovermos. Com ele somos capazes de chegar a qualquer lugar, porém se um dia ele não está disponível, estamos perdidos! Para aprender, é necessário fazer o caminho ativamente, sem a utilização de um guia!

Mundo Maker Nov 02 1024x683 - Transformando o Aprendizado e a Educação Infantil com a MundoMaker

Q. E quais são os principais benefícios ao desenvolver esses soft skills desde pequenos?

Desenvolver competências socioemocionais desde pequenos provavelmente facilitará em muito o caminho para realização pessoal durante a vida, pois muitos processos complexos e difíceis serão resolvidos com maior fluidez e menos gasto de energia.

expedicao mm 1024x576 - Transformando o Aprendizado e a Educação Infantil com a MundoMaker

Expedição MundoMaker em 2016

Q. A pandemia acelerou alguns processos e agora o MundoMaker também vai para o online. Como vocês vão passar a experiência das aulas presenciais no online?

Como os programas do MundoMaker estão focados na Educação Integral e tem como o objetivo o desenvolvimento de competências que nos tornem capazes de transformar nossas ideias em realidade, podemos prescindir de um espaço maker formal para realizarmos nosso projeto. Nos programas remotos, os alunos aprendem a organizar um espaço maker em casa, recebem uma caixa de materiais e ferramentas necessárias e com a presença de um mediador online ou vídeos tutoriais, eles são capazes de trabalhar autonomamente e construírem seus projetos. 

Através de quebra de paradigmas e muito brain storming, criamos uma nova categoria de produtos – as caixas com projetos!!! depois de escutar feedbacks de pais, desenvolvemos caixas com todos os insumos necessários para a construção e decoração de projetos variados, para crianças a partir de 5 anos de idade – e oferecemos videoaulas com orientações de montagem para que o maker tenha uma verdadeira experiencia maker … em casa!

Editor Note: As caixas são vendidas na loja online da MundoMaker e são separadas por idade e complexidade. Clique aqui para conhecer.

IMG 4901 768x1024 - Transformando o Aprendizado e a Educação Infantil com a MundoMaker

Q. Em casa eu vi o Benjamin com mais controle das próprias emoções e frustrações. Quais os principais benefícios que vocês enxergam nas crianças que começam a frequentar a MundoMaker? 

Nosso objetivo é que os alunos aprendam a transformar seus sonhos e ideias em realidade. Para que isto ocorra, proporcionamos caminhos de aprendizagem onde eles experimentarão e conhecerão a relação que têm com sigo mesmo, como os outros e com o mundo. Através deste aprendizado, eles serão capazes de encontrar caminhos menos difíceis para se realizar. Um passo importante para isto é conhecer e aprender a lidar com suas pulsões interiores, o que desenvolvem naturalmente a partir dos desafios que propomos nos nossos programas.

Mundo Maker Nov 02 01 683x1024 - Transformando o Aprendizado e a Educação Infantil com a MundoMaker

Q. Como funciona a oficina das férias do MundoMaker? As crianças também vão sair com um projeto em mãos?

As oficinas de férias do MundoMaker proporcionam aos participantes um espaço de construção onde o “fazer” com as próprias mãos é o vetor para mobilizar aprendizagens significativas. Trabalhamos atividades mão na massa que incluem fabricação digital, programação (coding), elétrica e eletrônica, ferramentas manuais e marcenaria.

As atividades serão realizadas numa sala-oficina (makerspace) onde estarão disponíveis desde as ferramentas manuais, tradicionais e artesanais, como alicate, martelo, chave de fenda, como também dispositivos de computação física e componentes eletrônicos: Ozobots, Makey-Makey, Arduino, Micro:Bit, impressora 3D, cortadora a laser, além do uso de softwares em diversas áreas tais como programação e modelagem 2D/3D.

Nossa metodologia tem como base o Construcionismo e a pedagogia crítica, também inspirada no “Creative Learning – 4Ps”, desenvolvida pelo MIT Media Lab, onde o aprendizado se sustenta em quatro pilares: projetos (Projects), o pensamento lúdico e experimentação (Play), a paixão e significado pessoal (Passion) e o aprendizado colaborativo (Peer learning). Técnicas do Design Thinking e Agency by Design são incorporadas nas estratégias das atividades sempre com o objetivo de desenvolver as habilidades e competências socioemocionais na perspectiva da educação integral.

Ao término de uma semana, todos os makers levam um projeto incrível pra casa!

Mundo Maker Nov 05 1024x678 - Transformando o Aprendizado e a Educação Infantil com a MundoMaker

Mindfulness no Sebrae

Q. A programação vai ser a língua oficial ensinada nas escolas das próximas gerações, como foi o inglês pra gente? Esse é o papel da MakerLab? 

O objetivo do MakerLab vai além disto, abordando a Educação Integral e focando no desenvolvimento de competências para que o aluno aprenda a trazer suas ideias para a realidade. Porém acreditamos que da mesma forma que como no mundo antes do surgimento da prensa de Gutenberg a maioria da população era iletrada e o conhecimento era restrito às poucas pessoas alfabetizadas, e, consequentemente, a capacidade de expressão e difusão de ideias ficava limitada a estas, acreditamos que quem não souber minimamente os princípios da programação ficará em situação análoga ao analfabeto de outrora e ficará a margem de um mundo que certamente oferecerá diversas possibilidades de expressão e auto realização.

Mundo Maker Nov 08 1024x765 - Transformando o Aprendizado e a Educação Infantil com a MundoMaker

Renata, Fabio e os filhos

Q. O que você acha que podemos aprender com as gerações mais novas?

O Homem aprende através da experimentação e também se inspira através de exemplos. As novas gerações criam e trazem novos exemplos que podem facilitar o caminho dos mais velhos na continua construção do seu conhecimento.


Conheça a MundoMaker | Veja o video sobre as experiencia MundoMaker remota com as caixas

 Compre os kits para as aulas remotas MundoMaker | Follow @MundoMaker

POST A COMMENT