Trago Verdades: O Segredo da Pele Iluminada Não Está no Iluminador

No último post, falamos sobre a tendência da maquiagem com a pele radiante e aquela “cara de saúde” assumindo de vez o lugar do combo “base opaca de alta cobertura + contorno + blush + pó compacto”, que bombava nos tutoriais há alguns anos. Agora, vamos te contar qual o segredo para conseguir esse tão desejado look!

FOTO+1 - Trago Verdades: O Segredo da Pele Iluminada Não Está no Iluminador

Yara Shahidi, musa da pele iluminada. Fonte: Instagram @yarashahidi

Podemos começar com uma notícia não muito animadora? O look “dewy skin”, como ficou conhecido nos EUA, não depende de apenas um produto mágico, e exige uma certa dedicação diária…mas vale super a pena! Vamos lá?

“SKIN FIRST, MAKEUP SECOND”

Esse era um dos slogans de lançamento da Glossier, marca referência quando o assunto é o “no-makeup makeup look”. Apesar de ser conhecida por criar maquiagens como o blush Cloud Paint e o rímel Lash Slick, a Glossier também oferece uma gama super completa de cosméticos como séruns e máscaras faciais, pois acredita que uma boa rotina de skincare é a melhor aliada na hora de criar a base para uma maquiagem com a pele bela e iluminada. Esse conceito “pegou geral”, e hoje em dia inúmeras marcas de maquiagem estão lançando suas linhas de skincare. Na base de todas elas, está o foco em um fator primordial para a pele iluminada dos nossos sonhos: HIDRATAÇÃO, HIDRATAÇÃO E HIDRATAÇÃO! Afinal, a dewy skin nada mais é do que aquela pele saudável e radiante, que brilha naturalmente graças ao equilíbrio da quantidade de água dentro de suas células!

FOTO+2 - Trago Verdades: O Segredo da Pele Iluminada Não Está no Iluminador

Campanha dos séruns da Glossie. Fonte: glossier.com

O MELHOR AMIGO DA PELE ILUMINADA

Um dos melhores aliados nessa tarefa DIÁRIA da hidratação da pele têm nome: ácido hialurônico. Esse ativo poderoso, que pode ser usado tanto por quem tem pele seca quanto por quem tem pele oleosa, possui propriedades hidratantes e estimula a produção de colágeno, proteína cuja concentração natural no nosso organismo vai reduzindo drasticamente a partir dos 25 anos, o que leva ao aparecimento de rugas, flacidez e perda do viço ☹ 

Assim, o ácido hialurônico ajuda a preencher os espaços entre as células, além de ser uma molécula capaz de reter alta quantidade de água, mantendo a pele hidratada, firme e lisinha. 

FOTO+3 - Trago Verdades: O Segredo da Pele Iluminada Não Está no Iluminador

Sérun Hyalu B5 da La Roche-Posay, meu favorito para hidratar a pele sem pesar. Fonte: larocheposay.com

É claro que o ácido hialurônico por si só não faz milagre. Ele deve fazer parte de uma rotina diária de beleza que inclui remoção da maquiagem RELIGIOSAMENTE antes de dormir, aplicação de tônico e/ou essence, combo Vitamina C + protetor solar durante o dia, e hidratante à noite. Na área dos “tratamentos semanais”, eu ainda incluo esfoliação e máscara de hidratação. 

Quer entender como cada uma dessas etapas ajudam a conquistar a pele radiante dos nossos sonhos? Vamos lá:

  • Limpeza diária: ajuda a prevenir o surgimento de espinhas e de poros dilatados. Resultado: pele mais uniforme, sem cicatrizes e sem a necessidade base de alta cobertura na hora do make!

  • Tônico: prepara a pele para absorver melhor os demais produtos. Alguns tônicos têm função hidratante, outros podem auxiliar a regular a oleosidade. Independente do tipo, todos auxiliarão na maior absorção dos séruns e hidratantes que virão à seguir. E é claro que a maior absorção de séruns = mais hidratação dentro da pele! 

  • Essences: são a nova mania do mundo da beleza, e eu defino como uma “água termal vitaminada”, ou seja, um produto de textura aquosa, mais líquido que um sérum, mas menos que a água. Também tem propriedades calmantes e hidratantes, e pode ser aplicado no lugar do tônico, ou intercalado com ele.

FOTO+4 - Trago Verdades: O Segredo da Pele Iluminada Não Está no Iluminador

Essence de maçã verde da Juice Beauty, que eu AMO! Passo antes do sérun de ácido hyalurônico, quando sinto que a pele está muito ressecada. Fonte: juicebeauty.com

  • Vitamina C: outra melhor amiga da pele iluminada! A Vitamina C é um poderoso antioxidante que atua combatendo os radicais livres que causam sinais de envelhecimento e manchas na pele. Além disso, ela auxilia na síntese do colágeno, melhorando a firmeza e radiância da pele. O ideal é aplicar um sérun de Vitamina C ANTES do protetor solar, para potencializar a ação fotoprotetora e combater os danos gerados por outras fontes de agressão como a poluição. 

FOTO+5 - Trago Verdades: O Segredo da Pele Iluminada Não Está no Iluminador

C E Ferulic da Skinceuticals, um dos séruns de Vitamina C mais aclamados e bem avaliados por dermatologistas do mundo todo. Fonte: Skinceuticals.com

  • Protetor solar: é claro que pele luminosa = pele bem protegida, por isso o ideal é aplicar o protetor solar todos os dias, mesmo que você vá ficar dentro de casa ou do escritório! Existem diversos produtos que aliam proteção à hidratação, ajudando assim a manter a pele radiante ao longo do dia.

  • Esfoliação: promove a renovação celular da pele, eliminando as células mortas da superfície. Resultado? Pele mais macia, uniforme, e pronta para a hidratação! Faço 1 vez por semana, antes de uma máscara de hidratação, que ajuda a dar um boost na luminosidade da pele. Dica extra: deixe para fazer esse ritual um dia antes daquele evento que você quer arrasar no make (e não no dia em si, para não se maquiar com a pele ainda muito sensível da esfoliação!

Já deu pra entender a importância da rotina de cuidados com a pele para uma dewy skin invejável né? Então fique de olho no Lolla, pois no próximo post vou te contar alguns truques de maquiagem para a criação da pele luminosa perfeita!

Avatar

by Lais Andrade

POST A COMMENT