Fernanda Ramirez ♎︎ on Instagram  @skims all day - Pensando em Tomar Colágeno?

Esta semana no grupo do Lolla lançamos a pergunta, ‘Vocês Tomam Colágeno?’ Ninguém respondeu,  então assumimos que ninguém toma. Uma das meninas, a única médica do grupo, questionou o poder de absorção do colágeno pelo sistema digestivo. Fomos atrás de mais informações. Porque, afinal, tanta gente fala, promove e toma suplementos? Eles são destinado só para quem leva uma vida super saudável? Eles têm benefícios, de fato? Ou podem fazer mais mal do que bem. Todas as suas respostas respondidas aqui.


O que é Colágeno? 

Colágeno é uma das proteínas mais abundantes do nosso organismo. Também está presente em grande quantidade nos nossos ossos, músculos e ligamentos. É considerado o pilar que mantem nosso corpo, uma espécie de cola proteica. O papel do colágeno na pele é agir como uma rede de fibras, que facilita o trabalho de renovação de células. Com a ajuda da elastina, eles se tornam uma dupla dinâmica que mantem a pele esticadinha e brilhando, com um efeito plump and glow.

10 Best Collagen Powders  Benefits Of Collagen Powder 434x600 - Pensando em Tomar Colágeno?

Tomar suplementos de colágeno funciona?

O colágeno corresponde por 80% da nossa pele, mas conforme os anos passam, começamos a perder 1% de colágeno por ano a partir dos 20 anos de idade e a produção é afetada se não conseguimos repor no mesmo ritmo. É onde entram os suplementos, para combater a redução natural e a externa, causada pelo sol, cigarros e poluição.

Por isso colágeno está tão em alta. A ideia de poder repor o que sustenta a nossa pele é fascinante.

Colágeno hidrolisado ou peptídeos, que é o tipo de colágeno vendido no mercado, são feitos do mesmos aminoácido do colágeno natural, mas são absorvidos pelo nosso corpo de forma mais fácil. Mas a quantidade que a nossa pele de fato é capaz de absorver desse colágeno produzido em laboratório, ainda é pauta para discussões.

A proposta é que o colágeno possa melhorar não só a pele com elasticidade e redução de rugas, mas também beneficiar as articulações, ossos e músculos.

Alguns estudos mostram que tomar colágeno pode melhorar a elasticidade da pele e retardar alguns sinais de envelhecimento, como ossos mais fracos e juntas doloridas e enfraquecidas. Ainda são estudos pequenos e financiados pelas empresas que produzem os suplementos de colágeno, então não dá para eliminar o viés. Mas é possível que alguns benefícios sejam atingidos. Um estudo publicado pelo Journal of Drugs in Dermatology mostrou em testes com equipes de controle com placebo que o colágeno pode melhorar a elasticidade da pele, a densidade do colágeno natural e a hidratação como um todo.

 

Qual a melhor forma para absorver o colágeno?

A absorção pode ser complicada, especialmente quando se fala de uma molécula como o colágeno natural. Peptídios menores podem passar pelas barreiras intestinais de forma mais eficiente, em teoria. Tanto o pó que você mistura no café, sucos, chás ou smoothies pode ter esse benefícios, como as cápsulas.

O colágeno tópico, em cremes, dificilmente cumpre a função, porque é muito difícil que a pele absorva quantidade de colágeno significativa de fora para dentro.

Fique de olho em produtos vendidos como plant-based collagen. Eles não possuem colágeno – que é de origem animal – e a ciência ainda naõ conseguiu provar a sua existência.

Suplementos alimentares não precisam de aprovação da Anvisa aqui no Brasil ou da F.D.A. nos Estados Unidos, deixando a regulamentação menos controlada. Alguns produtos americanos possuem o selo USP Verified Label que é melhor do que nada.

 

Consumir colágeno pode fazer mal?

Os estudos de controle indicam que o consumo da dose recomendada tem poucas chances de fazer mal à maioria da população. No entanto, pessoas que têm tendência a ter pedras no rim devem evitar. Como efeitos colaterais, alguns probleminhas digestivos podem aparecer, como uma barriga mais inchada ou batimentos acelerados.

 

on Twitter - Pensando em Tomar Colágeno?

Outras maneiras mais efetivas de aperfeiçoar a produção de colágeno

 

Alimentação 

Coloque na sua dieta comidas ricas em colágeno, como frango, bone broth – um caldo protéico feito a base de ossos de boi ou de frango, super rico em colágeno –,  e para dietas plant-based procure por alimentos ricos em glicina, prolina e lisina.

 

Protetor Solar

Usar protetor solar, além de proteger sua pele de manchas e do envelhecimento visível aos olhos, pode contribui para reduzir a degradação natural do colágeno que seu corpo produz. Só usando protetor solar com SPF entre 30-50+ já reduz esse processo.

 

Antioxidantes

Manter uma dieta rica em vitaminas E, C e zinco ajuda na produção de colágeno. São comidas como peixe, berries, vegetais de folhas verdes, chá branco ou verde etc.

Usar vitamina C na pele, apesar de não aumentar a produção de colágeno, ajuda a pele contra radicais livres, oxidação por stress e raios UV – que em geral contribuem para a redução de colágeno.

 

Retinóides

Retinóides são derivados de vitamina V, que são a chave para rotinas anti-idade de skincare. Retinóides – incluindo retinol – agem diretamente regulando nos genes e células envolvidas na produção de colágeno, o que pode dar um boost no processo aliado aos suplementos.

 

Procedimentos estéticos: Microagulhamento, Peelings e Lasers

Procedimentos estéticos feitos em consultório dermatológico ou cirurgião plástico, em ambiente controlado, podem estimular a produção de colágeno. A resposta da pele para enfrentar os pequenos machucados causados pelos procedimentos é a produção de colágeno natural.

 

The Lolla Call

No fim das contas, para comprovar a eficácia dos suplementos de colágeno, mais estudos maiores e não enviesados precisam ser feitos. E convenhamos que é muito mais prático para o nosso dia a dia lunático ingerir nossos suplementos e vitaminas em bebidas que já vamos tomar. Isso alinhado com uma dieta balanceada, segundo os estudos, mal não fará, se você seguir as dicas de como usar.

Dito isto, antes de incluir mudanças significativas na sua dieta, fale com seu médico ou nutricionista.

 

SHOP

350 - Pensando em Tomar Colágeno?

 

Photos: Pinterest 

POST A COMMENT