3 Weeks of Influencer Worthy Content Creation Under 3 Hours - TGIF: reading list. Cami Cilento for Lolla

Quem me acompanha no Instagram sabe o quanto eu amo ler sobre atualidades. Comentei recentemente como ler não só as notícias e manchetes da primeira página, mas também me jogar nos editoriais de diversos jornais e revistas me ajuda a expandir o repertório e a entender diferentes pontos de vista. O mais interessante para mim é lembrar como esse meu “hobby” começou: precisava ganhar fluência no meu inglês e aumentar o meu vocabulário, então cheguei a conclusão que ler jornais e revistas em inglês iria ser a atividade perfeita. O que começou como uma tarefa que exigia concentração quando eu tinha acabado de entrar na faculdade, se tornou um prazer que é parte da minha rotina. Não existe para mim momento mais delicioso do que quando consigo esquecer as minhas tarefas maternas por uma hora nas manhãs de domingo para sentar na mesa do café da manhã e deglutir a edição dominical do NY Times (ps: amo que a seção imobiliária e de estilo são sempre publicadas aos domingos).

Faz tempo que a Rosa, editora chefe e “founder” do The Lolla tem me pedido uma coluna regular e vai ser um prazer dividir por aqui o que eu tenho lido durante a semana. 

Adam Grant Q 300x300 - TGIF: reading list. Cami Cilento for Lolla

  1. “Monica Lewinsky Is (Reluctantly) Revisiting ‘That Woman’”, escrito pela Jessica Bennett para o NY Times.: quando o escândalo do impeachment do Presidente Bill Clinton aconteceu eu não tinha a maturidade para entender por inteiro os fatos. Mas cheguei a conclusão que essa falta de maturidade não era devida ao fato de que eu não tinha sem 15 anos na época, mas um problema do mundo. Como a autora coloca muito bem nesse artigo: “eles contaram uma nova versão de sua história em um momento em que a cultura parecia pronta para ouvi-la – em meio a uma maior consciência sobre bullying e trauma e uma compreensão mais sofisticada da dinâmica do poder sexual”. E é muito interessante como o mundo mudou nesses mais de 20 anos. O artigo conta um pouco em como a Monica restabeleceu e reescreveu a sua narrativa. (https://www.nytimes.com/2021/09/01/arts/television/monica-lewinsky-impeachment-american-crime-story.html?referringSource=articleShare)
  2. “The Two Reasons Parents Regret Having Kids”, escrito pela Gail Cornwall para a The Atlantic: eu achei esse artigo super interessante pois ele toca em tantos assuntos importantes sobre ter filhos, desde acesso ao aborto quanto sobre as pressões da maternidade perfeita.  (https://www.theatlantic.com/family/archive/2021/08/why-parents-regret-children/619931/)
  3. The Devil Wears Allbirds, escrito pela Emilia Petrarca para a NYMag: as empresas de tecnologia fizeram grandes contratações de profissionais que estão vindo do mercado editorial. É uma revoada de editores para empresas como Pinterest, TikTok, Amazon, Netflix…  Um movimento que começou com a Eva Chen (se você não segue ela ainda no IG fica a dica) e que está tomando conta da indústria e diz muito sobre como os canais de consumo estão mudando. Editores que antes controlavam o conteúdo agora ajudam os outros a criarem esse conteúdo de forma independente.   (https://www.thecut.com/2021/09/silicon-valley-fashion-editors.html)
  4. Texas Republicans Got What They Wanted. They Might Regret It, escrito pelo David Frum para a The Atlantic: Esse na minha opinião um dos artigos mais importantes da semana. O Texas passou uma lei recentemente, e que entrou em vigor essa semana, que proíbe o aborto após a 6a semana de gestação, que é o mesmo que proibir o aborto por completo já que a minoria das mulheres descobre a gravidez antes disso. Eu sei que ainda assim os EUA ainda estão anos luz do Brasil, mas ver uma lei como essa do Texas passar é um enorme retrocesso. Mais importante de tudo é o formato da lei que permite que qualquer indivíduo possa denunciar o “aborto ilegal”, e que passam a ser responsáveis todos os envolvidos (até o motorista de Uber que te levou até uma clínica pode ser processado): bem no estilo “The Handmaids Tale”, todo cidadão virou um vigilante. Esse editorial da The Atlantic dá um passo adiante ao analisar os efeitos dessa lei hiper restritiva no partido Republicano do Texas nas próximas eleições (https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2021/09/texas-republicans-abortion-ban-backfire/619956/ ). E se você quer saber mais sobre o que aconteceu e os pormenores dessa lei esse artigo da NYMag explica o que é a Roe V. Wade, o que a lei do Texas representa e o que pode acontecer agora. (https://nymag.com/intelligencer/article/texas-abortion-law-supreme-court-ruling-roe.html)
  5. “The Mystery of That Basquiat Painting — and Its Tiffany Blue”, escrito pela Vanessa Friedman para o NYTimes: semana passada uma nova campanha da Tiffany reuniu Beyoncé, Jay-Z, um diamante inacreditável com um quadro do Basquiat. E de repente todo mundo aqui tinha uma opinião sobre a campanha. Amei esse artigo em que ela analisa a arte de Basquiat e uma fala controversa do chefão da Tiffany aonde ele afirma que certamente o artista se inspirou na joalheria para pintar aquele quadro. Será? (https://www.nytimes.com/2021/09/01/style/tiffany-basquiat-jay-z-beyonce.html?referringSource=articleShare)

TGIF e boas leituras…

Cami – @camilacilento 

Ps: Eu acredito que para consumir bons editoriais e o trabalho tão interessante de tantos escritores devemos assinar os jornais, revistas e publicações que nos interessam. O trabalho deles tem um valor imenso e se queremos continuar lendo o que eles produzem nada mais justo do que pagarmos por ele. Algumas publicações são mais liberais em relação ao conteúdo publicado online do que outras, permitindo que um número de artigos maior por mês seja acessado e várias das publicações que aqui recomendo tem esses limites. Cabe a cada um saber qual informação tem valor para si e assinar aquelas que são mais relevantes.

  1. Amo acompanhar a Cami pelo insta e foi uma delícia ler essa primeira publicação dela aqui. Não conhecia o The Lolla e já salvei aqui nos meus favoritos para olhar com frequência. Sucesso!

  2. Muito legal poder ler o que a Cami escreve, agora aqui pelo Lolla também.
    Achei o “PS” , sobre a importância de se assinar revistas/jornais/etc, um ponto interessantíssimo. Inclusive, adoraria receber indicações da Cami sobre quais ela mais curte e pq (design, moda, política, etc).

    Beijos!

POST A COMMENT