Copy of sale - O Teste dos Testes: Qual tipo de Personalidade MBTI Você é?

Eu amo testes de personalidade. Sabe aqueles do BuzzFeed que você descobre qual princesa da Disney você é com base nas comidas de festa infantil que você gosta? Prazer, Branca de Neve.

Desde os tempos remotos de Facebook, estou lá, fazendo testes e descobrindo que seria uma ótima panela de pressão e que Rodrigo Hilbert daria match comigo no Tinder, se ele estivesse solteiro.

Entre um teste e outro, em um belo dia de procrastinação no trabalho, eu descobri o Myers and Briggs Type Indicator (aka. MBTI). Teste sério de personalidade, com embasamento científico, desenvolvido por duas mulheres durante a Segunda Guerra Mundial (Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers), com base nas teorias de Jung sobre os tipos psicológicos.

14SS fLOV2M99VnxHzYzbsQ - O Teste dos Testes: Qual tipo de Personalidade MBTI Você é?

Era o ano de 2016 e vocês não estão entendendo como esse teste mudou minha vida. Eu virei a louca do MBTI; enquanto as pessoas estavam perguntando o signo, eu manda: “qual seu MBTI?. Vou te enviar o link para você fazer o teste, ok?!”.

Meus amigos, família, pessoas do trabalho foram todos “obrigados” a fazer o teste. No meu terceiro date com meu (atual) namorado, já quis saber se nossos MBTIs eram compatíveis. E juro que faz toda a diferença no nosso relacionamento entender ele como personalidade I (introverted) e eu como E (extroverted).

E o mais bizarro de tudo, eu refiz o teste algumas vezes com espaçamento de tempo and guess what: o meu MBTI nunca mudou!

Screen Shot 2021 03 29 at 16.46.46 - O Teste dos Testes: Qual tipo de Personalidade MBTI Você é?

 

O modelo MBTI – e vou chamar de modelo, porque, como toda teoria, evolui –  é muito usado por RH em empresas porque é uma ótima ferramenta para entender o coleguinha de trabalho e alocar melhor as tarefas.

A Lolla-Reader e personal friend, Paula Paschoal trabalha na área de Recursos Humanos há mais de 15 anos e já utilizou o modelo MBTI diversas vezes “como ferramenta de assessment para aprimoramento de autoconhecimento, para promover o desenvolvimento de líderes e equipes, para o desenvolvimento de plano de carreira individual, e em workshops para alinhamento de equipes“.

Segundo a Paula, “como resultado do teste, cada colaborador pode compreender melhor seus talentos, forças e fraquezas Além disso, o resultado fortalece a relação das equipes, já que permite compreender a variedade de perspectivas, e entender como cada colaborador envolvido enxerga a situação, e assim evitar ou gerenciar melhor os conflitos. A ferramenta traz empatia e compreensão e desenvolve melhor os relacionamentos e aptidões”.

A verdade seja dita, o MBTI é um super teste de autoconhecimento.

00e6b9366202df1fb1f8d6cddd797d48 - O Teste dos Testes: Qual tipo de Personalidade MBTI Você é?

 

No site 16 Personalities você pode fazer o teste gratuito (não demora nem 12 minutos) e lá tem tudo explicadinho de forma bem didática sobre as personalidades e a metodologia – é uma releitura do MBTI, com base nos traços de personalidade Big Five.

A versão gratuita já é bem completa! Fala sobre suas forças e fraquezas, possíveis career paths, relação amorosa,  amizades, parenthood. E, de bônus, você ainda consegue descobrir qual celebridade / personagem tem a mesma personalidade que a sua (for real!).

E se você chegou até aqui wondering, eu sou ENFP-A.

 

ec8c7c4a ae50 4f73 904b 56c9ccf7c854 - O Teste dos Testes: Qual tipo de Personalidade MBTI Você é?

 

What? É isso mesmo, a sopa de letrinhas evidência a ciência por trás do modelo MBTI. Parece complicando, mas nem tanto. Aqui vai um breve resumo, bem resumido mesmo, do significado de cada letra:

  • Como interagimos com o meio:

E –  extraversion (extroversão): agem primeiro, depois pensam. Mais sociáveis.

I – introversion (introversão): pensam primeiro, depois agem. Menos sociáveis.

 

  • Como as informações são recebidas / entendidas:

S – sensing(sensorial) ou observant (observador): pragmáticos, gostam de fatos, dados, detalhes.

N – intuition(intuição): curiosos e open-minded, gostam de teorias, abstrações.

 

  • Como decisões são tomadas:

T – thinking(razão): priorizam a lógica.

F – feeling(sentimento): são mais sensíveis e empatas.

 

  • Estilo de vida:

J- judgment(julgamento) quer controlar o mundo (hehe), é superorganizado.

P- prospecting(percepção) se adapta ao mundo, improvisa.

 

  • Identidade | Confiança nas habilidades e decisões (letrinhas introduzidas pelo website 16-Personality-Tests)

A- assertive(assertivo): os “tranquilões”.

T- turbulent(turbulento): os perfeccionistas e success oriented.

 

To make it short: as combinações dessas letrinhas indicam a sua personalidade arquetípica (OMG!) E mais, essas 16 personalidades estão dividas em 4 grandes grupos: os Analistas, os Diplomatas, os Sentinelas e os Exploradores. O que ajuda muitoo na hora de entender se o santo bate ou não (na minha experiência pessoal, notei que me dou muito bem com pessoas que estão na mesma categoria de Diplomatas que eu e que os Analistas me dão medo)

 

1VGd8oMfkEUmFxRVqrLGrLw - O Teste dos Testes: Qual tipo de Personalidade MBTI Você é?

 

A final note: a versão em inglês do site 16 Personalities é a mais completa, mas é possível fazer o teste em várias outras línguas também. O que você está esperando para descobrir quem é você na vida, no escritório, nos relacionamentos? Faça o teste! (e me conta nos comentários, porque de acordo com meu resultado MBTI, eu sou curiosa por natureza).

 

MBTI INTERNET MEMES

(entendedores, entenderão)

  1. Eu lembro a primeira vez que fiz esse teste, foi bem transformador, como ferramenta de autoconhecimento é um ótimo material
    Cheguei a refazer em anos diferentes, todos as vezes com o mesmo resultado, com alguma pequena diferença de porcentagem, mas sempre com a mesma sigla.

    INFP-A – “The Mediator”

    Ótima indicação!

  2. Adorei a matéria! Esse teste é realmente impressionante e uma ótima ferramenta pra autoconhecimento. Vou mandar para todos os amigos 🥰

  3. Ótima matéria! Esse teste é realmente muito bom. Fiz a primeira vez por curiosidade e me ajudou bastante, achei impressionante. Depois fiz de novo em um programa de mentoring de um escritório em que trabalhava, como uma das ferramenta para fazer o match com o/a mentor/a. Acredito que deveria ser utilizado em todas as empresas.

  4. Cá estava eu, procrastinando e fazendo um teste de bobeira e eis que saiu o resultado: Advocate! Quase caí da cadeira lendo as características, pontos positivos/negativos etc. Que bruxaria é essa? Dei várias gargalhadas de nervoso enquanto avança na pura descrição da minha personalidade, claro que somos mais que apenas isso, mas não houve erro algum na definição, nada que eu falaria “ah lá, isso aqui não me representa”. Estou chocada e estranhamente feliz, adorei refletir sobre mim. Obrigada por essa matéria 💗

  5. Muito muito muito bom!!! Eu amo testes e amo autoconhecimento, não conhecia esse teste e vou fazer ja!! Obrigada Lolla 💙

POST A COMMENT