
Hello Lolla’s, Duda Maia aqui diretamente de Austin, nesse segundo dia de SXSW para contar um pouquinho sobre esses dois primeiros dias por aqui!
SXSW é uma sigla para South By South West, o evento acontece desde 1987 em Austin no Texas em torno da industria criativa. O evento se tornou o maior festival de inovação do mundo sendo um importante ponto de encontro em torno para profissionais que trabalham com economia criativo em busca de insights, tendências e networking. Por aqui são mais de 200 mil pessoas reunidas durante 10 dias em busca de descobertas, interação e conhecimento.
Para acompanhar o festival a ordem é : conforto e praticidade!!!!
São inúmeras atividades ao longo do dia e da noite, e a andança é grande, ao redor de todo o centro da cidade, por onde se dividem todas as as palestras, ativações e etc.
A cada ano o festival tem seus temas chaves, para 2023 são: Inteligência artificial, psicodélicos e neurociência, storytelling e experiências imersivas, além de outros temas ligados a marketing, saúde , urbanismo, viagens entre outros, sempre prevendo "what's next".
Nesses dois primeiros dias de palestra, nas escolhas que fiz, muito se falou da inteligência artificial, mas também das relações humanas e da necessidade de aprendermos a lidar com as novas ferramentas que estão surgindo e usa-las como aliadas, não esquecendo a importância da interação humana.
Minhas top 4 palestras do SXW
A primeira, foi o opening speaker: Simran Jeet Singh, Ph.D e Executive Director of the Religion & Society Program at the Aspen Institute and the author of the national bestseller The Light We Give: How Sikh Wisdom Can Transform Your Life (Riverhead, Penguin Random House) - busquem o livro, ja comprei por aqui.
A palestra foi um chamado para olharmos o mundo de uma forma diferente. Ele fala sobre a nossa capacidade de abraçar a dificuldade e buscar a luz - um otimismo não tóxico que nos faz reconhecer desafios escolhermos ali a opção de lidar com eles de maneira positiva. Reconhecer as nossas próprias imperfeições podendo assim entender as imperfeições do outro.
A futurista Amy Webb é sempre uma das palestras mais esperadas. O principal insight da palestra dela foi que: a internet como conhecemos hoje ACABOU!
Apresentando seu tradicional tech trends, foram 666 apresentadas esse ano. Com a inteligência artificial batendo a nossa porta, tudo muda e estamos em um ponto crucial para definir se teremos um futuro catastrófico ou humanizado. Hello chat GPT, vocês já testaram?
O futuro será de chip super potentes e redes de nuvens e IA's generalistas que fazem de tudo um pouco operando de forma similar ao cérebro humano (Greg Brockman - presidente e criador da Open Ai, empresa da CHAT GPT, em sua palestra foi super evasivo quanto ao futuro da companhia, mas disse que a inteligência artificial desbloqueará nossas ideias e nos dará sistemas que podem fazer tudo por nos 24 horas por dia". Pensando assim, Amy expõe que num cenário muito otimista a IA facilitara a nossa VIDA, mas ai fica a reflexão da pessoa aqui, será que estamos preparados para lidar com tanta tecnologia, se mal sabemos cuidar das relações humanas?
E aí chegamos na também aguardada Non-Obvious Trend, do autor best-seller Rohit Bhargava que trás como principal reflexão a importância de entendermos as pessoas e nos mantermos conectados a essas relações e interações.
Outro nome importante, que vale buscar saber mais e entender o trabalho é José Andrés, chef e filantropo criador da World Central Kitchen, uma organização que já serviu mais de 250 milhões de refeições em todo o mundo. José Andrés fala sobre a importância de histórias e experiências pessoais em moldar quem somos e impactar outras pessoas - @joseandregroup
Drinks locais nas ativações de marcas pela cidade! São várias marcas, em vários pontos da cidade, apresentando em suas novidades em experiências imersivas! Fim do dia, Pizza e Vino! Diz que se come muito bem em Austin, mas até agora não consegui descobrir!
Espero que tenham gostado!
Share this story