Sobre Pertencer e se Sentir Representada - REPRESENTATIVIDADE

Sobre Pertencer e se Sentir Representada

Angelica Mendes

Mulheres negras compõem a base da hierarquia social do nosso país, mas por que é tão difícil nos sentirmos representadas em posições de destaque no mercado de trabalho?

Te convido a procurar mulheres negras nos lugares que frequenta, principalmente onde você trabalha. E a se questionar qual tipo de atividade elas desempenham. Assumem posições de destaque ou apenas de suporte? A discussão da entrada das mulheres no mundo corporativo é pauta frequente na nossa sociedade (ainda bem!), mas as vezes tenho a sensação de que o debate não contempla a realidade de mulheres negras. 

Do ponto de vista de uma jovem mulher negra, me interesso ativamente em avaliar como há nossa representatividade nas empresas e busco sempre encontrar referências para me inspirar. Quer algo mais potente do que se enxergar em alguém e se inspirar em sua trajetória? 

 

Mulheres Negras no Mercado de Trabalho

 

Profissionalmente, circulo em ambientes historicamente ocupados principalmente por homens brancos. E, mesmo em 2022, com discussões mais frequentes sobre a posição da mulher negra no mundo corporativo, conto nos dedos das mãos quantas vezes cruzei com mulheres negras em posições de destaque e de liderança. Não tive professoras negras na faculdade, não tive chefes negras em minhas experiências de trabalho e não fui atendida por médicas negras. Coincidência? Não consigo pensar que sim.

A ausência de mulheres negras em posições de tomada de decisões, por exemplo, já me gerou um sentimento de não pertencimento, visto que eu não conseguia encontrar ninguém semelhante a mim! Em inúmeras situações não me sentia representada, e concluía que talvez aquele ambiente não estava preparado para (ou pior, interessado em) me receber. Vivendo em um recorte social com inúmeros privilégios, sinto que estou sempre à procura de mulheres negras que coabitem os mesmos lugares que eu. Infelizmente, sinto que cheguei a me acostumar a estar sozinha em muitos dos espaços que frequento. 

Eu me pergunto: Para além da minha experiência pessoal, qual o impacto desse cenário nas novas gerações de mulheres negras que saem das faculdades e buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho? Vamos ser honestas, representatividade e inspiração são grandes motivadores das gerações atuais, principalmente em um recorte profissional. Pense comigo: todo mundo se inspira ou planeja construir algo semelhante a alguém. Estamos na era da influência, afinal.

Como imaginar o mundo de possibilidades para sua vida pessoal e profissional, quando o ambiente carece em te mostrar pessoas semelhantes a você já vivendo essa realidade? Definitivamente eu vejo que é bem mais trabalhoso. Particularmente, procuro referências em todos os âmbitos que me interessam, mesmo que não relacionados diretamente ao meu trabalho. 

 

Representatividade: referências para você se inspirar

 

Me inspiro em mulheres negras que são jornalistas, cantoras, top models, cientistas, faxineiras, professoras, dentistas... e busco sempre ter na ponta da língua esses nomes para indicar para amigas e leitoras. Leio livros de mulheres negras, ouço músicas de mulheres negras, contrato serviços de mulheres negras e busco, sempre que possível, contribuir para que o nosso alcance e nossa representatividade sejam cada vez maiores. Por isso, separei algumas dessas mulheres que sigo e me inspiram de alguma forma. Veja abaixo:

 

https://www.instagram.com/p/CaUo-PELc3W/

Alessandra Devulsky - Advogada e pesquisadora que se debruça sobre assuntos relacionados a racismo e colorismo no Brasil, mora no Canadá.

 

https://www.instagram.com/p/CdWN4jVOPLd/

 

Reis Rodrigues - Socióloga, influenciadora de moda, ex vendedora da NK e Isabel Marant, cheia de estilo e com um black power literalmente cheio de poder. Reis já saiu no Lolla aqui.

 

https://www.instagram.com/p/CWey16GLHbr/

 

Dra. Larissa Cassiano - Minha ginecologista que também é obstetra, especializada em gravidez de alto risco.  

 

https://www.instagram.com/p/CYRnF_DsFcp/

 

Jasmine Tookes - Super model, lindíssima e super referência no mercado de beleza 

 

https://www.instagram.com/p/CdQkJjrAmZN/

 

Luiza Brasil - Jornalista e influenciadora de moda brasileira.

 

https://www.instagram.com/p/CcSLNnBOUrK/

 

Alexandra Loras - Empresária, apresentadora de TV e jornalista. Discute discriminação e diversidade.

 

E você, tem referências negras? Quem você segue? Alguém te inspira?

 

LEIA TAMBÉM:
Em Busca de uma Mentoria Para te Ajudar a Empreender, se Posicionar ou se Reinventar na Carreira? Essa Matéria é Para Você.
Mulheres Escondidas Pela Ciência

Share this story

Comments Expand -
Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.