2048x2730 1e6 83d7 1d537c6c6562 assets elleuk com gallery 14774 1354816259 geraldine chaplin in dr zhivago jpg - S.O.S Pele: Dicas Para o Inverno e a Trend Slugging do TikTok
Instagram: @haileybieber

Ah, o inverno… Tempo de aconchego, cobertor no sofá com um belo vinhozinho, festas juninas, fondue de queijo… e pele desidratada! Afinal, as temperaturas mais baixas, a secura do ar e o vento contribuem para piorar a desidratação cutânea e aumentar a fragilidade da pele, levando ao agravamento de condições como alergias, dermatites e eczemas.

corazon roto recuperate en la cabana de the holiday destacada 600x400 - S.O.S Pele: Dicas Para o Inverno e a Trend Slugging do TikTok

Para compartilhar com as leitoras do Lolla algumas dicas sobre como podemos melhorar a nossa rotina de skincare nessa época – aliás, já escrevi também sobre a ordem certa de como aplicar os produtinhos -, resolvi dividir essa pauta em duas partes: primeiro, trago um relato pessoal sobre a minha rotina e porque adotei o tal do slugging para melhorar a hidratação da minha pele, e depois, compartilho o que aprendi em uma conversa com a Karina Soeiro, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP, pesquisadora e criadora da Apotheka, farmácia de manipulação especialista em dermocosméticos.

 

Slugging, what?

O slugging é uma técnica que vem bombando nas redes sociais, e sua promessa principal é a de salvar a pele da desidratação. A origem do nome vem de “slug” (lesma) e propõe a aplicação de alguma pomada ou gel à base de petrolato (mais conhecido como vaselina) ao final da rotina de skincare – ou seja, sempre DEPOIS dos mists, séruns, cremes e afins.

Essa finalização com vaselina faz uma espécie de “blindagem” da pele, já que o petrolato é um poderoso oclusivo. E porque é interessante isolar a pele dessa forma? Muito simples: ao fazer isso você aumenta a hidratação da pele uma vez que evita a perda transepidérmica de água (a famosa TEWL, do inglês trans epidermal water loss) ao mesmo em que protege a pele contra agressores externos. Ah, e a importância de fazer por último, é que além de blindar a pele, a pomada ela ajudará a INTENSIFICAR a ação dos produtos – hidratantes, loções e afins – que foram aplicados antes. 

O slugging é indicado sobretudo para quem tem a pele muito seca (o que é um TIPO de pele) e também para quem está sofrendo com a pele desidratada (o que é uma CONDIÇÃO temporária). Quem tem a pele oleosa ou com tendência a acne deve ficar longe da técnica, já que, devido a seu poder oclusivo, o petrolato poderá levar a um acúmulo de oleosidade nos poros, o que irá piorar a condição da acne. 

Outro aviso  MUITO importante dos dermatologistas sobre o slugging: evite usar produtos com ativos potentes como alfa e beta hidroxiácidos, ou com retinol, antes de fazê-lo, pois a oclusão desses produtos na pele poderá intensificar seus efeitos, aumentando a chance de irritações cutâneas.

Para quem fica com aflição de imaginar a pele toda “melecada” com um petrolato, a expert e cosmetóloga Charlotte Palermino – uma das minhas skinfluencers favoritas e a grande responsável pela popularização do slugging nas redes sociais – avisa: é só não exagerar na quantidade! “Na verdade, você precisa de uma porção mínima do produto, literalmente do tamanho de uma ERVILHA, para cobrir o rosto todo!” afirma ela. 

 

charlotte skincare - S.O.S Pele: Dicas Para o Inverno e a Trend Slugging do TikTok

Instagram: @charlotteparler

 

Charlotte ainda dá a sua receita de um “slugging” ideal: logo depois que sai do chuveiro, com a pele ainda úmida, ela aplica um mist, depois um hidratante (no corpo todo e no rosto), espera alguns minutos para que os produtos sejam absorvidos, e então aplica a vaselina no rosto, cotovelo, joelhos e mãos. Eu resolvi testar essa “receita” de Charlotte, e confesso: estou AMANDO o resultado, e parei de sofrer com a secura da pele nessa época do ano!

 

Para hidratar a pele primeiro com um mist eu estou intercalando entre a deliciosa Bruma Regeneradora da Quintal Dermocosméticos, a Beauty Mist da Kiss NY, e a clássica e indispensável Água Termal da Avène – uso essa última sobretudo quando minha pele está mais irritada, porque ela ajuda a acalmar a vermelhidão no ato! 

bruma quintal dicas inverno - S.O.S Pele: Dicas Para o Inverno e a Trend Slugging do TikTok SHOP NOW

 

eau thermale avene dicas inverno - S.O.S Pele: Dicas Para o Inverno e a Trend Slugging do TikTok

SHOP NOW

Na hora de hidratar, nos dias em que minha pele não está tão seca eu aposto em algo mais leve como a Loção Hidratante da Cerave (dos melhores hidratantes em termos de custo x benefício do mercado na minha opinião), e depois aplico a pomada da Aquaphor (prefiro ela do que a da Vasenol, acho a textura mais leve e agradável!). Já naqueles dias em que a desidratação tá ON, eu troco a loção por um cremão potente: o icônico Lala Retro, da Drunk Elephant, que deixa a pele numa maciez que eu nunca vi nada parecido! Depois sigo com a aplicação da Aquaphor da mesma forma.

cerave - S.O.S Pele: Dicas Para o Inverno e a Trend Slugging do TikTok

SHOP NOW

 

eucerin - S.O.S Pele: Dicas Para o Inverno e a Trend Slugging do TikTok

SHOP NOW

lala retro dicas inverno - S.O.S Pele: Dicas Para o Inverno e a Trend Slugging do TikTok

SHOP NOW

 

E faço aqui uma última observação importante, por experiência própria: não aplique a pomada perto dos olhos que pode arder! Em compensação na boca, pode se jogar na pomada que os lábios agradecem. 

 

Entrevista com a especialista Karina Soeiro

Quais ativos devemos utilizar no inverno?

Os cuidados com a pele são indispensáveis em todas as estações, porém nas estações mais frias a nossa pele tende a ficar mais ressecada e o cuidado com a hidratação precisa ser redobrado. A hidratação ideal deve ser feita com a utilização de cremes e loções que possuam tanto ingredientes oleosos (promovem hidratação chamada de passiva), quanto umectantes, que atraem a água para a pele, promovendo desta forma a hidratação ativa. 

Os insumos que fazem a hidratação passiva são ingredientes oclusivos como os óleos e manteigas que formam um filme sobre a pele impedindo a perda transepidérmica de água. Já os umectantes responsáveis pela a hidratação ativa atraem as moléculas de água para a superfície cutânea e complementam a composição da formulação hidratante tornando-a muito mais potente. Tanto a glicerina quanto a uréia em baixas concentrações e alguns tipos de açúcares são os umectantes mais utilizados tanto pelo baixo custo quanto pela sua alta eficácia.  

 

O que devemos evitar neste período?

É importante se atentar a alguns cuidados extras em razão da maior tendência ao ressecamento durante os dias mais frios. Devemos evitar alguns hábitos e produtos, como banhos quentes, uso de buchas e o excesso de sabonetes que irão remover boa parte do óleo produzido pela própria pele, deixando-a mais sensível e desidratada. 

Indivíduos que possuem doenças  dermatológicas como a dermatite atópica são ainda mais suscetíveis à desidratação, que acarreta a e os sintomas e o desconforto do paciente podendo ocorrer ou piorar a descamação levando a fissuras na pele. Além da hidratação é importante utilizar agentes de limpeza suaves com pH próximo ao da pele (5.5) como sabonetes líquidos, hipoalergênicos e syndets.

Você testaria? Eu adoraria saber nos comentários

 

(Photo Dr Zhivago Movie)

LEIA TAMBÉM:

OS PRODUTOS PERFEITOS PARA PELE SECA NO INVERNO

3 dicas para manter a pele saudável usando MÁSCARAS

A Ordem Certa de Aplicar os Seus Produtos de Skincare

by Lais Andrade

Criadora do Cherry Gloss (@cherryglossbr), Laís se dedica ao universo da beleza e bem estar, sempre com um olhar único e antenado com as tendências mundiais.

0 Comments

POST A COMMENT