image - RMS BEAUTY: a incrível história de superação por trás da marca fundada por Rose-Marie Swift

Quem acompanha meus textos por aqui já deve ter lido o nome da RMS Beauty em algum momento. Afinal, a marca de beleza orgânica, natural e cruelty free – cujas makes podem ser encontradas em solo nacional na Dominique – cria alguns dos melhores produtos quando o assunto é pele glowy e a tal da no-makeup makeup, meu estilo favorito de beleza!

 

A primeira vez que ouvi o nome da marca foi lá em 2016, quando escutei uma entrevista com sua founder, a makeup artist Rose-Marie Swift (daí o RMS do nome), no 1o episódio do podcast americano Fat Mascara, apresentado pelas editoras de beleza Jessica Matlin e Jennifer Goldstein. A história da maquiadora que se tornou uma das pioneiras do movimento clean beauty nos EUA nunca saiu da minha cabeça, e quando a Rosa (Editor & Founder do Lolla) me contou que o tema desse mês no Lolla seria “histórias inspiradoras de superação”, pensei na hora na história de Rose e da RMS! 

 

5833325c144191044cf5b1d0ea8f6378 - RMS BEAUTY: a incrível história de superação por trás da marca fundada por Rose-Marie Swift

Na entrevista ao Fat Mascara, Rose contou que começou a trabalhar como maquiadora nos anos 70 quase que por acaso, quando sua irmã sugeriu que ela criasse o look das dançarinas no clube burlesco em que ela trabalhava. A fama das maquiagens criadas por Rose começou a crescer: ela passou a ser contratada para shootings por publicações cada vez mais famosas, e ao final dos anos 80 já era um nome consagrado na indústria, assinando a beleza de ensaios para a Vogue francesa e italiana, a revista W e Elle americana

 

Na metade dos anos 90, auge de sua carreira, e já sendo a maquiadora chefe do bombadíssimo desfile da Victoria’s Secret, Rose conta que começou a ter uma série de sintomas que sinalizavam que algo não estava bem em seu organismo. De insônias a ataques de pânico frequentes, passando por ansiedade constante, perda de memória, quedas de cabelo e candidíase, a saúde de Rose estava a total mess como ela definiu. Depois de inúmeras consultas com médicos que não conseguiram fechar um diagnóstico preciso, Rose conta que decidiu, por conta própria, fazer uma bateria de exames de sangue e urina para descobrir o que havia de errado. Foi então que, ao apresentar os resultados para ela, o médico do laboratório lhe fez uma pergunta que foi um verdadeiro “wakeup call” em sua vida: “Por acaso você trabalha na indústria da beleza?”.

 

Rose não podia acreditar – como, ao olhar para seus exames de sangue, ele poderia ter adivinhado com o que ela trabalhava? Foi então que ele explicou: “Os resultados demonstram uma grande concentração de elementos como bário, cádmio, chumbo e mercúrio no seu sangue. E, normalmente, isso acontece em pessoas que trabalham com cosméticos, como cabeleireiros e maquiadores. Seu sangue está literalmente contaminado com metais pesados, e isso pode estar causando esses sintomas que você relata”. Um adendo importante: vale lembrar que, na época que Rose trabalhou como maquiadora, esses componentes eram comumente encontrados nas maquiagens, mas isso evoluiu e melhorou muito nos últimos anos.

 

Com o choque da notícia, veio a motivação para mudar completamente seu estilo de vida. Rose adotou uma dieta completamente crudívora, pois queria fazer uma “limpeza total” em seu organismo. Além disso, começou a estudar mais a fundo a composição dos cosméticos, e criou o site beautytruth.com em 2004 – época em que o termo “clean beauty” mal existia.

 

68cdab536a838374032ad872a265cb87 - RMS BEAUTY: a incrível história de superação por trás da marca fundada por Rose-Marie SwiftEm paralelo, começou a testar ingredientes crus e totalmente naturais – sobretudo os óleos de coco e jojoba – nas modelos com as quais trabalhava (dentre elas Gisele Bündchen e Miranda Kerr, duas famosas defensoras da clean beauty) que lhe davam feedbacks animadores. “Quando queria fazer a pele delas brilhar de uma forma natural, eu aplicava esses óleos ao invés de Vaselina, que era o produto mais comum de se usar no backstage. As modelos me ligavam no dia seguinte encantadas com o aspecto e a maciez da sua pele, e isso foi me dando um indício de que havia espaço no mercado para uma linha de beleza totalmente clean, baseada nos mais puros ingredientes naturais” contou ela.

 

Assim, em 2009, Rose criou a RMS Beauty, e desde então tornou-se uma fiel defensora dos cosméticos livres de ingredientes nocivos, e da ideia de que você não precisa abrir mão da qualidade nem da pigmentação na hora de usar uma maquiagem natural: “Ao criar a RMS, quis trazer o conceito de skincare com cor de origem mineral, ao invés daquele típico approach de uma maquiagem “green hippieque é o que existia até então. Eu sou uma pessoa que vem da moda e trouxe meu olhar para a marca, criando produtos que trabalham em sinergia com a saúde da pele e não contra ela. Nosso objetivo é criar produtos que deixem de fora todos aqueles químicos que são disruptores do sistema endócrino e, por isso, eu evito ao máximo o uso de plásticos até nas nossas embalagens. Também não usamos fragrâncias sintéticas nem óleos essenciais, que podem dar reações alérgicas na pele”. 

 

Além de toda a questão de ingredientes naturais de altíssima qualidade, a RMS tem outro grande diferencial: não pertence a nenhum conglomerado de beleza e não possui nenhum investidor além de Rose e sua sócia – e ela pretende mantê-la assim. “Enquanto eu conseguir ficar sem eles, ficarei. A maioria das fundadoras que aceitaram investimentos externos com as quais conversei me falaram para nunca fazer isso, pois é um pesadelo! A partir do momento que o dinheiro entra, eles passam a te controlar, a querer cortar custos. Nosso óleo de coco, por exemplo, é centrifugado a frio, um processo caríssimo, mas que faz toda a diferença no resultado final do produto. E isso seria certamente cortado (no caso de investimentos externos)… No fim das contas, estou fazendo o que faço na RMS pela minha INTEGRIDADE, e por ser uma aquariana idealista que quer curar o mundo (risos) e não para ganhar dinheiro. Se fosse por isso já teria vendido a marca faz tempo!” conta.

É ou não é uma mulher inspiradora??

 

by Lais Andrade

Criadora do Cherry Gloss (@cherryglossbr), Laís se dedica ao universo da beleza e bem estar, sempre com um olhar único e antenado com as tendências mundiais.

0 Comments

POST A COMMENT