Book Review: Minha História, Michelle Obama

ACS 0855 scaled - Book Review: Minha História, Michelle Obama

O termo Girl Power nunca foi tão bem utilizado quando se trata de Michelle. Eu já era super fã e depois de seu livro Minha História me apaixonei mais ainda pela ex-primeira dama. Ele conta de forma simples, objetiva e sensível episódios de sua vida desde a infância até agora, em sua atual situação.

Michelle veio de uma família simples da região de South Side em Chicago, filha de pais presentes, amorosos e que sempre destacaram a importância da educação para os filhos, ela seguiu o conselho. Ao sair da periferia e estudar em uma das Universidades mais importantes do mundo, ela nos passa a primeira lição trazida de sua história: a importância da educação para alcançar uma mudança social.

Esse livro me surpreendeu bastante, pois a medida em que ia conhecendo mais sobre a história de Michelle Obama, mais eu entendia que aquela imagem de primeira dama, glamorosa e cheia de privilégios, não fazia o tipo dela, ela foi apenas uma pessoa normal que teve uma jornada extraordinária, como ela mesmo explica.

Michelle relata episódios marcantes dos oito anos em que viveu como primeira dama dos EUA, dentre eles conta sobre como era ser a única mulher afro-americana em vários lugares, e mesmo assim soube se fazer ouvida por todos. Ao longo do livro, ela revela o grande amor por seu marido e que, mesmo não sendo fã de política – pasmem! – acompanhou Obama em toda sua trajetória, exercendo seu papel de companheira e esposa apaixonada, porém não deixando de lado sua vida pessoal, nem suas aspirações profissionais, pois mesmo estando em um período de incrível estabilidade financeira e profissional, não se via satisfeita e estava sempre em busca de algo a mais.

Entre outras coisas, conta também sobre a criação das filhas e da importância de passar para elas a ideia de que apesar de estarem crescendo em um lugar repleto de privilégios e riquezas, deviam sempre se lembrar de onde vieram e tratar qualquer pessoa de forma gentil e respeitosa, independente de sua condição.

Michelle é de fato uma mulher incrível que se tornou um símbolo de igualdade, esperança, feminismo e que merece sim toda a popularidade que alcançou em todos esses anos, o livro retrata exatamente isso.

Finalizo com uma passagem que me identifiquei e gostei muito: “Entenda o valor da sua história, mesmo que não seja perfeita, mesmo quando é mais real do que você quer que seja”. Afinal, entender sobre sua história é necessário para chegar em qualquer lugar.

Você já leu o livro? Para quem quiser também sugiro o documentário dela na Netflix, Becoming. E recentemente ela lançou um podcast com a Spotify. She’s amazing!

Marcela Borges

by Marcela Borges

POST A COMMENT