Receita: Eggs Benedicts

receita eggs benedicts 01 lolla - Receita: Eggs Benedicts

 

Que o café da manhã é a melhor refeição do dia todos concordamos, rsrs, e eu, como uma apaixonada, sempre tento me reinventar nas receitas.

Pelo menos um dia por final de semana tomamos brunch, aquele café da manhã um pouco mais tarde – quase chegando no almoço – e bem mais reforçado.

Hoje vim contar aqui uma das minhas receitas favoritas para esse evento: “Eggs Benedict”. Eu os renomeei como Avobeni, um prato que comi em SP, além do pão, ovo poché, bacon e o molho holandês, eu acrescento avocado – uns amam outros odeiam, você pode fazer do jeito que quiser e está tudo bem, rsrs. Eu acompanho a receita da Rita Lobo (musa perfeita!), mas confesso que faço muito mais “no olho”, seguindo a minha intuição mais do que a receita.

Então vamos lá:

Ingredientes

 

{Molho Holandês}

– 100g de manteiga

– 1 gema

– 1/2 colher (sopa) de vinagre

– Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto

 

{Ovo Poché}

– 4 ovos

– 4 fatias de bacon fritas (obs: basta fritar as fatias em uma frigideira anti-aderente)

– 2 fatias de pão

– páprica e sal à gosto

– óleo (para untar)

 

Modo de Preparo

 

receita eggs benedicts 03 lolla 225x300 - Receita: Eggs Benedicts

{Molho Holandês}

Leve ao micro-ondas o recipiente com a manteiga para derreter e reserve.

Separe uma panela e uma tigela que caiba dentro dela. Coloque cerca de dois dedos de água na panela, leve ao fogo médio e desligue quando começar a ferver.

Em outra tigela te tamanho médio, junte a gema e o vinagre e mexa com um batedor de arame para incorporar. Adicione uma colher (sopa) da água aquecida na mistura de gema e bata bem.

Encaixe a tigela na panelinha com água fervente para fazer um banho-maria. Bata vigorosamente até a mistura espumar e então junte lentamente a manteiga derretida, batendo sempre. De vez em quando, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho. Preste atenção, pois precisa estar quente! Se esfriar, ligue novamente o fogo, mas sem deixar a água do banho-maria ferver, para não correr o risco de cozinhar a gema e talhar o molho.

Quando o molho encorpar, tire-o do banho-maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

 

{Ovo Poché}

Costumo fazer o ove poché em uma panelinha alta, como aquelas em que esquentamos leite.

Esquente a água até uma temperatura próxima à de fervura, mas sem borbulhar demais, e crescente um pouco de vinagre branco, isso ajuda a clara do ovo a se espalhar menos.

Quebre o ovo em uma tigela pequena, tomando cuidado para não estourar a gema. Com cuidado, aproxime a tigela da panela com água quente, deixe que um pouco da água escorra para dentro e já retire-a da água.

Use uma colher para mexer a água da panela criando um leve redemoinho, isso ajuda a clara a ficar próxima da gema quando o ovo é derrubado, então vire a tigela cuidadosamente e derrube o ovo na água. Cozinhe durante três minutos e meio, ou até a clara do ovo cozinhar e a gema permanecer mole.

Salgue apenas no final. Se usado no começo, o sal pode atrapalhar na coagulação da clara.

Repita a operação com outro ovo.

 

receita eggs benedicts 02 lolla scaled - Receita: Eggs Benedicts

 

Agora é só montar, minha ordem é: pão, bacon, avocado, o ovo poché, por cima o molho holandês et voilà! Sempre faço umas panquequinhas americanas para comer com Nutella e morangos, ou compro alguns croissants para acompanhar o brunch. Enjoy!!!

 

receita eggs benedicts 05 lolla scaled - Receita: Eggs Benedicts

Marcela Borges

by Marcela Borges

Comentários

POST A COMMENT