Untitled design - Receita de Salada Morna de Couve-Flor e Tâmaras da Alison Roman

Já faz alguns anos que a couve-flor está no spotlight e faz sucesso nas mais variadas receitas e cardápios vegetarianos. De steak a gnocchi, creme, e até na massa na pizza ela tem aparecido. Nessa receita da Alison Roman, ela é o ingrediente principal, mas para mim, quem rouba a cena mesmo são as velhas conhecidas dessa coluna: as tâmaras!

Para quem não conhece, a Alison Roman é uma escritora de gastronomia americana, colunista do New York Times e autora de livros de receitas como o Dining In, que eu particularmente adoro e uso bastante na minha cozinha do dia-a-dia.

Eu faço muito essa salada de couve flor em casa: acho prática, versátil e saborosa. Às vezes, acompanho com alguma proteína (filé de frango, hambúrguer, ou um tofu grelhado), mas muitas vezes como ela sozinha mesmo e fico bem satisfeita! Enjoy!

Ingredientes:

1 cabeça de couve-flor, com talos, cortada em floretes pequenos

1 cc de semente de cominho

5 csp de azeite de oliva

6-8 tâmaras medjool, sem caroço e cortadas ao meio

3 csp de tahine

2 csp de água

½ xíc. de pinholes tostados (em casa, eu substituo por avelãs sem casca, torradas e grosseiramente picadas)

2 cebolinhas picadas

1 xíc. de folhas de hortelã picadas grosseiramente

½ xíc. de folhas e talos de coentro picados grosseiramente

2 csp de vinagre de Jerez ou vinho branco

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 250 graus. Em uma forma, tempere os floretes e talos de couve-flor com 3 csp de azeite, cominho, sal e pimenta e misture com as mãos até que tudo fique envolto com o tempero. Asse por cerca de 10 minutos, mexendo a forma ocasionalmente para que tudo asse por igual. Acrescente as tâmaras à forma e volte ao forno por mais 10-15 minutos, até que couve-flor e tâmaras pareçam bem caramelizadas.

Enquanto isso, misture bem o tahine com a água em um bowl pequeno e tempere com sal e pimenta.

Em outro bowl pequeno, misture as ervas, pinholes ou avelãs, vinagre e as 2 csp restantes de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Para servir, espalhe o molho de tahine no centro de um prato, retire a couve-flor e tâmaras do forno e coloque sobre essa “cama” de molho e finalize com a misturas das ervas e nuts por cima.

Rendimento

2-3 porções

 

 

91xH4w9poML 300x300 - Receita de Salada Morna de Couve-Flor e Tâmaras da Alison Roman

 

 

SHOP ALISON ROMAN BOOK

 


LEIA TAMBÉM:
Receita SALMON GRELHADO com Salada Grega
MELHOR QUE SNICKERS®: Receita de Chocolate Saudável e Caseiro

 

 

POST A COMMENT