Praias irresistíveis perto de Barcelona

Renata Portellinha

Depois de uma primavera difícil que estava mais para Barcelondon, por fim o calor, o sol e a curtição chegaram com tudo, e que calor é este, Dios?  Não sei aí como está o tempo, mas aqui em Barcelona está um calor daqueles, de suar na sombra. Não bate uma brisa, um ventinho para dar um alívio, o que não nos dá outra alternativa do que invadir as praias.

Toda oportunidade que tenho vou à praia, o bom desta época do ano é que escurece lá pelas 22hrs, então o dia é interminável e quando você percebe são 20hrs e ainda está dentro da água, que por sinal,  “é quentinha” porque não basta o que a gente já sofre na vida, sofrer para entrar no mar, não dá, não é a minha praia!

Por falar em águas quentinhas, quem gosta delas também são as águas vivas. Com o calor que está fazendo elas estão se proliferando dez vezes mais do que é o normal nesta época do ano, já vi umas enormes na beira da praia, e a bandeira do salva-vidas está sempre amarela, estado de alerta. É uma pena porque sabendo desta informação nunca mais entrei no mar em paz.

Sempre que dá eu tento fugir da muvuca das praias de Barcelona que estão mais para um Perrengue Chique e vou em direção a Costa Brava (norte) ou Tarragona (Sul). Tanto uma direção quanto a outra é possível encontrar praias lindas, limpas e mais tranquilas, cada uma com a sua característica que as deixam mais charmosas e exclusivas. 

Todas elas possuem os famosos Chiringuitos, que nada mais é que um restaurante fincado na areia com bastante variedade de comida e equipadas de duchas, banheiros públicos, e tudo que é necessário para uma boa estada na praia sem ter que sair dela. 

As praias que costumo ir estão entre 25 min a 40min de Barcelona, cito algumas aqui as que mais vou: Gavà, Garraf, Castelelldefels que estão em direção ao sul, e tem como característica areia mais branquinha, água mais quente e praias mais extensas. Sant Pol del Mar, Caldes dÉstrac, Cala Treumal entre muitas ao norte, tem outras características, já se pode ver uma pedrinha aqui outra ali, água mais gelada. Se você for subindo toda a Costa Brava de carro em duas horas chegará na França, acho chique! Como dizem aqui, “es una pasada”!

Ah, e é importante dizer que quem não tem carro, não precisa se preocupar, porque alguém muito inteligente, visionário e legal, lá no passado, construiu uma linha de trem que percorre todaaaaa a costa, te deixando praticamente na areia. Somos todos muito gratos com a facilidade que é se locomover por essas bandas. Gracias!

Novidade deste ano: proibido fumar nas praias.

A lei surgiu para que as pessoas não larguem mais suas bitucas na areia prejudicando o meio ambiente e os animais. Muita gente não gostou dessa medida, mas infelizmente foi necessária para evitar um dano maior a longo prazo. Se te pegam fumando, a multa é de 30 euros. 

Uma das coisas que me chamou muito atenção aqui é essa diferença cultural da liberdade com o corpo, peitos por todas as partes e dependendo da praia que você vai, até partes baixas de fora, escancaradas, expostas ao nosso sol de todos os dias, as famosas praias nudistas. Já que no Brasil na maioria das praias é proibido fazer top less, quem sabe é uma boa oportunidade para passar por essa experiência. 

Logo que cheguei para morar aqui fui para Ibiza com um amigo brasileiro e dois espanhóis, quando acabo de estender minha canga olho para o lado e vejo os dois – os espanhóis - pelados, nus com a mão no bolso. Dei uma risada interna me perguntando por que estava tão chocada, talvez meu conservadorismo ou cultura falando mais alto. Acho que eles perceberam minha reação e logo me perguntaram por que eu não ficava pelada também. Eu??? Que vergonha! Enfim, não tive essa coragem de me desnudar em praça pública na frente de tudo e de todos, de toda a forma achei o máximo essa liberdade que eles crescem tendo, essa desmistificação com o corpo perfeito, em como na praia nos tornamos todos iguais, nos desarmando por completo.

Para concluir digo e repito que o verão aqui é maravilhoso. Se você é uma pessoa que gosta de praia, existem mil opções de passar o dia com paisagens lindas, comida boa e fácil acesso à todos!

Photo Pinterest

Share this story

Comments Expand -
Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.