The Little Hermitage - Por que Precisamos Falar sobre Sustentabilidade?

Você já deve ter percebido que essa palavrinha invadiu os noticiários, as redes sociais, enfim, todos os meios de comunicação. Greta, Aquecimento Global, Leonardo DiCaprio, Acordo de Paris, ESG, Desmatamento da Amazônia, Queimadas no Pantanal, esses só são alguns exemplos que pipocaram na sua tela nos últimos meses. 

 

Você também deve ter notado um grande número de pessoas do seu círculo social aderindo ao veganismo. Há alguns anos, deixar de comer carne era coisa de hippie ou bicho grilo. Hoje, promover o dia sem carne em prol do meio ambiente faz parte de campanhas publicitárias até de marcas de cerveja — sem querer entrar no mérito da discussão, eu, pessoalmente, acho isso sensacional.

 

Mas porque tudo isso? É exagero? Sinceramente, eu acho não. O aquecimento global é real — e desculpe se tem alguém em negação lendo isso —, mas a verdade é que nós, seres humanos, passamos (muito) do limite e nós não estamos dando tempo para que o nosso planeta se regenere! É isso que você não lê nas notícias…

 

7 Ways to be a More Patient Parent Amber Fillerup Clark - Por que Precisamos Falar sobre Sustentabilidade?

pinterest

 

 A Terra é um organismo vivo! Eu adoro essa expressão, porque, para mim, ela explica muito sobre o que estamos vivendo hoje, inclusive sobre a pandemia. 

 

A chamada hipótese de Gaia entende a Terra como um planeta vivo e pulsante, com uma inteligência intrínseca, capaz de obter energia, regular seu clima e temperatura, e eliminar suas próprias “doenças”. Em outras palavras, como qualquer outro organismo vivo, a Terra tem a capacidade de se autorregular — e don’t worry, eu não vou entrar muito no “cientificismo”, mas posso recomendar alguns livros, caso vocês se interessem. 

 

Ok, mas o que isso tem a ver com sustentabilidade? Tudo! Se essa palavra apareceu com tanta força nesses últimos anos é porque a humanidade está fazendo coisas que não são tão sustentáveis assim, não é mesmo? E na minha visão, problema não é tanto o “o que”, mas “o como” e “o quanto”.  

 

É difícil falar desse tema sem ser um pouco boring ou pessimista, porque the awfull truth is: estamos esgotando os recursos do planeta antes da Terra conseguir se regenerar.  Tentando simplificar: para mantermos o padrão de consumo atual de toda a humanidade, precisamos de quase 2 planetas Terra por ano. E para piorar, não estamos nem falando em um consumo justo e igualitário de recursos. Em um planeta em que mais de 600 milhões de pessoas passam fome (8,9 % da população mundial)*, os outros 7 bilhões estão usando mais Terras do que precisam para atender às necessidades básicas (e outras nada básicas) da nossa espécie! É desesperador mesmo e não é à toa que os poderosos do mundo têm falado tanto em sustentabilidade, ESG, etc…. A conta simplesmente não fecha. 

 

Oriane Adjibi on Instagram  On a biking day in Beacon 🚲 mfbgoesupstate - Por que Precisamos Falar sobre Sustentabilidade?

Oriane Adjibi @myfashionbreak

 

Voltando para a palavrinha sustentabilidade, o que pouca gente sabe é que quando a gente fala em sustentabilidade, estamos falando sobre (no mínimo) três aspectos **:  o ambiental, o econômico e o social. Você achou que era só coisa de meio ambiente, não é? Pode falar! 

 

Vou dar um exemplo:  quando você separa seu “lixo” para reciclar, você não está só ajudando a não poluir o planeta! Esse “lixo” vai para cooperativas e gera renda para muitas famílias que dependem desse material para sobrevivência. Ao reciclar, você também evita que essas pessoas em situação de pobreza vão à lixões catar material, o que também influência na questão da saúde pública. Ao destinar corretamente o seu “lixo”, você também possibilita que pessoas que vivem da reciclagem possam, eventualmente, melhorar de vida e  assegurar aos seus filhos melhores condições e acesso à educação. E a educação transforma uma país! 

 

Deu para perceber como a sustentabilidade vai muito além do vamos abraçar árvores, né?

 

Tenth Pine tenthandpine com Organic Baby Clothes Made in USA - Por que Precisamos Falar sobre Sustentabilidade?

tenth & pine via pinterest

 

E talvez a sustentabilidade já esteja na sua vida — e no Lolla —, e você nem tenha percebido! Quando usamos peças vintage ou priorizamos marcas locais e de pequenos empreendedores, ou incentivamos o protagonismo feminino, estamos falando em sustentabilidade. Mas será que é o suficiente? O que mais podemos fazer? 

 

Para não me alongar muito, este texto inaugura uma nova fase do Lolla! Vamos buscar trazer mais conteúdos sobre sustentabilidade, sempre de forma leve e divertida! Let’s change the word!

 

Organic Cotton T Shirt Graphic Design Tees Organic Short Sleeve T Shirt Organic Crop Top Eco Fashion scaled - Por que Precisamos Falar sobre Sustentabilidade?

aïa designs via pinterest

 

* O aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade social e passando fome se deu, especialmente em razão dos chamados 3Cs: conflict, covid and climate. No Brasil, uma pesquisa recente mostrou que a situação da fome no país é alarmante, agravada pela crise sanitária, política e econômica que estamos vivendo. Existe o risco de voltarmos a integrar o Mapa da Fome da ONU.

** Apesar de sustentabilidade ser um conceito meio ultrapassado, ainda é o de mais fácil acesso e compreensão. Hoje se fala mais em regeneração e transição para uma cultura regenerativa.

  1. Amei!!!!! Textão lindo e necessário 👏🏻👏🏻👏🏻 Let’s save the world 💚

    • Uau que elogio! Obrigada, Natasha! Feliz que gostou do texto!! Vamos postar mais sim! Acompanhe aqui e redes sociais = )

  2. Muito bom o texto!! Super importante que as pessoas tenham mais consciência do tema!! 🙌🙌👏👏👏

POST A COMMENT