Plastic Free July: 5 dicas para reduzir o uso de plástico em casa

Sabia que julho é o plastic free month? Eu to longe de ser a pessoa que produz zero lixo mas acredito que se cada um fizer sua parte, juntos podemos reduzir e muito a quantidade de lixo plástico  produzida no mundo. Aqui, descrevo 5 dicas simples para começarmos a reduzir o consumo de plásticos dentro e fora de casa.
1. Dispensers
Seja de sabonete para mãos, corpo ou até mesmo o detergente da cozinha!
Nas cozinhas atuais há a possibilidade de incluir o dispensar na própria pia ou bancada, tanto na cozinha como no banheiro. Mas, para quem não está em processo de construção ou reforma, ter uma embalagem de vidro já ajuda e muito. Embora as embalagens dos refis ainda seja de plástico, elas reduzem em até 70% a quantidade de plástico utilizada nas embalagens comuns. Eu nem comprei o meu dispenser, usei o frasco de uma colônia que tinha em casa. É um vidro lindo com ares art deco e que trouxe um charme para o meu banheiro.
Em relação à cozinha, para quem optar por dispenser, uma alternativa são os refis em forma de galão, afinal não faz sentido mudar a estratégia e comprar as embalagens comuns, não é mesmo?
Os refis não se limitam apenas à sabonetes. Algumas marcas já trouxeram a alternativa para shampoos, condicionadores e hidratantes. L’Occitane, Natura, Dove, Stephen Knoll e a Diptyque são alguns exemplos. Recentemente a Lancôme lançou esse sistema de refil para perfumes, dá para recarregar em algumas lojas. O refil chega a ser 40% mais barato do que a compra de um novo perfume embalado.
2.Sacolas Retornáveis
Essa já é velha conhecida de muitos, e até pode gerar um estranhamento de vê-la aqui, mas acho que são poucos que praticam o uso de sacolas retornáveis ou ecobags pelo que eu vejo no mercado. Elas podem ser dobradas, cabem na bolsa e reduzem (e muito) o impacto das sacolas plásticas. Minha dica é deixar no carro ou pendurada na porta de casa para não esquecer na hora de sair.
Tem umas super charmosas em macramê ou em algodão cru… são inúmeros os modelos! Aqui um DIY para fazer a sua própria sacola, if that is your thing…
3. Saquinhos sustentáveis
Assim como existem as ecobags, recentemente conheci os saquinhos sustentáveis. Eles podem ser feitos em filó ou também em tecido de algodão e são ótimos para compras de hortifruti, feiras e padarias. Pesquisando na internet, encontrei alternativas de saquinhos de tecido como substituição aos zip locs e cobertura para potes, para substituir o plástico filme que costumamos usar em casa.
Fonte imagem
4. Potes de vidro para armazenar alimentos
Os potes de vidro são melhores, mais saudáveis, ecofriendly e tem maior durabilidade para armazenamento dos alimentos. Um jeito charmoso é reutilizar potes de geleia que podem guardar nuts, açúcar, cereais, etc.
5. Tenha um canudo reutilizável na bolsa
Embora muitos lugares tenham substituído os canudos de plástico para os de papel (que convenhamos, são terríveis) ainda encontramos restrições quanto ao uso. Entre essa alternativa, o mais inteligente para o planeta e para você é ter um canudo reutilizável sempre a mão. Só é meio chato na hora de lavar, tem que ter uma escova especifica que limpe bem… Para comprar os canudos e a escova, clique aqui.
Bonus: este é novo pra mim, porque eu ainda não usei, mas desde que voltei a ter um ciclo menstrual sem interferência (eu fiquei 8 anos sem menstruar tomando AC de forma contínua por motivos de saúde), as calcinhas absorventes tem ficado no meu radar. Segundo a calculadora existente da Pantys eu já consumi perto de 4 mil absorventes (sem contar protetores diários!). Se o número do meu próprio consumo impressiona, imagine somá-lo ao de tantas outras mulheres?! É um pequeno gesto de mudança que com certeza faz a diferença.

SHOP THE POST

350 - Plastic Free July: 5 dicas para reduzir o uso de plástico em casa
Helena Vilela

by Helena Vilela

POST A COMMENT