Phone decluttering. Mais espaço no seu telefone e na sua mente.

jasmine case - Phone decluttering. Mais espaço no seu telefone e na sua mente.

Case from Jasmine Dowling

Continuando nos processos de decluttering, depois do post da Helena de ontem, escrevi sobre um processo que eu criei para reduzir meu numero de pick-ups do celular.

Minha relação com meu iPhone é struggling. Eu sou extremamente dependente, sinto de fato que está faltando alguma coisa quando ele fica longe de mim, fico ansiosa e em estado de alerta, meu corpo fica querendo fazer o movimento para pegar ele e abrir, mesmo ele não estando lá, sou totalmente dependente. Marcos dorme com o telefone carregando no banheiro, acho uma atitude admirável.

Estou tentando encontrar uma maneira de ficar menos tempo no celular, vou bem melhor aos fins de semana, minha mente está mais relaxada e as crianças estão me mantendo ocupada. Domingo passado foi um dia bom, eu tenho um limite de 35 minutos por dia que posso ficar no Instagram, ele apitou tipo 8pm, normalmente ele apita 9h30am. Ano passado eu li alguns artigos e perguntei para algumas pessoas como elas fazem para reduzir pick-ups, o tempo que passam no celular, etc. Tenho algumas amigas mais radicais, que travam o uso de redes sociais. São vários passos até destravar, o que te obriga pensar duas vezes antes de destravar. Eu queria muito fazer isso, mas ainda uso muito o WhatsApp para o trabalho, quando estou fazendo algum job para algum cliente do lolla.

Create more space on your phone and on your mind.

phone declutter - Phone decluttering. Mais espaço no seu telefone e na sua mente.

Hoje as telas do meu celular estão assim. Concentrei na primeira tela tudo que é importante e que uso mais, e escondi o Instagram e o WhatsApp. E aqui uma lista de ideias de como reduzir espaço no seu celular e na sua mente.

1. The Moon 🌙 icon. Eu deixo a luazinha do iPhone ligada forever.

Você pode programar o Do Not Disturb (a luazinha no seu iPhone) para o horário que quiser, ele surgiu para te dar mais privacidade a noite ou em horários que você não quer se interrompido. Eu deixo ligado o dia inteiro, isso faz com que toda ligação seja direcionada direto para a caixa postal. Let’s be honest, praticamente ninguém liga para ninguém hoje em dia. E para não perder ligações importantes ou de pessoas da família, bffs, etc é só deixar o numero delas nos favoritos. Meu dia é muito mais produtivo com menos interrupções.

2. No Notifications

Eu fiz um declutter geral dos meus apps. Desinstalei todos que não estava usando e tirei as notificações de tudo que “não é humano”, depois de ler este artigo no NY Times. De vez em quando eu reativo as notificações quando estou esperando alguma resposta ou preciso acompanhar um pedido no Rappi por exemplo. O WhatsApp, apesar de humano, não se comporta como um kind human e não ativo as notificações pra ele, pelo contrário. Eu adoraria que o WhatsApp tivesse algumas funções, tipo esconder um grupo. Assim eu não precisaria sair de um grupo, mas as mensagens não iriam aparecer pra mim, só se eu fosse até lá para ler. Eu não gosto do WhatsApp, at all, só tenho porque acho que me isolaria do mundo e ainda não estou preparada para o isolamento social eterno, apenas temporário.

3. App Declutter. Deletei todos os apps que não usava com frequência.

Gastei um tempinho deletando todos os aplicativos que não usava com frequência ou até os que eu poderia usar substituir pelo computador, tipo apps de lojas. Eu perdia um bom tempo scrolling e montando wish lists em apps de lojas online, de coisas que eu nunca vou comprar, só para ficar frustrada em dobro. Deletei todos e agora se quero entrar em alguma loja, faço isso no computador. Less convenient, therefore less tempting. 

4. App Organizing

A parte mais legal, que te dá uma recompensa instantânea. Eu organizei meus apps e deixei na home do celular só os que mais uso porque preciso, não porque eu quero. E escondi dentro de uma pasta na segunda tela, os apps que eu quero aprender a usar menos, assim quando eu abrir o meu celular automaticamente, não vou ver o ícone do WhatsApp ou do Instagram looking tempting na home. Organizei os apps por função em pastinhas e tentei dar o nome de um verbo para as pastinhas, para deixar com mais intenção de que eu vou fazer alguma coisa com aquele ícones que estão ali, mas não tive tanto sucesso nessa parte. Anyway, minha home está leve e clutter free.

5. Cute Wallpaper

Assim como comprar material novo para a escola deixava toda a experiencia mais interessante, trocar o wallpaper do celular faz a mesma coisa, é little treat para começar uma nova fase. Você vai olhar para aquele fundo de tela diversas vezes ao longo do dia, ela precisa ser apresentável. Eu fiz o meu, que é um daily reminder de como eu quero viver a vida dentro e fora do lolla. Eu também gosto dos wallpapers do Studio MR Jobim, da Maria Ruth e da Wilde House Paper.

6. New Phone Case

A lógica é a mesma, um treat para estimular o declutter. Estou de olho nessa capinha na Amazon (entrega aqui), é simples, preço bom, com 5 stars reviews e bem fininha. Eu já tive várias capinhas, mas sempre volto para as mais simples e originais da Apple. Mas se você quer uma mais charmosa, algumas ideias aqui:

P.S. Work hack: Meus apps favoritos para organizar o trabalho e a vida and February, the Official Declutter Month. Mudando as energias e abrindo espaço para o novo.

Rosa Zaborowsky

by Rosa Zaborowsky

Editor & Founder of Lolla.

Comentários

POST A COMMENT