Perguntamos a Dermatologista Dra Luli Palermo Algumas Dúvidas Sobre Pele During Covid-19

IMG 1356 - Perguntamos a Dermatologista Dra Luli Palermo Algumas Dúvidas Sobre Pele During Covid-19

O Lolla Team debateu questões de beauté durante a quarentena que são um pouco unusual. Pedimos para a Dra. Luli Palermo, dermatologista da Rosa, tirar as nossas dúvidas. Here they are: 

1. Cílios

Os cílios podem cair por causa de stress? O que fazer nesse caso? Tem algum produto de farmácia para ajudar com este problema?

Você pode tanto ter queda dos cílios como das sobrancelhas ou dos cabelos por estresse, chama-se alopecia areata, é uma resposta do sistema imunológico que pode ser causada por estresse. Nesses casos o tratamento é diferente do tratamento para eflúvio telógeno, em que as quedas de cabelo por estresse são difusas, notadamente relacionadas a um evento específico, o que é totalmente diferente. Quando você tem uma alopecia areata com queda dos cílios, eu recomendo um tratamento específico tanto oral como tópico, existe no mercado a Bimatoprosta, que é comercializada com o nome Latisse, você pode utilizar nos cílios e nas sobrancelhas para estimular novamente o crescimento, e funciona bem. Quero apenas lembrar que a Bimatoprosta, o Latisse, vem com um aplicador para você utilizar apenas uma vez ao dia na implantação do cílio, com cuidado para não cair dentro do olho. Em pacientes com olhos claros você pode ter pigmentação da cor dos olhos se utilizar de forma errada, ou várias vezes ao dia. Enfim, tem que respeitar a forma de uso do produto.

2. Cabelos

A gente passa o dia todo com os cabelos presos, crianças/tarefas. Isso quebra o cabelo? Faz mal para o couro cabeludo?

Prender os cabelos ainda molhados pode causar lesão dos fios, além disso, o cabelo molhado tracionado também causa uma queda de cabelo, principalmente na região frontal.

3. Vitamina D

Dizem que tomar sol e ingerir vitamina D protege do Covid. Pode tomar sol só no rosto? Com protetor solar? Alguma marca de vitamina D pra comprar?

Então, vamos lá: o que se sabe é que o nível adequado de Vitamina D é importante na modulação da resposta imune às infecções, inclusive infecção viral, mas não chega a ser um tratamento para infecção viral. De qualquer forma, você ter um nível adequado de Vitamida D, assim como o de Zinco, Omega 3, complexo B, é importante na modulação da resposta às infecções de uma forma geral, você vai ter uma resposta melhor. Nessa época de confinamento as pessoas ficam muito privadas do sol, então é sim interessante que você se exponha ao sol pelo menos 15 min por dia, para você ter uma conversão de Vitamina D, ou seja, uma regulação da Vitamina D. Agora se você já tem uma deficiência de Vitamina D sabida por exame, é importante que você faça uma reposição e existem várias marcas no mercado. A dose recomendada depende do seu grau deficiência para repor de forma adequada, podendo ser uma vez por semana, se necessário diariamente, aí depende do nível que está a sua Vitamina D. Então é isso, ela promove a melhora de resposta imune, mas não é um tratamento para infecção viral.

4. Protetor Solar

Precisa passar protetor pra ficar dentro de casa? 

Resposta: O uso do protetor solar é importante porque ele protege da luz visível e da luz dos dispositivos eletrônicos, então é importante que você use em casa sim, de preferência com cor, porque a cor ajuda também na proteção física à luz. Principalmente para os que tem melasma e qualquer exposição pode piorar, acentuar a pigmentação. Quando você for fazer a exposição solar para reposição de Vitamina D, ela precisa ser sem filtro e é interessante que você tire a sua camisa e faça a exposição no tronco e não só na face, quem tem melasma, sol na face apenas com proteção solar.

5. Yoga Pants

Passar o dia com roupa de ginástica, que virou nosso uniforme, causa alguns probleminhas na pele, tipo indesejáveis bolinhas no bumbum. Como lidar?

É muito comum aparecerem as “bolinhas” no bumbum com uso contínuo da legging eu costumo recomendar um hidratante com uréia e ácido azeláico 15%, no mercado tem o Azelan Gel.

Thanks Dr. Luli! Antes de usar qualquer produto na pele ou medicamento, fale com seu médico.

Lolla Team

by Lolla Team

Read ’s posts

POST A COMMENT