Pequeno Guia de St Barth, Uma Ilha Do Caribe

Cristiane Peixoto

Charmosa e despretensiosa são duas descrições boas para a ilha de Saint Barthélemy, carinhosamente conhecida como St Barth/St Barts. Localizada no Caribe, é território francês (Francês e Euro são idioma e moeda oficiais), com 21Km2, cercada de praias lindas, animada e exclusiva.  Não é a toa que se tornou destino #mustgo do jet set mundial.

Não é uma ilha barata e o foco é no turismo de luxo, mas nem por isso tem clima de ostentação. Muito relax, o programa aqui é aproveitar esta variedade de praias, beach clubs e uma gastronomia da melhor qualidade.

Esta foi minha segunda visita a SB e escolhi novamente a época de baixa temporada para uma semana de muita praia e sol. Isso porque prefiro ambientes menos cheios, sem contar os preços bem mais em conta, principalmente com relação a hospedagem.

Na alta temporada (Dez,Jan & Fev) a turma do hemisfério norte foge do frio em busca de suas águas cristalinas e areia branca. Assim, a ilha fica lotada e os preços chegam a triplicar. As festas de Reveillon são badaladérrimas e celebridades são figurinhas fáceis nas ruas. Se este é seu perfil, vá fundo mas lembre-se de reservar tudo com muita antecedência, desde aluguel de carro à restaurantes.

Falando em carro, sem ele você não se move na ilha. Não tem transporte público, o número de táxis se conta nos dedos e não tem Uber. Melhor é sair do aeroporto já com o carro (alguns hotéis oferecem traslado de/para aeroporto). E como se chega? Não existe voo direto*, é necessário uma escala em St Marteen seguida de um voo de 15 min em um bimotor. A pista de pouso do aeroporto de SB é famosa, com menos de 700m e confesso que fechei os olhos! Para quem não tem coragem, a opção é uma viagem de 1;45hr de ferry também saindo de St Marteen.

* Fiz NY – St Marteen via JetBlue e St Marteen – St Barth via Winair

Algumas fotos que fiz durante a viagem

Antes de mais nada, compartilho aqui um pouco de minhas memórias para você já entrar no clima da ilha:

 

Agora sim, aqui vão minhas dicas, todas testadas e aprovadas!

 

Beach Clubs

 

Shellona St Barth (@shellona_stbarth)

Meu preferido; localizado em Shell Beach e menu de comida grega deliciosa.

https://www.instagram.com/p/CfgsRbsO9hK/

 

 

Gyp Sea Beach (@gypsea_beach)

De frente para as águas turquesas da praia de St Jean.

https://www.instagram.com/p/CftccdKukah/

 

Nikki Beach (@nikkibeachsaintbarth )

O mais famoso da ilha; sempre animado e perto do centrinho de St Jean.

https://www.instagram.com/p/CdJPgWUpGrD/

 

* faça a reserva dos sun beds (espreguiçadeiras)/ restaurantes antes para não chegar e não ter lugar para deitar. Mesmo na baixa temporada tem movimento.

 

Restaurantes

Além dos restaurantes dos próprios beach clubs, estes são os que mais gostei:

 

Bonito (@bonitostbarth)

Sem trocadilhos, é bonito mesmo … com vista para o porto de Gustavia (centro comercial/capital da ilha). Os drinks elaborados são famosos e de quebra ainda tem uma lojinha. Bom point para ver o por do sol.

https://www.instagram.com/p/CfUeZc1LWUh/

 

Tamarin (@tamarinstbarth)

Ganha o prêmio do restaurante mais lindo, com mesas espalhadas em um jardim tropical. Fui em dia de lua cheia e fiquei encantada. Menu variado e também excelente.

https://www.instagram.com/p/CeEFecujwc_/

L’Isoletta (@lisolettastbarth)

Super descontraído com um menu de pizzas que são servidas a metro. Ideal para aquele dia que você procura um lugar mais relax e ótimo para ir com criança.

https://www.instagram.com/p/CZFxiEssjSQ/

 

O restaurant irmão, L’Isola (@lisolastbarth)

Eu já não achei tãããooo bom, um pouco careta demais, com cara de restaurante de cidade e não de clima de praia.

https://www.instagram.com/p/CZ-CxFrPrKA/

Sand Bar (@sandbar_stbarths)

Ocupa uma varanda deliciosa dentro do Eden Rock Hotel e o menu tem assinatura do chef Jean-Georges Vongerichten. Confesso que melhor foi o ambiente e a sobremesa, um suffle de banana com chocolate.

https://www.instagram.com/p/CdL9v-OJbqF/

Le Rivage (@lerivagestbarth)

Ótimo restaurante, bem charmoso, para almoço em Grand Cul de Sac. Eles oferecem algumas sun beds/ espreguiçadeiras para alugar caso queira ficar na praia.

https://www.instagram.com/p/Ce6Y2Tvua9N/

 

Para completar a lista, super recomendo os restaurantes dos hotéis Le Sereno (@lesereno) e Le Guanahani (@rosewoodleguanahani) ambos também de frente para a praia de Grand Cul de Sac.

 

 Shopping

Um dos grandes prazeres de SB é, sem dúvida, rodar pelas lojinhas da ilha pós almoço ou antes do jantar. Aliás aqui fica uma pequena reclamação: as lojas fecham relativamente cedo então se programe para não dar de cara na porta. E normalmente não abrem aos domingos.

Vale lembrar que a ilha é duty free e sendo território francês, a parada na farmácia, com aqueles produtos que a gente ama, é obrigatória.

Todos os beach clubs e hotéis contam com suas próprias boutiques. Visite todas, a curadoria varia um pouco de uma para outra. Espere encontrar muitos vestidos estampados, saídas de praia, kaftans, acessórios, bijoux, chapéus e todo tipo de bolsa de palha.

Para os homens uma variedade enorme de calções de banho e camisas de linho ou algodão. Praticamente o uniforme masculino!

Gustavia reúne o maior número de lojinhas, seguido de St Jean.

Minhas preferidas:

 

Clic  (@clic_stbarth)

Se alguém lembra da Calypso em NY vai amar a Clic. Da mesma dona, minha xará, Christiane Celle. Na minha modesta opinião, a lojinha com melhor seleção e de melhor bom gosto. Tem roupa, acessórios & décor.

(se está em NY, tem Clic no Soho e no Upper East Side!).

https://www.instagram.com/p/CeWPYTluCDF/

 

Baya (@bayastbarth)

Objetos de casa e decoração; muita coisa africana. Adorei.

https://www.instagram.com/p/CertecJDLXO/

 

Poupette (@poupettestbarth)

Uma variedade grande de vestidos estampados para adultos e crianças.

https://www.instagram.com/p/CgUdbs-Kl1O/

Varda (@vardastbarth)

Boutique multimarca mais sofisticada; muita marca francesa como Vanessa Bruno e Inoui Editions.

https://www.instagram.com/p/CbGyreOMZlQ/

 

Ligne St Barth (@lignestbarth)

Não vá embora sem pelo menos conhecer a loja. Melhor linha de cremes & afins. Marca tradicional desde 1983. Eu amo o shower gel! Perfeito para trazer de presente.

https://www.instagram.com/p/Cf101cDMe5h/

 

Kasa (@kasasaintbarth)

Adorei as bolsas de palha e as sandálias rasteiras com tiras coloridas.

https://www.instagram.com/p/Cf7ckDTPmSv/

 

Lili Belle (@lilibellestbarth)

Multimarcas; mas o que mais gostei foram os vestidos, tops e pareôs de algodão em “block print” (aquela estampa Indiana).

https://www.instagram.com/p/CgH3hMgO6VB/

Kiwi (@kiwisaintbarth)

Esta lojinha em St Jean tem de tudo um pouco, cara de turista e mais barata. Boa de comprar uma T-shirt de lembrança ou um short de última hora.

https://www.instagram.com/p/CMXyuptFuKi/

 

E St Barth sendo destino de luxo, marcas como Louis Vuitton, Dior e Prada não poderiam faltar. Esta última tem a boutique mais linda que já vi do grupo, com décor de matar e alguns produtos exclusivos.

 

Praias

Não vou me estender no quesito praia pois recomendo que visitem todas (16 total). Tem praia piscina e boa para esportes aquáticos (Grans Cul de Sac), tem praia de surfista (Le Toiny), tem praia se quiser ficar “ao natural” (Salines) etc.

Unanimidade na minha família é Colombier, uma praia com acesso por uma trilha de uns 20 minutos (descida é fácil, volta puxada …) ou somente de barco. A mais deslumbrante de todas.

Colombier st batrh caribe
Colombier

Hotéis

St Barth conta com poucos, mas excelentes hotéis:

 

Le Sereno

Le Guanahani

Eden Rock

Le Barthelémy (aluga suas espreguiçadeiras a não hóspedes)

Cheval Blanc

Le Toiny

Christopher St Barth (a vista é uma das melhores da ilha)

 

Na minha primeira vez fiquei hospedada no Le Sereno e dou nota 1000.

Desta vez optamos por alugar uma casa através do site Vrbo e gostamos da experiência.

O furacão Irma em 2017 causou enormes danos na ilha e os hotéis precisaram ser reformados e/ou reconstruídos. Todos estão novinhos em folha!

 

Bon Voyage!

 

LEIA TAMBÉM:

O MELHOR DE TURKS & CAICOS, NO CARIBE

O MELHOR DE NASSAU, NAS BAHAMAS

Share this story

Comments Expand -
Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.