Pensamentos Sobre Motivação

IMG 6003 scaled - Pensamentos Sobre Motivação

Eu sinto que já passei por várias fases durante a pandemia. Logo no comecinho, a possibilidade das crianças ficarem sem aula soava como um grito desesperador que ecoaria pra sempre. Me lembro da sensação quando a escola mandou o comunicado confirmando a suspenção das aulas presenciais por tempo indeterminado, passou um vento gelado dentro de mim. Imagina ficar com três crianças pequenas em casa o dia inteiro? A escola é meu suspiro, é quando a casa fica calma e eu consigo ter sossêgo e foco. Com as crianças em casa, as notificações do celular que podem tirar meu foco não conseguem mais competir com as seguidas interrupções porque um está com fome, o outro no banheiro e o outro preso dentro da blusa porque a independência é o maior objetivo na vida de uma criança de 4 anos que quer se trocar sozinha.

E como tudo na vida, a gente se adapta. Os primeiros dias sem aula foram desafiadores, até eu conseguir criar um schedule que funcionasse para todo mundo demorou um pouco. Eles tem uma rotina cheias de regras que a gente vive quebrando, mas se eu preciso de um guia ou eles, o schedule está lá na parede para reestabelecer a casa. Também é a primeira vez na minha vida que fico sem babá, o que faz eu me sentir uma completa alienada perante ao mundo.

Acompanhar as aulas online é uma tarefa exaustiva, me cobrei muito nas primeiras semanas, saia das aulas esgotada e frustrada se meus filhos não estivessem acompanhando direito. Com o tempo e depois de muita troca com as professoras e equipe pedagógica da escola fui entendendo que o comportamento deles em casa não é muito diferente da escola, eles também se dispersam e começam a pular ou reclamar. Crianças tão pequenas não conseguem ficar 2h na frente do computador. Se a gente conseguisse, os adultos da historia, não existiriam tantos livros, artigos e ferramentas sobre produtividade. Aqui em casa cada dia é um que resolve ser rebelde, pelo menos não vira um motim.

SOBRE PRIORIDADES E ROTINA

Mas vi meu comprometimento com o meu schedule ir por água abaixo quando precisei virar Miss Rosa. Nunca mais fiz ginástica, o que tinha sido a minha maior descoberta de alegria durante a quarentena, se perdeu. Eu fazia ginastica de manhã, todos os dias, pelo app da Melissa Wood Health, que eu adoro e faço há anos. Mas eu gosto de fazer ginástica sozinha, não gosto de ter ninguém me vendo fazer aula. E com três crianças, não é só vendo né? Elas entram embaixo de mim a cada downward dog. Tentei fazer a tarde, mas durante a tarde já estou sem energia e muito envolvida em outras tarefas da casa ou do trabalho, não quero interromper para ir malhar.

Preciso de algum jeito tornar a ginástica minha prioridade de novo, só assim vou ter disposição e vou encontrar um espacinho pra ela no meu dia e não precisa ser todo dia. Eu também tinha criado uma rotina de “little things to look forward”, é assim que eu funciono para me sentir feliz no horizonte. Não muito feliz, afinal não tem como ficar alheia a tudo que está acontecendo, mas “esperar por algo” me faz bem, é como um motorzinho para que os dias passem com mais empolgação. No momento ando sem criatividade para meus somethings ou sem empolgação mesmo.

Por outro lado, ando muito mais focada no trabalho. Ontem foi um dia cheio de conquistas inéditas, o lolla atingiu 1000 posts publicados, o Pinterest do Lolla 1 million page views e eu fiz minha primeira live com a Luana, do Ateliê de Calças.

Acho que no fim, não mudei muito. Quero continuar fazendo tudo e ser excelente em toda as áreas, e isso é a maior utopia da vida de uma mãe. Talvez o meu maior problema é ser binária e esquecer que existe um caminho do meio. Não preciso fazer tudo todos os dias, alguns dias posso priorizar o trabalho e outros a ginástica. É tão simples! As vezes sinto que luto contra o meu maior privilégio, que é o poder de escolha. Seria por me sentir culpada? Ou por não dar valor a isso? Terminei de ver ontem Little Fires Everywhere, série na Amazon com a Reese Witherspoon e a Kerry Washington, essa cena fala tanto sobre isso:

Screen Shot 2020 06 10 at 2.30.47 PM - Pensamentos Sobre Motivação

 

 

Rosa Zaborowsky

by Rosa Zaborowsky

Editor & Founder of Lolla.

POST A COMMENT