Quais são seus pensamentos sobre Climate Change? Você pensa nisso todos os dias ou só quando notícias difíceis de digerir te atingem?
A cena das famílias na Austrália ajudando os coalas selvagens, em especial de um coala abraçando uma mulher que ajudou ele a se salvar do fogo em Janeiro. Heartbreaking and beautiful at the same time.
Mês passado assisti o documentário do Sir David Attenborough, A Life on Our Planet, da Netflix. O ambientalista inglês tem uma voz doce e uma postura tão cativante, que me peguei inclinada para chegar mais perto dele na TV como se Sir David estivesse na sala da minha casa, passou a vida estudando e produzindo conteúdo sobre o nosso planeta Terra. A mensagem principal do documentário é que ainda dá tempo de salvar o planeta e essa esperança é o que move os grandes pensadores e os mortais como eu, o tal do something to look forward que é tão importante pra mim.
Ando pensando bastante nisso e fui atrás de atitudes realistas que podem ser incorporadas no nosso estilo de vida e aqui cabe cada um a julgar o seu.
14 Pequenas Coisas que Fazem uma Grande Diferença para o Climate Change
- Encher os pneus. O ideal para a funcionalidade e preservação do seu carro e pneus é calibrá-los uma vez por semana, ajuda a manter o alinhamento, balanceamento e estabilidade (who new!?) Mas além disso, otimiza a relação quilometragem por litro de combustível, ou seja, gasta menos e anda mais. E mais, manter as revisões do seu carro em dia por si só já otimiza todo o funcionamento do veículo, economia para você e menos emissão de gases geradores do efeito estufa.
- Coma a comida que você compra. A dica é ir para o supermercado com o menu da semana planejado, ou pelo menos uma ideia dele. Comprar com mais controle vai reduzir o consumo e a quantidade de comida que você joga fora.
- Recicle seu armário doando/vendendo/comprando 2nd hand. Eu estou sempre fazendo limpeza no meu armário, doo 95% das coisas e vendo algumas poucas. E sempre que eu quero comprar alguma coisa cara, que seria um investimento, procuro primeiro em 2nd hand shops, como o Etiqueta Única, The Real Real e o Vestiare Collective, ou no armário da minha mãe.
- Simplifique. Compre e consuma menos, em todas as áreas da vida. Quando você estiver com vontade de comprar, dê uma chance para encontrar algo mais legal esperando alguns dias.
- Leve suas sacolas ao supermercado. Aqui não tem argumentos.
- Vote. Na hora de votar, faça uma pesquisa eficiente sobre candidatos que levantam a sua causa.
- Unplug. Sabia que o carregador ligado na tomada consome energia, mesmo se o seu celular não estiver conectado?
- Reduza o consumo de água. Isso é bem óbvio, mas acho que tem gente que ainda escova os dentes e lava o rosto com a água escorrendo.
- Reduza o junk mail. As servidoras de email armazenam todas as mensagens de cada uma de suas contas em espaços físicos, esses locais consomem uma enorme quantidade de energia. Algumas ferramentas ajudam a eliminar emails indesejáveis. E faça um esforço também, para reduzir papéis e correspondências, peça boletos por email e tente não levar sacolas de lojas para casa.
- Separe o seu lixo, sempre. A partir do momento que você começa a separar o seu lixo em casa, naturalmente não consegue deixar de fazê-lo. Simplesmente porque percebe que a grande maioria do lixo que produzimos é material reciclável, você acaba com uma lixeira bem grande de recicláveis e o lixinho da cozinha dá conta dos seus orgânicos. Apenas olhar aquela pilha de lixo e pensar que ele pode ou ser reprocessado e reutilizado ou ir para um aterro – quando não diretamente para rios e oceanos – e demorar mais de 500 anos para ser degradado (ex: garrafa de plástico), e se dar conta de que seus hábitos são determinantes nesse destino, passa a ser fácil tomar a decisão correta.
- Eduque e conscientize as crianças. Dê um bom exemplo aos seus filhos, converse sobre o porquê de não gastar água ou luz, peça ajuda para eles ao separarem o lixo e explique porque devemos fazer isso. O que eles virem como hábito em sua casa, vão provavelmente repetir ao longo da vida.
- Compre de produtores locais. Sempre que puder, prefira comprar seus alimentos frescos de produtores locais. Como no Brasil a grande maioria do transporte de carga é feito por caminhão, temos que lembrar que, pelo uso do combustível fóssil, esta logística gera uma emissão de CO2 significativa, e quanto mais pudermos evitar, melhor. Além disso, o estímulo da economia nos mercados locais é super importante para a sustentabilidade das regiões.
- Reveja alguns critérios ao fazer investimentos. Hoje em dia as possibilidades de investimentos em diferentes áreas de atuação são abundantes, ao ponto de você poder sim ser mais criterioso e ainda ter o mesmo retorno financeiro, ou até maior. Criterioso no sentido de não pensar apenas no retorno financeiro, mas sim se o empreendimento ou investimento que pretende fazer está alinhado com os seus ideais de preservação. Por exemplo, já há uma organização de bancos abrangendo vários países que consideram aspectos sociais, éticos e ecológicos – além dos financeiros, claro – das empresas antes de investir as economias de seus clientes nelas.
- Embalagens refil. Sempre que puder reutilize embalagens. Há empresas de produtos comuns do dia-a-dia, como sabonete líquido e maquiagem entre outras, que oferecem a possibilidade de refil. Você contribui dando maior tempo útil para os produtos que estão em bom estado e pode ajudar na diminuição na produção de embalagens, e consequentemente dos gastos com água e energia, que são significantes em qualquer processo produtivo.