receita de penne a la vodka

A segunda receita de Junho é em homenagem a Joan Didion, autora do artigo que inspirou o tema desse mês no The Lolla.

Adorei descobrir que a Joan era uma super cozinheira e oferecia badaladíssimos jantares em sua casa em L.A. para celebs como Patti Smith e Janis Joplin. Mas, que muito além disso, encontrava em sua cozinha o prazer na rotina e no ritual de bem alimentar sua família: “After I married and had a child, I learned to find equal meaning in the repeated rituals of domestic life,” Didion wrote in The Year of Magical Thinking. “Setting the table. Lighting the candles. Building the fire. Cooking. All those soufflés, all that crème caramel … These fragments I have shored against my ruins, were the words that came to mind then.”

 

Então, compartilho com vocês a minha versão do adorado molho alla vodka, que também era um fave no livro de receitas da Joan Didion. Espero que gostem!

xxxx

Gabi

IMG 6084 e1656356533186 586x600 - Penne alla Vodka: Uma Homenagem à Joan Didion e ao Tema do Mês do Lolla

Ingredientes:

1kg de tomates picados, sem pele e sem sementes

3 csp de manteiga sem sal ou ghee

1 cebola grande picada

4 dentes de alho picados

1/2 cc de manjericão seco

1/2-1 cc de pimenta calabresa

1 csp de pasta de tomate

1/4 xíc de polpa de tomate

1/4 xíc de vodka

1 xíc de creme de leite (eu usei o de aveia da @heynude_)

1 xíc de parmesão ralado fino

1/2 xic de água do cozimento da massa

500g de penne à sua escolha

Sal a gosto

Tomilho fresco a gosto

 

Modo de preparo:

Aqueça uma panela funda com água e sal e cozinhe a massa de acordo com o tempo de cozimento indicado na embalagem. Reserve 1/2 xícara da água do cozimento para o molho.

Numa panela grande, derreta a manteiga e refogue as cebolas em fogo baixo, com uma pitada de sal, até caramelizar (TIP: esse passo é super importante para dar sabor!).

Junte alho, manjericão e pimenta calabresa e refogue por cerca de um minuto. Aumente para fogo médio, junte a pasta e a polpa de tomate e refogue até incorporar. Agora é a vez da vodka, dos tomates e do tomilho. Acrescente um pouco de sal a gosto e cozinhe por cerca de 10 minutos, até ficar mais grossinho. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e bata o molho na panela com um mixer.

Religue o fogo, junte o parmesão e a água do cozimento, mexendo rapidamente. Junte a massa cozida, ajuste o sal ao seu paladar e enjoy!

Rendimento

4 porções

 

LEIA TAMBÉM:

RECEITA DE SALADA MORNA DE COUVE-FLOR E TÂMARAS DA ALISON ROMAN

GAZPACHO DA GABI: RECEITA DE SOPA DE TOMATES FRIA

POST A COMMENT