
Estou prestes a atingir a marca de 7 anos de ansiedade na hora de colocar as crianças para dormir. Chega uma hora do dia que tudo que eu quero é paz e silêncio, fico ansiosa para este momento assim como ficava antes de uma viagem qualquer quando era uma criança.
Eu já entendi que esse é o primeiro grande erro, crianças tem uma sensibilidade de perceber como está nosso humor mais afinada do que guarda de alfândega. Então hoje eu me policio ao máximo para não deixar nenhuma pendência importante do dia para ser feita depois de colocar eles na cama, porque é daí que vem minha maior ansiedade. Dica número 1, get my s* done até o fim do dia.
Minhas três crianças tem dinâmicas bem diferentes para dormir, os gêmeos dormem bem rápido, em menos de 10 minutos. O meu mais velho poderia ficar conversando até 1am se fosse possível... Mas o problema aqui é a presença. O meu pequeno não dorme sozinho, sem a presença de um adulto no quarto por nada desse mundo. Ele precisa se sentir seguro e protegido e pra isso basta ficar lá com ele. Tem noites que isso dura 30 segundos e tem noites que passam de 30 minutos. Dos três, ele é o único que não consegue ficar sozinho e esperar o sono chegar, então não é algo da dinâmica da casa, é dele. Já tentamos todas as técnicas, no momento minha técnica é preservar o ambiente pacífico e o amor, faço o que ele precisa para uma noite sem stress, mesmo que quem fique mais exausta e estressada sou eu.
Tentei recorrer a Dr. Becky, @drbeckygoodinside a psicóloga especialista em parenting, mas não encontrei uma estratégia para o "medo do desapego" que é o que crianças enfrentam na hora de dormir. Reconhecer os medos deles e mostrar pra eles que eu reconheço e entendo evita mais traumas e stress, mas não resolve meu probleminha.
Se você tiver alguma dica ou experiência para compartilhar sobre a hora de dormir, por favor compartilhe nos comentários. Vamos nos ajudar.
P.S. Motherhood Around the World: Como é ter um Bebê na Malásia? and Nossa House Rule Para Acalmar as Kids
Photo by Fin & Vince
Share this story
A minha mais velha (quase 4) tem um longo problema com sono. Nao sei de é coisa de primeiro filho, que talvez o apego (e as nossas ansiedades) sejam maiores, mas aqui desde os seis meses de idade foi terror e panico. Muita ansiedade, choro, terror noturno. Li livros, levei na psiquiatra infantil, chorei muitas vezes de desespero mesmo. Só comecou a melhorar um pouco menos de um ano, mas ainda requer um adulto dormindo no quarto. Vai saber né. Resolvi aceitar e relaxar na medida do possivel.