Lolla5 1200x1500 - Outfit Affairs: Renata Perlman, Consultora de Imagem e Estilo

Há mais de 2 anos conheci a Rosa num evento P-R-E-S-E-N-C-I-A-L, na saudosa e charmosa Casa 190, em que participamos de alguns talks. Eu falando sobre Estilo e apresentando na prática as coleções da Casa, Rosa falando sobre “Construir um negócio e criar uma família é mais desafiador do que a gente pensava”. Sim, esse era exatamente o título do talk de Rosa. Guardo até o hoje o paper com seu texto que foi distribuído a todos os participantes. Sempre gostei dessa troca calorosa nos encontros entre amigos, clientes e família. Minha mãe estava na plateia com seus olhos orgulhosos, a de Rosa também, amigas e clientes queridas lá nos prestigiavam. Momentos preciosos que há meses foram sufocados. Hoje, resolvi reler aquele paper, cujo tema é tão atual e, especialmente agora com a pandemia, bastante desafiador. 

lolla1 1 scaled - Outfit Affairs: Renata Perlman, Consultora de Imagem e Estilo

MONDAY

Pijama Ava Intimates (outra cor) 

Cinto Fê Yamin (outra cor)

Flat Botti (similar) 

Pulseira Antonio Bernardo

Meu nome é Renata Perlman. Sou Consultora de Imagem e Estilo. Muito além das produções de roupas e dicas de style que trabalho com minhas clientes, minhas habilidades sempre se concentraram em entendê-las mais profundamente, em conhecer suas personalidades e anseios para então trabalhar seus guarda-roupas. Com esse amor pelo contato físico e “olho no olho” que faço em meus atendimentos, a pandemia me trouxe um novo desafio: aplicar esse trabalho virtualmente. Não foi fácil. Por outro lado, o fato de me dedicar bastante para esse lado da consultoria, de consolidar a compreensão de minhas clientes sobre seus desejos e controle sobre suas escolhas, me trouxe oportunidades. 

Lolla5 scaled - Outfit Affairs: Renata Perlman, Consultora de Imagem e Estilo

TUESDAY

Calça Richards (antiga, tem em outra cor)

Camisa Marina Saleme Estamparia (comprei no Lolla Market)

É isso. Tudo tem um lado iluminado, não é mesmo? E assim descobri um novo jeito de trabalhar, desenvolvendo um atendimento “terapêutico” online para ajudar minhas clientes no processo de autoconhecimento de seus estilos. O momento, inclusive, é bastante oportuno. Muitas pessoas estão vivenciando questionamentos e mudanças nesses tempos. O nome desse atendimento? Exatamente o que se propõe ser: Terapia de Estilo Online. E assim, os meses estão passando e cada vez mais tenho me encontrado nesse mundo rico e profundo do ser humano e das mulheres que querem se entender melhor e trabalhar sua autoestima.

Lolla2 scaled - Outfit Affairs: Renata Perlman, Consultora de Imagem e Estilo

WEDNESDAY

Blusa Le Soleil d’Eté (antiga, similar aqui)

Calça (similar aqui) e cinto Zara (similar aqui)

Pulseira Etoiles (similar aqui)

Então, volto para meu primeiro encontro com Rosa e para o talk proposto por ela. E como falei, acrescentar o desafio de conciliar tudo isso e um pouco mais, estando dentro de casa por tanto tempo, com novas funções adquiridas e convivência familiar mais intensa. Como me sinto? Sinceramente? Extremamente sufocada! E tenho certeza de que não sou a única! Entendi que levantar a bandeira da mulher super herói não é suficiente e, aliás, bastante limitada. A energia física e psicológica se esgotam.

Seguindo um dos conselhos da própria Rosa num de seus textos atuais aqui no Lolla, criei um cantinho só para mim, ao que uma amiga chamou de “roomoffice”. Fica num espaço do meu quarto mesmo. Nele pretendo encontrar um pouco mais de tranquilidade para me concentrar no meu trabalho, fazer meus cursos, atender minhas clientes com foco total nelas. Ainda não está pronto, mas aos poucos vou colocando meu jeitinho nele para me sentir inspirada. Para a decor, quero aplicar um exercício de mix de cores que faço com minhas clientes, buscando na natureza, na arquitetura ou nas artes, inspiração para suas produções. No caso, farei o contrário, defini um look que amo e farei sua releitura para os tecidos do espaço.

Lolla3 scaled - Outfit Affairs: Renata Perlman, Consultora de Imagem e Estilo

THURSDAY

Vestido Ulla Johnson

Cinto Ava Intimates (similar de outra cor aqui)

Falando em look, não vou finalizar esse relato, sem contar um pouquinho sobre meu próprio estilo e como tenho lidado com ele nesses últimos tempos. Se entrar na bio do meu perfil no Instagram, encontrará, em destaque, a frase “Conforto é o meu luxo”. Agora, multiplique isso por três! C’est moi! Rsrsrs. Brincadeiras à parte, no processo de transformação e maturidade, há tempos encontrei no conforto o lema principal do meu estilo. Mas, para “conforto” leia-se: peças mais soltas, pés no chão e muito confortáveis. Não estou falando de um estilo esportivo ou mais despojado. Essa não seria eu. Gosto de me enfeitar, perco tempo com maquiagem e cabelo, penso em misturar cores e estampas quando estou com meu lado criativo animado, troco de bolsa pela produção que desejo… Como sempre explico para minhas clientes, somos feitos de múltiplos “eus” e não gosto de me enquadrar ou enquadrá-las em único estilo. Porém, nesses tempos de isolamento, apesar de não abrir mão do que me faz sentir bem para minha própria autoestima no dia-a-dia, me permiti mais liberdade, diminuí a maquiagem, lancei mão do loungewear arrumadinho e jamais, JAMAIS, abri mão de acessórios, principalmente em meus encontros, mesmo nos virtuais. Gosto de pensar em quem vou ver. E não estou falando apenas de trabalho. Cada vez que falava com minha avó semanalmente pelo Skype, corria para colocar um colarzinho colorido ou um brinco delicado, porque sabia que a agradaria. E não tinha uma vez que não houvesse um comentário. Tem coisa melhor do que tirar um sorriso de quem você ama? Conhecer o seu receptor facilita bastante suas escolhas. 

Lolla4 scaled - Outfit Affairs: Renata Perlman, Consultora de Imagem e Estilo

FRIDAY

Colar Pepita (similar aqui)

Camiseta Lemon Basics (similar)

Saia Cooka

Papete Tatiana Loureiro (outra estampa) 

Em uma live que fiz em 2020 com uma profissional de NY que trabalha com ferramentas motivacionais para empresários, falamos justamente sobre a importância e o respeito de se mostrar propositalmente arrumada e preparada para um encontro. É uma ponte inconsciente para a conexão. Para mim é um gesto natural, mas que indico e incentivo minhas clientes quando trabalhamos suas imagens. Claro, SEMPRE respeitando seus estilos acima de tudo.

SHOP THE STORY

350 - Outfit Affairs: Renata Perlman, Consultora de Imagem e Estilo

PHOTOS: RENATA PERLMAN 

POST A COMMENT