
Eu fui abençoada com muito cabelo, tipo muito. Me lembro até hoje quando uma amiga me falou que ela sempre tentava replicar como o meu cabelo ficava preso na piranha porque o dela nunca ficava igual, foi o maior wake up call – as pessoa prestavam atenção mesmo ao meu cabelo. Ele teve fases, já foi bem mais seco e bem mais liso (quando eu era nova usava ele com franjinha, liso escorrido) e muito mais claro. Essa parte pra mim é frustrante, as pessoas me perguntam se eu pintei o cabelo de um tom mais escuro, mas aparentemente isso é mais um dos efeitos pós maternidade que ninguém te conta. Pelo menos agora que já tenho alguns fios brancos, tenho um pretexto para pintar e posso clarear ele um pouquinho.
No momento ele anda com um problema sério de frizz. Estou cheia de cabelinhos novos no topo da cabeça e eles parecem os últimos bêbados solitários em uma dinner party, se recusam a sumir da minha visão. Essa parte eu ainda não sei como resolver. Frizz a parte, essa é a minha rotina de cuidados com o cabelo.
PARA OS DIAS DE LAVAR O CABELO
Eu lavo a cada 2 ou 3 dias, depende de como ele está. Uso primeiro um shampoo que tira a oleosidade da raíz, o Phyto Detox e depois um shampoo nutritivo, para recuperar o brilho e deixar ele mais saudável. Eu ganhei o Nexxus Protein Fusion e to usando desde então. Para o meu cabelo, se eu uso só ele, acaba ficando pesado e tenho a sensação que não limpa direito. Desde que comecei a usar o Phyto Detox, que limpa bem o couro cabeludo, o Nexxus Protein tem dado um equilíbrio legal e deixado ele mais solto. Ando pensando em testar o Nexxus Frizz Defy Duo, para me ajudar com o frizz. Nos dias que eu quero deixar ele com mais brilho, uso o shampoo ouro Lust Reparação da Oribe, uma marca de shampoo canadense que sou eu amo só de olhar pra ela dentro do meu box de tão linda que a embalagem é (as embalagens são inspiradas em frascos de perfume, é por isso). Descobri que da pra comprar pela Americanas.com, mas realmente é muito caro. Eu uso uma vez por semana para durar bastante!
O condicionador eu alterno entre o da Nexxus Protein, o da Oribe e agora to testando a mascara de Joba da Phyto. Esse é o que menos pesa no meu cabelo, mas eu associo que o peso é o que vai deixar ele mais comportado. Estando certa ou errada, ele fica sujo mais rápido se fica muito pesado, mas a mascara não tem me ajudado a pentear. Por outro lado, ele não está podendo servir de base no momento, meu cabelo precisa de um corte urgentemente.
A cabeleireira da minha irmã indicou um produto para ser usado entre o shampoo e o condicionador, chama Uso Obrigatório da Truss. É um spray para passar em todo o cabelo, entre o shampoo e o condicionador e deixar agir por alguns minutos, ele funciona como reconstrutor capilar. Usei uma vez só, ainda não tenho muito o que falar, mas os reviews são ótimos e minha irmã está bem feliz.
Uma das minhas estratégias para tentar diminuir o frizz foi parar de usar toalha na cabeça. Outro dia eu acabei enrolando a toalha para não molhar meu pijama e os gêmeos não entenderam nada, acho que eles nunca tinha me visto com a toalha na cabeça. e procuro sempre secar um pouco, sem calor. Minha melhor aquisição para os meus cabelos nesta vida foi um secador Dyson, economizo muito tempo secando com ele, e de alguma forma fica muito melhor. Dá para comprar na Sephora dos Estados Unidos e mandar entregar para um Grabr trazer (é tipo um Uber, mas para compras).
Uso sempre um óleo protetor antes e depois de usar o secador. No momento estou amando o Nature Lab Tokyo Perfect Shine Oil Mist, ele é levinho e deixa um brilho lindo.
PARA OS DIAS OFF
Eu sou bem picky com cheiro de cabelo, detesto sentir o cheiro do meu cabelo e aprendi que não preciso lavar todos os dias para manter ele limpo. OK que morando em São Paulo, estamos no meio da poluição o dia inteiro, mas já tive uma fase em que lavava todos os dias e não é o que deixa meu cabelo mais saudável. Hoje eu confio no shampoo seco para segurar a oleosidade no 2º dia, que é o máximo que eu fico sem lavar. Tenho algumas marcas preferidas, já testei outras mais baratas de farmácia e simplesmente não vale a pena.
Step 01 | Leave in
Leave in spray condicionador da Milk Shake. É um spray a base da proteina do leite, que ajuda a dar estrutura para o cabelo. Pode ser usado também depois do condicionador, durante o banho como um leave in. Eu prefiro usar como um segundo passo comprimento do cabelo.
Step 02 | Shampoo Seco
Shampoo Seco Ouai: o mais leve, que deixa meu cabelo com brilho e mais fácil de estilizar. Eles lançaram o Foam Dry Shampoo, que dá o mesmo efeito, mas em textura de foam, tipo um mousse.
Shampoo Seco Klorane: essa marca foi como eu descobri o shampoo seco, vendia aqui no Brasil na Drogaria Iguatemi, mas acho que saíram e eu nunca mais encontrei. Compro fora quando viajo, é fácil de encontrar em qualquer farmácia na Europa e nos Estados Unidos também.
Shampoo Seco Lee Stafford: eu gosto de como ele seca o cabelo, mas deixa estranho, com muita cara de spray. Tenho que passar e esperar um tempo, coisa que eu nunca faço, para continuar arrumando meu cabelo. É o menos pratico.
Já ouvi falar super bem do shampoo seco da Oribe também, na minha lista para testar quando os meus acabarem.
Step 03 | Shine baby
Finalizo com o óleo da Nature Lab para dar brilho e proteger do calor do secador se eu for usar.
Step 04 | Stubborn Bangles
Quando eu quero finalizar direito a minha franja, uso um spray de textura da Bumble & Bumble.
Bonus tip: na noite antes de lavar (quando eu lembro =/) passo um óleo de abelha da Gisou e penteio o cabelo. Isso ajuda no brilho, na textura e deixa o cabelo mais solto. Sinto que preparo o cabelo melhor para ser lavado no dia seguinte.
Share this story