restaurantes favoritos em Londres
Kate Moss no La Famiglia

Londres é uma cidade que não para nunca – sempre tem novas marcas, eventos, exposições, e claro, restaurantes, aterrisando na cidade. Nos últimos anos, a terra da Rainha passou a ser um destino gastronômico mais diversificado e criativo do que jamais foi, se tornando um dos lugares mais genuinamente emocionantes do mundo para comer uma gama infinita de sabores. O cenário, no entanto, nem sempre foi esse…

 

POR QUE OS INGLESES TEM FAMA DE COMER MAL?

Por muito tempo o país teve a sua imagem atrelada à má qualidade da comida. Existem hipóteses a respeito das tradições culinárias britânicas que eram fortes até o início do século 20, porém com a dificuldade imposta pela guerra, as famílias inglesas foram forçadas ao racionamento de alimentos por décadas. De 1940 a 1954, a prioridade para os cozinheiros britânicos não era o prazer, mas a sobrevivência, e assim uma geração inteira se adaptou a ovos, comida enlatada e um único tipo de pão. 

Infelizmente, todo o sentido do paladar foi eliminado devido às restrições ao comércio e às viagens. Como consequência, várias gerações de cozinheiros cresceram sem ter acesso aos sabores e generosidade do resto do mundo. Claro que isso não explica tudo, pois muitos outros países já passaram pelo racionamento de alimentos, e ainda assim mantiveram vivas suas fortes tradições culinárias. Quer um bom exemplo? A “cozinha camponesa”, que gira em torno da ideia de que as culturas da classe trabalhadora usam técnicas inteligentes e temperos deliciosos para encobrir os piores cortes de carne.

 

DA MÁ FAMA A BOA MESA: O QUE MUDOU?

Hoje, a cena gastronômica inglesa é reflexo da diversidade cultural e grande imigração do país, influenciando de forma inestimável a comida consumida por aqui. Para se ter ideia, um estudo da Cauldron Foods descobriu que 60% dos alimentos ingeridos no país não provêm de uma formação britânica. Não é à toa que o famoso ‘chicken tikka masala‘ é o curry favorito entre os britânico, sendo considerado o prato nacional número um do país. Por todos os cantos, você encontra restaurantes chineses, japoneses, italianos, indianos, espanhóis etc…

Cheios de energia, os ‘novos’ chefs costumam ter uma verdadeira obsessão com a qualidade dos ingredientes, redescobrindo a ligação entre a criação e a natureza, tão importante quanto suas aptidões culinárias e os espaços onde elas são servidas. 

Quando cheguei por aqui, vim cheia de preconceitos e com um pé atrás imaginando o que eu encontraria ou melhor tudo o que eu não encontraria, mas tive uma surpresa e a realidade foi o oposto. Aprendi a gostar de muitos sabores e pratos típicos inglês – os queijos populares, morangos e frutas vermelhas, rhubarb, pudim de caramelo, as incríveis cervejas e o sunday roast como contei aqui. Morando aqui, passei a me envolver cada vez com uma gama infinita de sabores, sem falar na mão na roda que é poder sentir a todo momento que estou em um canto do mundo sem sair do lugar. 

Agora, bora para as dicas dos meus lugares favoritos em Londres? Vou começar com os que eu sempre frequento e no próximo post vou fazer uma listinha com os novos lugares que abriram recentemente – muitos eu ainda não tive a oportunidade de ir, mas estou louca para conhecer. 

 

OS MEUS RESTAURANTES FAVORITOS EM LONDRES

 

Picture1 - LOLLA CITY GUIDE: Os Restaurantes FAVORITOS em LONDRES da Nossa London Based Contributor

WHERE TO FOR TAPAS

O Barrafina é disparado o meu espanhol preferido na cidade toda para desfrutar de tapas. Despretensioso, eles possuem 4 unidades pela cidade sendo a minha preferida a unidade do Soho, na qual você senta no balcão e vê os chefs preparando tudo ali, na sua frente. O menu especial muda diariamente, e varia para cada restaurante. Dica: não deixe de pedir a ‘Stuffed Courgette Flower; Gambas Rojas al Ajillo e o Pan con Tomate.

 


Picture2 - LOLLA CITY GUIDE: Os Restaurantes FAVORITOS em LONDRES da Nossa London Based Contributor

WHERE TO FOR CHEF EXPERIENCE

O Evelyn’s Table é mais um restaurante que dá para ter uma experiência íntima do chef. Escondido da agitação de Piccadilly Circus na Rupert Street e vizinho do delicioso The Palomar (comida do Oriente Médio, excelente lugar by the way), ele é um dos três estabelecimentos localizados no mesmo prédio. Você pode começar com um pré-drink no The Blue Posts, tipo um pub mais moderno no térreo, antes de descer as escadas até o Evelyn’s que oferece apenas 10 lugares para desfrutar de uma gastronomia com produtos britânicos, técnicas japonesas e influências francesas Caso você seja do time dos vinhos, no último andar você encontra o wine bar, The Mulwray, onde as garrafas são obtidas de produtores sustentáveis evinhedos biodinâmicos.

Screen Shot 2021 09 06 at 10.49.17 - LOLLA CITY GUIDE: Os Restaurantes FAVORITOS em LONDRES da Nossa London Based Contributor

WHERE TO FOR FLAVOURSOME SPICES

Localizado no icônico Neal’s Yard, em Covent Garden, o restaurante The Barbary tem sua inspiração na costa da Barbária, identificada pelos europeus do século XVI como a área colonizada pelos berberes nas montanhas do Atlas. Pequeno, com 24 banquetas ao redor da ‘cozinha’, eles fazem um dos melhores pão pitta que eu já comi na vida, no forno a lenha. No cardápio, influências dos países da Costa Atlântica ao Mar Mediterrâneo ao Oriente Médio. Ali tudo é reflexo da sazonalidade e disponibilidade onde os alimentos são cozinhados da forma mais pura, com fogo, seja na brasa na brasa, seja no assado em antigos fornos de barro no meio da aldeia. Um dos meus restaurantes favoritos em Londres! 

 

Picture4 - LOLLA CITY GUIDE: Os Restaurantes FAVORITOS em LONDRES da Nossa London Based Contributor

WHERE TO FOR AUTHENTIC JAPANESE

Sendo pescetariana e amante da culinária japonesa, confesso que foi muito difícil escolher apenas um restaurante japonês, afinal Londres tem uma infinidade deles, mas optei por seguir o que eu mais gosto quando se trata de sushi: tradição e simplicidade – aqui o importante é ter peixe fresco e um bom corte. Sendo assim o escolhido foi o Chisou, que oferece uma autenticidade com tradição. Se você está procurando por fusão ou experimentos, este é o lugar errado para estar. Mas se você está procurando saquê tradicional habilmente combinado com comida izakaya, este será o seu lugar. Se você quiser mais opções me escreve que eu mando, tenho muitas outras dicas. 

 

Picture5 - LOLLA CITY GUIDE: Os Restaurantes FAVORITOS em LONDRES da Nossa London Based Contributor

WHERE TO FOR CELEBRITIES’ PASTA

Agora indo para os italianos, o La Famiglia é um must-go localizado no bairro Chelsea. Muitos nomes de peso como Bridget Bardot, Michael Caine, Peter Sellars e a princesa Margaret, para citar apenas alguns já o frequentaram. Tradicionalissimo, oferece comida toscana impecavelmente saborosa. O lugar é cozy, uma atmosfera intima e super ‘familiar’ com uma decoração cheia de azulejos azuis e brancos distintos.

 

 

Screen Shot 2021 09 06 at 10.53.26 - LOLLA CITY GUIDE: Os Restaurantes FAVORITOS em LONDRES da Nossa London Based Contributor

WHERE TO FOR BRUCH

Se o seu negócio é café da manhã e brunch, eu não posso deixar de citar um restaurante hiper tradicional e que merece toda sua atenção. O The Wolseley, localizado ao lado da Piccadilly Circus, segue a linha tradicional e é considerado um hotspot for breakfast, vive lotado, apesar de ser bom também no almoço. Tudo é bom! Eu indico as panquecas com fresh berries logo cedo ou o “schnitzel” para o almoço – meu marido ama. Seguindo essa linha também tem o The Delaunay.

 

É isso, espero que tenham gostado e se forem a algum desses, me contem o que acharam e se você já foram em algum dos meus restaurantes favoritos em Londres. 

 

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR A NEWSLETTER EAT YOUR NUTS

POST A COMMENT