24 presentes inusitados de dia dos namorados até R 99 STEAL THE LOOK - Life Hacks: O Secret Sauce de uma Casa Organizada é Aplicar o Conceito de "No Makeup Makeup". Pele Primeiro, Maquiagem Depois.

“O problema não é usar maquiagem, é não cuidar da sua pele.” Foi o que eu disse a Rosa, buscando explicar o que eu acredito e como funciona meu trabalho. Eu não sou maquiadora e nem trabalho com moda, eu organizo casas.

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam quando o assunto é organização da casa, eu não miro na beleza e no post perfeito para o Instagram. Eu aprendi a olhar de maneira mais profunda, vejo a organização como uma ferramenta de bem estar. 

Organizar vai muito além da forma como você guarda suas coisas nas gavetas ou quais organizadores lindos você comprou – ela começa dentro de você, com os seus comportamentos, hábitos e estilo de vida. Por ser uma grande fã das coisas organizadas sempre me esforcei para deixar minha casa arrumada. Esse esforço por muitos anos foi em vão. Minha casa se tornou um grande esconderijo de bagunça e eu vivia lutando para conseguir mantê-la organizada.

Meus níveis de estresse e brigas para deixá-la em ordem cresceram consideravelmente quando me tornei mãe e pensei que só voltaria a viver em um ambiente organizado quando meus filhos saíssem de casa.

Um estudo realizado em 20 pela Cornell University comprovou que a bagunça pode desencadear um aumento do hormônio cortisol, fazendo crescer os níveis de estresse, tensão e ansiedade e levar a hábitos não saudáveis. Esse efeito acaba por se tornar uma grande bola de neve e eclode em uma corrida dos ratos onde você fica secando gelo na tentativa de organizar sua casa, sem sucesso.

Romper com esse ciclo não é fácil. Uma olhada rápida no Pinterest e somos bombardeadas por centenas de técnicas para deixar nossa casa com uma organização color coded impecável, a casa inteira parece uma arco íris. Aqueles lindos organizadores, caixas de acrílico e sem contar as etiquetas com caligrafias perfeitas que só me dão ansiedade. 

Isso tudo ajuda muito, mas é a maquiagem, é o upgrade final. Antes de se maquiar, o mais importante é cuidar da sua pele, e isso exige um processo bem mais profundo: beber mais água, cuidar do sono e da alimentação, olhar para questões hormonais além de avaliar seus hábitos e estilo de vida.

A organização passa por esse mesmo raciocínio. De nada adianta deixar seu armário com cabides iguais e em escala de arco íris se você não conhecer as roupas que tem, saber se elas fazem sentido para o seu estilo, se você gosta delas ou se ainda te servem. Você também precisa observar seus hábitos, como a forma que consome e se devolve as coisas para o lugar de onde tirou. 

E sabe qual o mais legal de tudo isso? Se hoje você acha chato organizar, é porque provavelmente está precisando pesar demais na maquiagem e isso dá trabalho. Quando a pele está boa, uma maquiagem leve já resolve. A pele é a base da no makeup makeup e seu estilo de vida é a base para uma casa organizada. 

 

PHOTO 2022 05 11 14 09 50 300x300 - Life Hacks: O Secret Sauce de uma Casa Organizada é Aplicar o Conceito de "No Makeup Makeup". Pele Primeiro, Maquiagem Depois.

Texto by Nalini Grinkraut, Personal Organizer Autora do livro “Casa arrumada, vida leve. O poder da organização” e Certificada pela @mariekondo.

Follow @nalinigrinkraut e comprem o livro dela. 

POST A COMMENT