7cd9a2214af3669919d3d4a2e802e6d3 - O que é a Inglaterra sem seus pubs?

The Lolla Connection: London

 

Querida amiga do Lolla – sim, amiga – , porque acho que a partir de agora teremos uma relação íntima e cheia de troca. E como estamos no começo dessa relação, aqui vai uma breve introduçãozinha. Me chamo Beatriz, mas todo mundo me chama de Be. Aquariana e consumidora assídua de conteúdo – tenho uma newsletter semanal, a Eat Your Nuts –, vivo antenada em tudo o que tem de mais legal por aí, e por isso mal posso esperar para dividir com vocês minhas experiências e perspectivas de mundo, principalmente as relacionadas com Londres, cidade na qual eu moro.

 

Para esse primeiro artigo, trouxe um elemento que é o ‘cerne da cultura inglesa’, mas que foi altamente impactado pela pandemia: os pubs.

 

dustin belt DCQilQQ p7A unsplash - O que é a Inglaterra sem seus pubs?

Foto: Dustin Belt via Unplash

Em 1946, George Orwell, famoso por seus livros ‘A Revolução dos Bichos‘ e ‘1984‘, escreveu um artigo para o Evening Standard descrevendo calorosamente o seu pub ideal, o Moon Under Water, um pequeno estabelecimento de rua sem música, potes de porcelana com cerveja preta cremosa e um ingrediente crucial: uma atmosfera acolhedora. 

 

A palavra pub vem de public e seu surgimento se deu por volta do século XVIII, como ‘hospedarias’, nas quais os viajantes faziam pausas para trocar os cavalos, desfrutar de uma boa comida, companhia, alojamento e, claro, a típica cerveja britânica.

 

angel and greyhound - O que é a Inglaterra sem seus pubs?

Para os ingleses, os pubs são como a extensão de suas casas – ‘são o espaço social de convivência onde muitas regras de comportamento podem ser quebradas sem maior comprometimento’ de acordo com a antropóloga Kate Fox. Para entender a dimensão do seu papel e importância na vida social, basta perceber que existe um pub em praticamente cada esquina. Inclusive, muitos encontram-se alocados no mesmo lugar desde sua fundação, centenas de anos atrás, ajustando às mudanças ao longo do tempo, se reinventando sem perder seus elementos centrais. 

 

Acontece que nunca antes na história do país os pubs foram totalmente fechados, nem durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, até a COVID-19 bater em nossa porta.

 

Durante a pandemia, T-O-D-O-S os pubs foram obrigados a fecharem suas portas, causando um prejuízo enorme para a indústria e para algumas comunidades que tiveram toda sua estrutura social alterada, afinal muitas delas contam com apenas um deles em suas pequenas cidades e vilarejos, funcionando como o ponto de encontro para as trocas sociais. 

 

Há muito tempo o pub deixou de ser visto como um estabelecimento autorizado a servir bebidas alcoólicas e sua cultura vem evoluindo. Hoje mulheres e crianças o frequentam e muitos estão focados na comida, se não mais do que na bebida – que é o caso dos gastropubs – servindo o tradicional sunday roast para famílias que optam por trocar os almoços de domingo em casa.

 

O fato é que não existe certo ou errado, mas muitos aspectos do pub ideal de Orwell resistiram ao teste do tempo. Hoje, eu te convido a conhecer um pouco mais dos meu top 5 pubs em Londres. Lugares que eu particularmente amo frequentar e senti muita falta durante o período de isolamento, e que convido vocês amigas do Lolla a visitarem assim que a gente puder se encontrar novamente nesse lado do Atlântico. 

 

BUCKET LIST DOS MELHORES PUBS EM LONDRES

The churchill arms - O que é a Inglaterra sem seus pubs?

Foto: Churcill Arms

The Churchill Arms

Se você busca tradição e beleza, acho uma ótima opção o The Churchill Arms em Notting Hill. Envolto em flores, esse pub é considerado o mais bonito de Londres e tem sua inauguração data em 1750. Ao olhar para o teto  você se deparará com esquisitices, desde lâmpadas de marinheiros a máscaras de gás, potes de cobre a velhos relógios de lata. Nas paredes, há colunas de jornais antigos, fotos, bugigangas, lembranças, curiosidades. Ele ainda conta com um restaurante tailandês nos fundos, o que cá entre nós só adiciona excentricidade ao lugar. 

 

 

the harwood arms dining - O que é a Inglaterra sem seus pubs?

Foto: The Harwood Arms TripAdvisor

The Harwood Arms

Agora se a sua praia for comida, o The Harwood Arms em Fulham é o destino certo. Esse gastropub conta com uma estrela Michelin ganha em 2010. Sally Abé cuida da gastronomia, que gira em torno de pratos britânicos.

 

 

pub exterior1 - O que é a Inglaterra sem seus pubs?

Foto: Rick Steves

 

The Anglesea Arms

Se quiser curtir um buchicho, ver gente bonita e até paquerar, o The Anglesea Arms em South Kensington pode ser uma boa, já que no verão ele costuma ficar abarrotado de pessoas jogando conversa fora e bebendo na rua. A comida também é maravilhosa e se você for, não esqueça de pedir o camembert derretido com mel trufado, é de chorar de tão delicioso. 

 

a6c4f966ac91a4d554c38bbc712b2498 - O que é a Inglaterra sem seus pubs?

Foto: Foursquare

The Waterway

Para curtir o verão, indico o The Waterway que fica no canal Grand Union no bairro de Maida Vale. A vibe é super gostosa e eles contam com um grande terraço ao ar livre com vistas espetaculares do canal. 

 

 

7cd9a2214af3669919d3d4a2e802e6d3 - O que é a Inglaterra sem seus pubs?

@weheartitapp

Mr Fogg’s Tavern

Mr Fogg’s Tavern, o mais charmoso, fica no coração de Covent Garden e conta com o tema do explorador vitoriano fictício Phileas Fogg. Na decoração, muitos artefatos do século XIX, supostamente recolhidos na jornada de 180 dias de Fogg ao redor do mundo. Vale lembrar que eles também possuem uma outra unidade em Mayfair tão linda quanto essa, porém mais focada em cocktails.

 

 

O QUE PEDIR NUM PUB?

Pratos e bebidas tradicionais para se pedir em pubs:

 

becky fantham tZdCLJ399Y unsplash - O que é a Inglaterra sem seus pubs?

Foto: Becky Fantham via Unplash

Pimms é a bebida do verão e se assemelha a um clericot. É servida em jarra e contém Pimms; pepino, limão, morangos, laranja, folhas de hortelã, soda limonada e muito gelo. Detalhe: normalmente as frutas são com casca.

 

edward howell ZXmxQ0Ny IY unsplash 1 - O que é a Inglaterra sem seus pubs?

Foto: Edward Howell via Unplash

Sticky toffee pudding a sobremesa que é pura tradição. Feita com um bolinho tipo pão-de-ló (sponge cake) e tâmaras bem picadas, o bolinho é cozido no vapor e costuma ser servido com um toffee sauce, que é uma calda bem pegajosa (sticky) e uma bola de sorvete de baunilha.

 

 

Queens Arms sunday Roast - O que é a Inglaterra sem seus pubs?

Foto: The Queens Arms

Sunday roast é um assado servido apenas aos domingos (ave, rosbife, porco e cordeiro) que conta com alguns tipos de acompanhamento diferentes entre eles e outros em comum, que é o caso das batatas assadas, os legumes e o yorkshire pudding. Para quem não sabe, o yorkshire pudding é originário da região de York no norte da Inglaterra, e se parece mais com um pãozinho leve e cheio de ar, feito basicamente de farinha, ovos, leite e água. Para dar mais sabor a todos esses ingredientes, o toque final é molho gravy

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A BE MUROCH

Beatriz Muroch é comunicóloga, fundadora e produtora de conteúdo da newsletter e instagram Eat Your Nuts. Atualmente, mora em Londres e gosta de estar antenada a tudo que acontece de importante e novidades ao redor do mundo. Sua maior ambição é manter as pessoas informadas e saciar a fome delas por conhecimento em diferentes âmbitos.

 

 

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR A NEWSLETTER EAT YOUR NUTS

by Beatriz Muroch (Eat Your Nuts)

Be Muroch é uma comunicóloga paulistana, morando em Londres, onde se dedica para sua newsletter semanal e instagram @EatYourNuts, sobre atualidades e assuntos criativos que rolam pelo mundo.

1 Comments
  1. Ameiii saber um pouco mais sobre a história dos pubs! Eu, que também vivo em UK, AMO pubs, amo escolher uma pint diferente a cada visita! Obrigada pelas dicas, mas posso esperar pelo prox texto da Be 🙂

    Xx

POST A COMMENT