IMG 2616 1200x1500 - O Livro Sobre Childhood que Todos os Pais Deveriam Ler

Este fim-de-semana assisti a um video no YouTube no canal do Tim Ferris com o Dr. Gabor Maté, um médico estudioso especializado em neurologia e psiquiatria, que faz um trabalho intenso e maravilhoso estudando vícios e traumas.

Apesar de que o mais chamou a atenção no video foi provavelmente a conversa deles sobre Ayuhasca, doses de psicodélicos e como esse tipo de tratamento alternativo pode ajudar pessoas a tratarem suas questões internas e traumas do passado, eu como mãe de três pequenos fiquei super pensativa no processo sobre traumas e como o ambiente onde a criança cresce vai moldar o adulto do futuro.

O maior desafio da minha vida é criar três tiny humans – diria de qualquer pessoa que embarca na maternidade. E é uma tarefa infinitamente mais difícil quando você não se conhece direito, não consegue identificar quais são os seus próprios traumas, e o que faz você reagir de uma forma que não queria, mas que não consegue se controlar.

Meus três filhos são sensíveis, mas cada um tem a sensibilidade aflorada em momentos diferentes. Um em casa, outro na escola e outro socialmente. Para saber identificar de onde vem as questões de cada um, individualmente, para me antecipar e poder ajudá-los da melhor forma, eu preciso deixar a minha sensibilidade de lado (mas nem tanto para que ela ainda me ajude a usar meu sexto sentido), e ser mais racional para tomar a atitude que eles precisam. É um momento que eu não posso me permitir ser infantil e insegura, porque eles precisam se sentir seguros e amparados.

No episódio Dr. Gabor indicou vários livros, mas o que eu não vejo a hora de ler é o The Drama of the Gifted Child: The Search for the True Self , por Alice Miller, uma analista e psicologa Suíça de origem judaica que estudava comportamento e trauma infantil (em português, O drama da criança bem-dotada: como os pais podem formar (e deformar) a vida emocional dos filhos). A tradução do titulo foi bem infeliz, Dr Gabor comenta no video que o livro foi traduzido para o inglês já com essa falha, o “gifted” se refere a sensível e não a “bem-dotada”. Alice chegou a conclusão que os traumas da infância que não foram tratados são a raízes dos problemas emocionais dos adultos, e que se esses traumas não forem resolvidos, vamos reviver os mesmos traumas em outras relações. O primeiro passo é aceitar a nossa infância com todas as falhas que se apresentaram.

Quais outros livros sobre educação infantil você recomenda?

 

by Rosa Zaborowsky

Editor & Founder of Lolla.

0 Comments

POST A COMMENT