d22c45c56ec5771619b778da11631bed - O JEITO LOLLA de Reduzir o Uso do Plástico

No mês mundial do plastic-free, separei algumas dicas que incorporei na minha rotina/vida para reduzir o uso de plástico de forma prática e realista. Você não precisa ser A ativista ambiental para se preocupar com o meio ambiente. Cuidar do Planeta é cool, é chic e é para todo mundo!

 

4141e49da078ff9282c15fac22db8044 - O JEITO LOLLA de Reduzir o Uso do Plástico

Foto: @mapstores

1. Água de GARRAFA

Vamos começar pelo assunto polêmico: a água engarrafada. Eu digo polêmico porque existe a crença da pureza da água engarrafada e muita gente acaba não bebendo água de filtro, porque não confia ou não gosta do gosto… E nada disso é necessariamente verdade. Recentemente uma amiga e a sua mãe tiveram um quadro de intoxicação forte por causa da água mineral de garrafa, de uma marca conhecida. Tenso. Sem falar que o plástico da garrafa pode liberar algumas substancias na água não tão legais para seu corpo. E imagina a quantidade de garrafas que você vai precisar abrir no ano? Mais de 365 ou 18.250 em 50 anos, para mais… Mas vamos para as dicas:

  • Opte por ter em casa um filtro/purificador de água. Funciona super bem, pode tomar sem medo. Seu bolso e o planeta agradecem;
  • Leve sua garrafinha de alumínio na bolsa ou num porta garrafas para evitar comprar água de garrafinha;
  • Não teve jeito e comprou água engarrafada? Recicle!

SHOP GARRAFA TÉRMICA PANTONE

350 - O JEITO LOLLA de Reduzir o Uso do Plástico

 

Aqui em Paris a gente pode tomar água da torneira, o que é incrível. É free e é a água que vão te servir nos restaurantes se você pedir uma “carafe d’eau“. Em casa eu costumo colocar o carvão ativado para purificar ainda mais a água e super funciona. Já conhecia essa técnica?

 

 

af74966139d9d8ea52093b8d11cf5ce0 - O JEITO LOLLA de Reduzir o Uso do Plástico

Foto: Recoop

2. DIGA NÃO ao Plástico Filme 

Se você ainda usa, é a hora para repensar. Apesar da praticidade, o plástico filme não é nem a opção mais “segura” quando falamos em conservação de alimentos e nem a mais sustentável, pelo contrário. É difícil de reciclar… Então vamos lá para algumas dicas para você eliminar o plástico-filme da sua vida e deixar sua cozinha mais bonita e organizada.

  • Use Potes Herméticos – o famoso Tupperware  – e tenha de vários tamanhos. Gosto dos de vidro com tampa de bambu ou vidro com tampa de plástico que preservam bem o alimento e deixam sua geladeira super organizada. Sério, olha essa foto, quem não quer ter uma geladeira assim?
  • Use pano de prato para enrolar as folhas. da salada. É a melhor forma de conservar, elas duram BEM mais assim, você sabia? Aprenda mais aqui.
  • Queijos e Frios podem ir para Tupperware também e vão durar mais assim. Na padaria, peça para enrolar a moda antiga, no papel, e chegando em casa já coloca no recipiente certo. Sem bandejinha de isopor, credo que coisa feia!

 

Não quero ter o trabalho de colocar no tupperware, vou deixar a comida no mesmo recipiente que usei para servir:

  • Opção mais caseira: usar um prato comum como tampa, funciona!
  • Opção mais prática: tampas de silicone – inclusive mais práticas que o plástico filme. Tenha de diferentes tamanhos!
  • Opção mais sustentável e lindinha: paninhos encerados com resina de mel. Os paninhos são moduláveis, então se adaptam em diferentes tamanhos de potes.

 

E o que fazer com as metades sem ocupar espaço? Metade da cebola, do limão, da melânica, melão?

 

Quero embalar um sanduíche/uma fruta para levar de lanche e jogar na bolsa, como fazer?

  • Opção para bolsas grandes: leve seu lanche no Tupperware ou numa Luch Box super cool;
  • Opção prática: sacos de armazenamento de silicone – que também podem ser usados na geladeira ou congelador!
  • Opção parisian style: embale em um guardanapo de pano bonito et voilà!

 

SHOP GUARDANAPOS BONITOS

350 - O JEITO LOLLA de Reduzir o Uso do Plástico

 

 

68737a5fcab8a344d90155f074419076 e1627492883542 - O JEITO LOLLA de Reduzir o Uso do Plástico

Foto: @Nxyev

3. ELIMINE os Descartáveis

Copinhos de plástico, pratinhos, garfinhos… No way! Não são legais, não são bonitos e não são nada bons para o meio ambiente.

 

OMG, como eu faço com o delivery?

Ainda que a opção mais sustentável e saudável seja cozinhar em casa, vamos concordar que o delivery salva e vamos continuar pedindo! Então o que podemos fazer para pedir Ifood de forma mais consciente?

  • Coloque na observação do pedido que você não quer talheres de plástico. Aliás, não tem coisa pior que comer com um garfinho e faquinha de plástico, né?
  • Vários restaurantes já estão substituindo as embalagens por de papelão. Tem um restaurante que você gosta e não faz isso? Deixe a dica na avaliação.
  • Destine as embalagens para reciclagem, especialmente o plástico.
  • Uma dica que não tem nada ver com plástico, mas com sustentabilidade: deixe uma gorjeta para o mocinho do delivery!

 

Eu vou organizar uma festinha para as crianças e não quero ter trabalho / risco, o que eu faço?

Opte por opções em papel / papelão que são super práticas, bonitinhas e mais ecológicas. Garfinhos, Colheres de Bambu/Madeira. Hoje em dia super fácil de encontrar em qualquer lugar.

 

 

b1eb03dbf56486c60b91cdd8b9a1cdd9 - O JEITO LOLLA de Reduzir o Uso do Plástico

4. Faça como as Francesas e incorpore a “EcoBag” como um item FASHION

Você não vai precisar nunca mais de uma sacolinha plástica de mercado. Aqui em Paris é super comum ver todo mundo com sua tote ecobag pendurada no ombro, é praticamente um acessório obrigatório e tem uma mais linda que a outra!  Se você é fashionista e quer fazer suas compras de uma forma mais consciente, essa é uma moda para seguir sem medo.

  • Tenha uma ecobag dobrada na bolsa sempre! Você nunca sabe quando vai precisar, e acredite, vai usada mais vezes do que você imaginou.
  • Para compras maiores, tenha sempre aquelas sacolas de compras reutilizáveis no porta-malas do carro;
  • No mercado, não coloque os legumes e frutas em sacolinhas plásticas separadas. Coloca tudo direto na sua TOTE bag, soltos mesmo! Acredite, as cascas são a proteção NATURAL dos vegetais/frutas, e você vai lavá-los chegando em casa de qualquer forma… Se o mercado tiver sacolinhas de papelão como aqui na França, é menos pior…

SHOP TOTE BAGS

350 - O JEITO LOLLA de Reduzir o Uso do Plástico

 

Mas como eu faço para pesar os legumes/frutas?

  • Coloque direto na balança e cole a etiqueta na casca! Isso mesmo, depois é só tirar. Outra opção é colocar as etiquetas todas numa outra embalagem que você está levando e você explica no caixa… Já fiz isso em São Paulo muitas vezes e nunca tive problemas, as pessoas vão te achar meio meio esquisita, mas dá tudo certo hehe.
  • Já viu aqueles sacolinhas de pano para colocar os legumes e frutas? São lindas e práticas, eu tenho algumas e super uso, é só não esquecer de levar…

 

b8ba7f5f17de1dd2e908a9e9ad562005 - O JEITO LOLLA de Reduzir o Uso do Plástico

Foto: @theconranshop

5. Reciclagem é REGRA

É importante ensinar/educar as pessoas que convivem com você sobre as regrinhas da reciclagem. Vamos ser realistas aqui, talvez você se irrite nesse processo, mas, no final, vai valer a pena e todo mundo que mora com você vai, eventualmente, fazer de forma automática. Ah e as crianças adoram. Está sem ideias de como distraí-las com brincadeiras diferentes, bora reciclar! E de bônus você ainda forma adultos melhores e mais conscientes.

 

Como eu posso reciclar de forma fácil e prática?

Na cozinha, tenha pelo menos duas lixeiras: a de orgânicos/restos de comida; e a de recicláveis (plástico / papel / alumínio/vidro):

  • Tudo na mesma lixeira: plástico (garrafas/embalagens), de papel/papelão (embalagens) e alumínio (latas) você pode colocar na lixeira para reciclar. Hoje as empresas que fazem coletas seletivas quase não precisam mais da separação do lixo dentro da categoria recicláveis, pois o processo é automatizado (vale verificar se é o caso da empresa que passa na sua rua);
  • Lixo limpo é lixo sem cheiro: passe uma água rápida ou deixe as embalagens de plástico/alumínio/vidro na pia enquanto você lava outras coisas. O excesso de resíduos vai sair de forma natural…. Prometo que você não vai perder tempo!

 

 O que fazer com as garrafas/potes de vidro?

Se você não quer dar uma segunda vida para os potes de vidro e usá-los para armazenar alimentos, você pode destinar para a reciclagem. MAS saiba que o processo de reciclagem de vidro é mais complicado/caro e no Brasil o vidro quase não é reciclado por isso. Então o que fazer?

  • primeiro, verifique se a coleta seletiva que passa na sua casa aceita o vidro. Em São Paulo, a maioria das empresas permite que o descarte seja feito junto com plásticos/papelão/alumínio, o que facilita muito a vida;
  • Opte por comprar produtos em latas de alumínio: por exemplo, substitua a cerveja de garrafa por cerveja de lata – sim, foi difícil para mim também – e sirva num copo bonito, porque, vamos combinar, latinha é muito feio…
  • Junte vários vidros e leve num ponto de coleta. Você pode até ter uma lixeira só para vidros para facilitar. Em Paris a gente não pode misturar com os outros recicláveis, então eu vou juntando o vidro limpo num saco e levo no ponto de coleta perto de casa. Em São Paulo, eu sei que tem em vários lugares também, até no supermercado. Consulte no site Ecycle ou Recicla Sampa.

 

E o lixinho de banheiro? 

Embalagens de plástico/papel/vidro vão para o lixo seco da reciclagem e o lixinho sujo vai para o lixo comum. Você pode inclusive ter duas lixeiras no seu banheiro, tal como a nossa Founder- Editor Rosa Zaborowsky.

 

Eu não tenho coleta seletiva na minha rua/no meu prédio e não tenho tempo de levar nos pontos de coleta. O que fazer?

  • Se você mora num prédio, você pode propor para os seus vizinhos na Assembléia do Condomínio e ai é só verificar com as empresas que fazem esse tipo de coleta. Se você mora em casa, você pode verificar pelo seu CEP se o caminhão da coleta passa na sua rua e em quais dias/horários;
  • Você também pode chamar um catador para ir na sua rua buscar pelo APP Cataki. Além de prático, você está ajudando a gerar renda para uma pessoa que precisa. Cool.

 

Vocês esqueceram de falar sobre o lixo orgânico?

Verdade, mas acho que precisamos de um texto específico para isso, porque a gestão de lixos orgânicos exige uma mudança maior de estilo de vida. Aqui vão 3 dicas rápidas do que você já pode incorporar na sua rotina caso queira dar uma destinação mais sustentável para o seu lixo orgânico.

  • Reaproveitar talos e cascas de legumes para fazer um caldo. Receita aqui.
  • Compostagem: exige uma mudança de mindset  e requer alguns cuidados extras. Mas se você tiver a disposição e intenção, compostar é incrível e revolucionário. Os restos vão para a composteira dos orgânicos para vir adubo para as plantas. Compre aqui uma composteira e aprenda como usar aqui.
  • Separe os cítricos para fazer produtos de limpeza caseiro. Receita aqui.

 

E vocês? O que fazem para reduzir o plástico? Deixem nos comentários!

by Bianca Longo

Editora e colunista de sustentabilidade e internacional (Paris)

0 Comments

POST A COMMENT