Diffuser for chic home decor 1080x1500 - O Guia do LOLLA de Óleos Essenciais

Por Victoria Longo | @viclongo

Antes de mais nada vou começar esse artigo com uma nota importantíssima, *é sempre bom contatar uma aromaterapeuta para te auxiliar no uso de óleos essenciais *. Dito isso, vou me apresentar brevemente. Meu nome é Victoria, tenho 30 anos, sou pisciana com ascendente em capricórnio e extremamente apaixonada por mudanças e transformações – e isso reflete na minha vida interna e externamente. Sou publicitária de formação, mas desde que deixei esse “título” de lado, me abri para as incríveis oportunidades e experiências que a vida me deu – como a aromaterapia.

Sou nascida em São Paulo, mas já morei em Londres e na Alemanha, me aventurei um tempo em uma eco vila na Bahia, passei por alguns lugares da Austrália, viajei nômade por uns meses na Ásia e hoje escrevo esse texto de uma cidadezinha no sul do País de Gales – que é o onde atualmente moro, por enquanto, rs.

Todas essas mudanças externas da minha vida foram só um reflexo de tudo que está constantemente mudando dentro de mim e eu conheci a Aromaterapia exatamente em um momento da minha vida em que eu não só queria, mas precisava de uma mudança.

Copy of Untitled - O Guia do LOLLA de Óleos Essenciais

Naquela época, ainda trabalhava com publicidade e vivia a flor da pele. Conhecer os efeitos positivos que os óleos essenciais podem trazer para o dia a dia realmente foi um shift pra mim e foi quando decidi estudar mais a fundo a química e as propriedades desses óleos tão mágicos. Fiz uma formação em aromaterapia de 2 anos, enquanto conciliava com o trabalho na publicidade.

Me apaixonei tanto pelo assunto que dei um start num quase negócio – durante um período criei e vendi produtos personalizados de aromaterapia, de acordo com as necessidades de cada cliente. Foi intenso e incrível, mas a vida tem as suas reviravoltas e, logo depois, fui morar na Austrália e viver outras experiências.

No meu dia a dia, uso todos os ensinamentos que a aromaterapia me proporcionou e os óleos essências fazem parte da minha vida. Uso para acordar, trabalhar, meditar, dormir… rs, eles estão sempre comigo. Também uso nos meus produtos de beleza diários – que eu comecei a fazer desde que comecei a estudar aromaterapia.

 

SAIBA MAIS SOBRE ÓLEOS ESSENCIAS E COMO USÁ-LOS

 

O que é Aromaterapia

A aromaterapia é uma terapia holística que utiliza os benefícios dos óleos essenciais para o tratamento físico, mental e emocional dos pacientes.

 

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são a “essência concentrada” extraída das plantas ou a “energia vital das plantas”, como são conhecidos.

Em termos mais técnicos, são substâncias aromáticas extraídas das plantas e altamente concentradas com propriedades terapêuticas e estrutura molecular complexas. Ou seja, os óleos essenciais são tudo o que a planta tem de bom dentro de um potinho.

Cada óleo essencial tem suas propriedades individuais e um aroma único, e são absorvidos pelo corpo através do olfato ou do contato com a pele. Como os óleos são rapidamente absorvidos pelo nosso organismo, eles acabam tendo quase que um efeito imediato. Mas isso também significa que eles devem ser usados com sabedoria e muito cuidado.

 

Quais são os benefícios da Aromaterapia

Os óleos essenciais, quando usados corretamente, podem auxiliar muito no processo de cura individual e trazer bem-estar. São muito mais que apenas o “cheirinho” gosto, é integrar a natureza na sua rotina e utilizar-se dos benefícios de cada um.

Na aromaterapia, diferentes óleos essenciais são misturados para potencializar o tratamento de cada paciente – como se fosse uma poção mágica mesmo, rs.

Se você quiser entender melhor sobre como os óleos podem te ajudar no seu processo de cura e a sinergia entre eles (blend/mistura de óleos essenciais), eu super recomendo que o tratamento seja feito com uma pessoa qualificada.

 

Como eu posso usar óleos essenciais de forma SEGURA?

Os óleos essências podem ser utilizados em aromatizadores, compressas, inalação, óleos de massagem, uso tópico e banhos.

forma mais segura de usar é no aromatizador de vela ou elétrico. É só aplicar de 5 a 8 gotas no aromatizador com água e você está pronta para receber os benefícios dos óleos.

Mas se você quiser usar de outra forma, é necessário diluí-los em óleos vegetais, como o óleo de semente de uva ou até o famoso e queridinho óleo de coco, porque os óleos essenciais são extremamente concentrados e podem ter um efeito indesejável, se não foram administrados da maneira correta.

Tem óleo essencial para ajudar a relaxar, para foco, insônia, ansiedade… a lista é longa. Esses 5 clássicos são uma ótima opção para começar.

 

5 ÓLEOS ESSENCIAIS clássicos para ter em casa

Screen Shot 2021 07 14 at 21.26.27 - O Guia do LOLLA de Óleos Essenciais

LAVANDA

O queridinho e mais conhecido dos óleos essenciais. Traz aquela paz e calma interior, sabe? Equilibra e normaliza as funções do corpo e emoções. Ajuda nas oscilações de humor e insônia. Esse pode aplicar UMA gotinha no travesseiro para dormir melhor.

SHOP NOW

Screen Shot 2021 07 14 at 21.24.55 - O Guia do LOLLA de Óleos Essenciais

GERÂNIO

Conhecido como o óleo da mulher equilibrada, contém propriedades que estimulam a confiança e autoestima. Auxilia no equilíbrio dos hormônios e humores. Afinal, quem não tem se sentido um pouco desequilibrada nesses últimos tempos, não é mesmo? O óleo essencial de Gerânio está aí para isso, coloca umas gotinhas no seu aromatizador/difusor et voilà.

ps: não utilizar se tiver diabetes. 

SHOP NOW

Screen Shot 2021 07 14 at 21.25.04 - O Guia do LOLLA de Óleos Essenciais

TEA TREE

Ou Melaleuca, é muito conhecido no combate a infecções e daquele extra boost no sistema imunológico. Além disso, é revitalizante e traz sua confiança interior à tona..

SHOP NOW

Screen Shot 2021 07 14 at 21.21.24 - O Guia do LOLLA de Óleos Essenciais

ALECRIM

O óleo da produtividade. Esse querido, da aquela ajuda naqueles dias que estamos um pouco desanimadas para trabalhar, sabe? Ajuda a clarear e revigorar a mente. Ótimo para enxaqueca. Uma boa opção é usá-lo no aromatizador.

ps: não utilizar em caso de hipertensão e epilepsia.

SHOP NOW

61z8M27IX1L. AC SL1000  - O Guia do LOLLA de Óleos Essenciais

BERGAMOTA

A bergamota traz felicidade e leveza ao ambiente. Ótimo para aqueles dias que estamos mais down, pois estimula a positividade e tem efeito reanimador. Também é uma opção ótima para colocar no aromatizador e deixar vaporizando o ambiente.

ps: cuidado ao manipular, pois é fotossensível e pode causar manchas na pele.

SHOP NOW

SHOP DIFUSORES PARA ÓLEOS ESSENCIAIS

 

Introducing the new Aroma Om Lava  400x600 - O Guia do LOLLA de Óleos Essenciais

O que eu NÃO devo fazer ?

Bom a primeira coisa que aprendemos na formação de aromaterapia é NUNCA beber óleo essencial. Muitas pessoas acham que, por ser uma substancia natural, não vai fazer mal ou que não tem problema usar muito – e isso está errado. Óleos essenciais se não forem usados da maneira correta podem ser tóxicos e prejudiciais à saúde.

 

Todo mundo pode usar óleos essenciais? 

Um adulto saudável pode fazer uso dos óleos essências, seguindo sempre as recomendações que eu dei aqui.

Agora eu não recomendo que grávidas, lactantes, bebês, idosos e crianças usem sem consultar um especialista, pois acreditem, essas gotinhas são poderosas e, como falei, se administrados em quantidades erradas, podem não ser tão bons assim.

 

Posso usar óleo essencial em ambientes com crianças e animais?

Sim, mas nesse caso eu recomendo usar sempre no aromatizador. Eu, como mãe de pet, sempre coloco umas gotinhas de óleo de lavanda no aromatizador quando eles estão muito agitados e deixo ligado na sala. Em crianças a gente sempre tem que tomar mais cuidado, se for uma criança saudável, não tem problema usar óleo no aromatizador, mas sempre recomendo deixar o ambiente arejado e não exagerar nas gotas.

A verdade é que é difícil falar dos óleos essenciais em poucas linhas, é uma pauta tão complexa. Mas espero que você tenha gostado e se inspirado para integrar um pouquinho da aromaterapia na sua vida.

Ah, vale lembrar, esse é apenas um guia rápido sobre óleos essenciais e aromaterapia e não substitui de forma alguma o tratamento médico.

 

EXTRA TIP: lembra que você merece relaxar, separa um tempinho, inspira, expira, faz um ritualzinho, uma auto massagem, um auto carinho, pensa ou escreve o que te faz feliz, sente seu coração, fecha o olho e dá aquele sorrisinho que vem lá da alma, sabe?

POST A COMMENT