linda rodin FOTO CAPA - O Guia Definitivo dos Cabelos Brancos

Se você também ficou obcecada pelos incríveis cabelos brancos de Sarah Harris depois de ler meu último texto e está tentada a assumir os seus – se não agora, quem sabe num futuro próximo – saiba que a cor exige cuidados constantes! Por isso, resolvi pesquisar mais a fundo sobre o assunto para criar esse guia definitivo com tudo que você precisa saber sobre os cuidados especiais que os cabelos brancos exigem, para estarem sempre brilhantes e estilosos como o de Sarah.

 

Adaptações na rotina capilar

O fio branco é, normalmente, mais ressecado e tem o diâmetro mais grosso que um fio comum. Por isso, o ideal é buscar um shampoo livre de sulfatos – compostos que ressecam os fios. Nas listas de ingredientes dos shampoos, os sulfatos podem aparecer com diversos nomes: lauril éter sulfato de sódio, ammonium laureth sulfato e o mais comum, o lauril sulfato de sódio, também conhecido como como SLS. Esses ingredientes são responsáveis por criar a espuma, que é o que resseca o cabelo, além de deixar resíduos que vão se acumulando nos fios e no couro cabeludo, deixando o aspecto do cabelo opaco e com frizz, características que ficam ainda mais aparentes nos fios brancos.

 

71052 1 3 - O Guia Definitivo dos Cabelos Brancos

 Shampoo sem sulfato, Natura 

 

Mas já aviso: não é todo mundo que consegue se acostumar com um shampoo que não faz espuma – eu mesmo achei meio estranho quando tentei usar um! Caso esse também seja o seu caso, vale partir para um shampoo que seja específico para cuidado dos fios brancos, e que tenha como foco a HIDRATAÇÃO e a REPARAÇÃO.

 

35715620 1GG - O Guia Definitivo dos Cabelos Brancos

 Shampoo L’oreal Silver 

 

Cuidados pós-lavagem

Se você não tinha o costume de usar produtos de finalização para os cabelos, como leave-ins e cremes para pentear, terá que acostumar-se a eles ao adotar os fios brancos, pois esses produtos ajudarão a manter o brilho e a maciez dos cabelos.

Unknown - O Guia Definitivo dos Cabelos Brancos

Aveda Damage Remedy Daily Hair Repair – Leave In Reparador

Caso consiga, fique longe do secador e da chapinha/babyliss, já que os fios brancos são mais delicados e porosos, e portanto, mais suscetíveis às agressões do calor. Se isso for impossível, tente adotar essas 3 regras de ouro para preservar a saúde do cabelo:

  • Deixe os fios secarem naturalmente até estarem pelo menos 50% secos, para só então usar o secador.
  • Utilize o secador em uma temperatura mais amena e mova-o constantemente para evitar que o calor fique muito tempo focado apenas uma área do cabelo, o que pode queimá-lo.
  • Não deixe de usar antes de secar um spray com ação proteção térmica que irá selar a hidratação nos fios

Unknown 4 - O Guia Definitivo dos Cabelos Brancos

 

Kérastase Genesis Défense Thermique

 

Corte

Em uma matéria para o site Byrdie, no qual relata o processo pelo qual passou para assumir seus belos fios brancos, a instrutora de yoga – e “gray hair influencer”– Lynn Shabinsky fala sobre a importância de um bom corte: “Só porque você parou de tingir, não quer dizer que também pode relaxar na manutenção do corte. Eu encontrei o meu corte ideal, o que me permite usar meu cabelo liso, quanto ao cacheado, e ele fica ótimo das duas maneiras” conta. A dica de Lynn é que você encontre um cabeleireiro de confiança, que compreenda as particularidades dos fios brancos, e te ajude a encontrar um corte e formato que valorize a textura natural de seus fios, assim como os traços de seu rosto.

Aqui, separei algumas referências incríveis de “musas prateadas”, com os mais variados cortes e estilos de cabelos para você se inspirar!

 

Mantendo o brilho e a cor

Não é porque o cabelo não tem pigmento que sua “não” cor poderá ser deixada de lado! Afinal, existem vários tons de cabelos brancos, e alguns tendem a ficar “desbotados” com o tempo, tornando-se manchados, amarelados e opacos. Caso isso aconteça, vale apostar em shampoos, condicionadores e tratamentos caseiros que contenham pigmentos roxos em sua formulação. Esse tipo de produto ajuda a neutralizar o subtom amarelado das manchas, e ressalta o prateado do fio. Mas atenção: use EXATAMENTE DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE, e não abuse desse tipo de produto para não correr o risco de transformar o cinza em roxo!

 

ckamura silver violet action matizadora trio kit 3 produtos 30279 - O Guia Definitivo dos Cabelos Brancos

Kit C.Kamura Silver Violet Action Matizadora Trio

 

Unknown 2 - O Guia Definitivo dos Cabelos Brancos

Kérastase Blond Absolu Bain Ultra-Violet – Shampoo Desamarelador

 

Unknown 1 - O Guia Definitivo dos Cabelos Brancos

Kérastase Blond Absolu Ultra-Violet – Máscara Desamareladora

Protegendo os fios

A exposição ao sol e aos minerais presentes na água podem causar um estrago nos fios brancos, manchando-os e enfraquecendo-os. Por isso, o ideal é apostar em chapéus que protegem contra os raios UV (que causam a descoloração) e deixar uma garrafa com água filtrada no chuveiro, para fazer um último enxágue com ela.

Unknown 3 - O Guia Definitivo dos Cabelos Brancos

UV LINE Chapéu Feminino Marinho Proteção Solar

by Lais Andrade

Criadora do Cherry Gloss (@cherryglossbr), Laís se dedica ao universo da beleza e bem estar, sempre com um olhar único e antenado com as tendências mundiais.

0 Comments

POST A COMMENT