guia definitivo de maquiagem natural the lolla
pinterest

“Qual a sua relação com a maquiagem?” Recentemente, lancei essa pergunta ao nosso querido grupo de colunistas do Lolla, a título de curiosidade, e acabei encontrando um verdadeiro tesouro de vivências e experiências sobre a nossa relação com a beleza!

A verdade é que, por ter sido, desde adolescente, uma beauty addict de carteirinha – paixão que acabei transformando em minha profissão atual –  nunca parei para refletir sobre a minha própria relação com a maquiagem. Sempre foi algo muito natural para mim, algo que fez e faz parte da minha vida e personalidade.

E isso não é nem porque uso muita maquiagem, pelo contrário: meu interesse é muito mais intelectual do que físico! Gosto de ler sobre o assunto, entender sobre a história e a evolução da maquiagem (aliás para quem gosta desse tema, indico esse livro maravilhoso da maquiadora Lisa Eldridge), conhecer os lançamentos, os novos formatos de produtos, os ingredientes e as tendências desse universo tão sedutor. E por fim, na maioria das vezes, acabo saindo de casa de cara lavada, apenas com balm labial e máscara de cílios incolor (e protetor solar sempre, obviamente).

Em ocasiões que eu quero dar um upgrade no visual, seja para um jantar, um brunch com as amigas naquele restaurante descolado ou até uma ida ao cinema – programa tão escasso nesses últimos 2 anos de pandemia, e para o qual eu agora me maquio como se estivesse indo para uma festa! – aí sim eu tiro meu arsenal de beauté da gaveta e separo pelo menos 40 minutos para fazer tudo com calma. Geralmente, fico tanto tempo me maquiando, e curto tanto esse momento de total criatividade e liberdade com a minha aparência, que esqueço totalmente do horário, e a escolha do outfit passa para segundo plano – sim, sou daquelas que dá muito mais atenção para uma pele bem feita e um blush devidamente esfumado do que para o lookinho do dia!

 

 

1. Tenha um Kit de Produtos Essenciais e Multifuncionais 

Para essa maquiagem “coringa”, que transita facilmente por diversas ocasiões, tenho um kit de produtos essenciais multifuncionais, que permitem a criação de uma série de looks, do mais natural ao mais glamouroso. E foi pensando neles, e na facilidade de sua utilização, que resolvi criar esse Guia Definitivo de Maquiagem para você que, como muitos das colunistas desta nossa comunidade incrível, não sabe nada sobre o assunto. Para criá-lo, tive como ponto de partida a reflexão sobre a vida de mulheres super atarefadas, com rotinas corridas e muitos papéis a desempenhar, que não tem muito tempo para gastar em frente ao espelho.

Mas que, mesmo assim, desejam ter um conhecimento básico sobre maquiagem para estarem sempre preparadas quando “precisarem” (entre aspas mesmo, porque ninguém precisa se maquiar né?), munidas de um arsenal chique e inteligente de produtos que facilitarão o processo. E por que não, se permitirem uma liberdade e criatividade na hora de mergulhar nesse maravilhoso universo?

2. Prepare a Pele para um Efeito Glow e Natural

Para começar o nosso guia de maquiagem, como contei na minha primeiríssima coluna aqui pro Lolla lá em 2019 (!), aquele conceito de “pele reboco”, com muitas camadas de cobertura e acabamento opaco, está totalmente out. Em seu lugar – e para nosso alívio! – entrou a pele glow, fresh e natural, com sardas, manchinhas e pintas à mostra, e uma luminosidade natural, muito mais sexy que a “máscara de base” que usávamos lá em 2010. Para criar essa pele, eu sempre faço o uso de 3 produtos, todos de fácil aplicação e grande impacto no resultado final:

 

DICA #1 Aplique um Bom Sérum hidratante

Começo com a pele limpa (gosto de usar um leite de limpeza, como esse da Sallve, antes de começar, pois ele limpa a pele e já dá uma refrescada, deixando-a prontinha para a make) e aplico uma fina camada de algum sérum de hidratação – de preferência um que tenha ácido hialurônico em sua composição, para dar aquele efeito plump no rosto. No momento estou usando esse Antirrugas com Peptídeos da Riô, que achei levíssimo, e absorve em questão de segundos, deixando a pele macia sem pesar.

 

leite de limpeza sallve guia de maquiagem lolla - O GUIA DEFINITIVO DE MAQUIAGEM para quem não sabe nada sobre maquiagem

SHOP NOW

DICA #2: Substitua a Base por um Hidratante com cor

Nunca fui muito fã de bases, e com essa moda da “pele glow”, que foi seguida por uma série de lançamentos de produtos incríveis prometendo cobertura leve + luminosidade, acabei trocando de vez minha boa e velha Face and Body da MAC por um hidratante com cor. Acho esse tipo de produto super prático, com fórmulas inteligentes que facilitam a aplicação, além de terem a vantagem de cuidar da pele enquanto corrigem o tom. 

Meu produto favorito nesse quesito é o já clássico Tinted Moisturizer da Laura Mercier, marca da qual, aliás, sou fã, e que arrasa nos produtos para a pele. Tenho 2 versões do Tinted: a clássica, que uso quando minha pele está mais seca e sensível, e a Oil Free, que é levíssima e perfeita para o nosso calorão. Ambas hidratam sem pesar, uniformizam o tom da pele sem “efeito reboco” e deixam uma luminosidade natural, com aquele aspecto de “pele com viço” que tanto buscamos. 

Sobre a aplicação: pode super usar as mãos sem medo, pois o calor dos dedos facilita a penetração do produto na pele e deixa o resultado muito mais natural.

 

hidratante com cor da laura mercier guia de maquiagem lolla - O GUIA DEFINITIVO DE MAQUIAGEM para quem não sabe nada sobre maquiagem

SHOP NOW

 

DICA #3 Aplique o Corretivo nos Lugares que mais Incomodam 

Seguindo a ideia de uma make leve e natural, vamos focar nesse guia de maquiagem na aplicação do corretivo de forma PONTUAL apenas nos locais que mais incomodam você. No meu caso, aplico sempre em toda a região das olheiras, concentrando uma quantidade maior de produto no canto interno dos olhos que tende a ficar mais roxinho, e também no canto do nariz, onde costuma ficar vermelho (hello rinite). 

Normalmente prefiro corretivos do tipo líquido pois acho que o resultado fica mais natural, e meus favoritos no momento são os da linha Boiing da Benefit –  uso a versão “Cakeless”, de alta cobertura, no canto do nariz e dos olhos, e a “Bright On”, que tem um acabamento luminoso e hidrata mais, em toda a olheira. 

corretivo liquido benefit guia de maquiagem do lolla - O GUIA DEFINITIVO DE MAQUIAGEM para quem não sabe nada sobre maquiagem

SHOP NOW 

 

Caso você prefira um corretivo com fórmula mais seca, recomendo fortemente o Secret Camouflage Duo da Laura Mercier. Diferentemente dos corretivos desse tipo, que oferecem alta cobertura + opacidade, e que normalmente vem em “potinhos”, esse vem em uma embalagem muito mais prática: uma espécie de lápis retrátil mais grosso com 2 lados e 2 versões do produto, uma para corrigir e outra para iluminar. Sua fórmula e textura é algo que eu nunca vi nada parecido e não saberia nem descrever, mas o site da Sephora me ajudou: “fórmula em pó esférica”. Pois é, coisa de outro mundo!

E uma dica importante que aprendi com os maquiadores e quero deixar aqui nesse guia de maquiagem: para um acabamento natural, opte espalhar o corretivo com os dedos, dando leves batidinhas com o dedo anelar – nada de arrastar o produto pela pele, pois isso vai retirá-lo da área onde ele é mais necessário! 

 

CORRETIVO LAURA MERCIER SECRET CAMOUFLAGE GUIA DE MAQUIAGEM LOLLA - O GUIA DEFINITIVO DE MAQUIAGEM para quem não sabe nada sobre maquiagem

SHOP NOW

 

3. Finalize sua Pele para ficar com efeito Sun-Kissed 

DICA #1 Use Blush Cremoso ou Líquido

Continuando no tema “make natural para qualquer ocasião”, opte por uma versão cremosa ou líquida do blush. É muito mais prática pra aplicar e deixa um resultado final mais natural, fugindo daquela estética “chinelada” que ficou lá nos anos 80. Caso queira caprichar mais, talvez para uma make para uma festa, esse tipo de produto permite uma construção gradual do tom, e você pode ir dosando pouco a pouco, sem risco de ficar fake.

Em matéria de tom, os blushes em tons de rosa mais quentes, que puxam para o coral, se adaptam facilmente a qualquer tom de pele, e são meus preferidos. O Petal Poppin da Fenty é desses, bem como o Duo Pink & Peach da CARE, que tem a vantagem de ter fórmula clean com ativos de skincare que ajudam a hidratar. Sou fã!

 

duo pink peach care natural beauty blush guia de maquiagem lolla.jpg e1650366129634 600x536 - O GUIA DEFINITIVO DE MAQUIAGEM para quem não sabe nada sobre maquiagem

SHOP NOW

DICA #2 Aplique um bronzer SEM brilho

Esse é daqueles produtos que divide opiniões, e que deixou muita gente traumatizada pelo excesso de uso lá no começo dos anos 2000. Fato é que dá sim pra errar feio no bronzer e sair parecendo os Oompa Loompas, mas com alguns truques simples podemos evitar esse desastre!

Para quem não tem prática com make e muito menos com contorno, o ideal – e o que recomendarei nesse guia de maquiagem – é optar por um produto com um fórmula cremosa e em formato bastão, que se funde mais facilmente à pele e é muito mais fácil de aplicar. O meu favorito nesse quesito é o clássico Matte Cream Bronzer Stick da Milk Makeup, que infelizmente não vende no Brasil. Uma versão parecida que dá pra testar e comprar aqui é o Skinstick da Fenty.

bastao contorno fenty beauty guia de maquiagem do the lolla - O GUIA DEFINITIVO DE MAQUIAGEM para quem não sabe nada sobre maquiagem

SHOP NOW

Sobre a aplicação: focando um look natural de quem acabou de sair da praia, o ideal é aplicar o bronzer nas laterais do rosto, desde a testa (na linha aonde começa a raíz dos cabelos) até a lateral do queixo, e espalhar com um pincel de cerdas firmes para “dentro” do rosto. O centro do rosto deve sempre ficar mais claro, lembre-se sempre disso. Se quiser ousar, pode arriscar “entrar” com o bronzer na região em que as suas maçãs “afundam”, para criar um contraste maior de volumes.

IMPORTANTE: eu faço isso somente quando estou me maquiando em algum lugar com ótima iluminação, porque se exagerar no produto ou não espalhar, pode “dar ruim” facilmente!

 

No meu próximo post aqui no The Lolla, falarei sobre as etapas seguintes do nosso Guia Definitivo de Maquiagem: sobrancelhas, olhos, boca e “extras divertidos”!

Ficou curiosa? Então não deixe de seguir o Lolla nas redes sociais pois assim que sair o post você fica sabendo por lá!

 

LEIA TAMBÉM:
Lolla asks: Suas últimas compras de beleza foram de maquiagem ou de skincare?
A liberdade de (quase) sair de casa sem maquiagem
Everyday Makeup: A Rotina de Maquiagem da Bia

by Lais Andrade

Criadora do Cherry Gloss (@cherryglossbr), Laís se dedica ao universo da beleza e bem estar, sempre com um olhar único e antenado com as tendências mundiais.

0 Comments

POST A COMMENT