emily wiess after dark 8 - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2
Emilly Weiss, The No Makeup Makeup Queen

No mês passado, publiquei a primeira parte do meu Guia de Maquiagem, no qual falava sobre o preparo da pele e os produtos que uso para dar aquele bronze & glow no rosto. Agora, vamos à próxima etapa: olhos, sobrancelhas e boca!

283279945 541472924264550 3346866104655439022 n 480x600 - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

@violette_fr

 

OLHOS: perdendo o medo do esfumado

Se tem um look que fica bem em literalmente TO-DO mundo, é certamente o esfumado marrom. O preto também fica, mas como o intuito desse post é ser um guia fácil para iniciantes, vamos de marrom, por ser mais leve e consequentemente mais fácil de trabalhar. 

 

#DICA 1: o lápis de olhos perfeito para esfumar

Falando em facilidade, sabia que dá pra fazer um esfumado INCRÍVEL com apenas 1 lápis de olhos e 1 pincel? Sim, é verdade – aliás esse é meu look “coringa” quando não tenho tempo de me arrumar! 

Para começar, opte por um lápis marrom que seja facilmente “esfumável”, do tipo powder, o que significa dizer: um lápis que não tenha uma fórmula muito cremosa nem em gel. Esses servem mais para fazer um traço do tipo delineado, pois fixam rapidamente e por isso não podem ser espalhados.

Meu lápis de olhos “esfumável” favorito de todos os tempos é o Audrey da Charlotte Tilbury. Também gosto muito dos lápis da linha Care, da Sephora Collection, que tem uma fórmula natural e não irrita nem dá alergia aos olhos. 

the classic brown e1653942856327 - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

 

#DICA 2: a técnica para um esfumado rápido e perfeito

Com o lápis apontado, começo fazendo um traço rente aos cílios superiores, sem me preocupar em deixá-lo retinho – afinal, ele será esfumado! Aqui, uma dica que faz toda a diferença: se você quer um esfumado menos intenso, e que destaque mais o final dos olhos, comece a fazer o traço a partir do CENTRO dos olhos. Já se quiser um resultado mais intenso, pode começar o traço no canto interno e fazer a linha toda até o final, avançando um pouco além do fim da linha dos cílios superiores.

Para esfumar, eu uso um pincel macio de cerdas curtas como o Smudge #10 da Sephora, que me ajuda a focar o esfumado apenas no traço, sem “espalhar” muito a cor. Com ele, eu vou espalhando o traço suavemente, fazendo movimentos leves sempre em direção ao final dos olhos. Importante: como o lápis tende a secar rápido, e depois que seca fica mais difícil de manusear, é melhor fazer o traço em um olho, esfumar, e só depois fazer no outro!

PINCEL SEPHORA - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

 

#DICA 3: “fechando” o contorno

Essa etapa faz toda a diferença: com o mesmo lápis, “suje” a raíz dos cílios inferiores apenas no canto externo dos olhos, e esfume logo em seguida, com movimentos sempre de dentro pra fora. Escrevi “sujar” porque é basicamente encostar, bem de leve – não precisa fazer um traço e nem deixar muito intenso. Basta encostar o lápis no ponto onde nascem os cílios de baixo que o pigmento se depositará ali. Ao fazer isso, você “fecha” o sombreado, dando um efeito mais intenso e acentuando o formato dos olhos. 

 

#DICA 4: iluminando o olhar

Essa etapa é opcional, mas faz muita diferença no resultado final: com um iluminador em pó ou uma sombra champagne (dica: o clássico Capri da Nars vale como ambos!), ilumine o canto interno dos olhos, concentrando o produto na ponta interna. Se quiser trazer ainda mais luminosidade para a região, vale usar o mesmo produto para iluminar o ossinho logo abaixo das sobrancelhas. 

ILUMINADOR NARS GUIA DEFINITIVO MAQUIAGEM - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

#DICA 5: cílios naturais

Essa dica eu já ouvi de diversos maquiadores, e atesto que realmente funciona: antes de passar a sua máscara de cílios favorita (no meu caso, a Climax da Nars para volume e a They’re Real da Benefit para alongar, dando o efeito “cílios de boneca), penteie os cílios com aqueles pentes de sobrancelha, deixando-os fixos por alguns segundos nos cílios, fazendo sempre o movimento “para cima”. Dá um efeito parecido com o do curvex – sem o arrepio na espinha que dá de usar curvex. 

MASCARA DE CILIOS NARS GUIA DEFINITIVO MAQUIAGEM - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

kaia gerber portrait - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

@kayaberger

SOBRANCELHAS: emoldurando o rosto

Ah, a diferença que uma boa sobrancelha faz no rosto! Se eu soubesse disso lá com meus 12 anos, não teria arrancado metade delas para ficar na moda dos anos 90 

Com o que me restou de pêlos, eu preciso sempre contar com um arsenal de produtos que, depois de anos de testes – e resultados muitas vezes pavorosos – se resume a: lápis específico para sobrancelhas, gel incolor e gel com cor. 

SOBRANCELHA BENEFIT PRECISELY GUIA DEFINITIVO - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

 

GEL SOBRANCELHAS GUIA DEFINITIVO MAQUIAGEM - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

GIMME BROW BENEFIT - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

 

A diferença entre eles: o lápis serve para definir o formato e desenhar pêlos em áreas da sobrancelha em que há falhas, ou nos locais onde ela afina muito (no meu caso, da metade para o final do arco). Esse produto requer mais tempo e habilidade para aprender como usar, o que nos leva à outra opção: o maravilhoso gel com cor. Esse é um daqueles coringas – tenho um no banheiro, um no carro e um na bolsa, para nunca ficar sem! – pois sua aplicação é muito fácil, e só um tiquinho de produto já dá um efeito imediato de sobrancelhas mais cheias – embora não defina tanto o formato quanto o lápis. Por fim, o gel incolor pode ser usado depois do lápis para fixar os pêlos, ou por conta própria quando você quer apenas dar um “up” nas sobrancelhas sem intensificar demais. 

 

BOCA: lip balms com cor que serão seus melhores amigos

Se você é como eu e tem um eterno problema com lábios super ressecados, sabe a aflição que dá de passar batom matte – líquido então, até arrepia! Por isso, aderi de vez aos lip balms com cor, e tenho uma coleção, um para cada ocasião. Eles são fáceis de passar e vem em cores incríveis, além de deixarem a boca super macia e com um brilho natural, sem ficar pegajoso como o gloss. Meus favoritos são:

 

BATOM GUIA DEFINITIVO MAQUIAGEM - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

CARE BATOM GUIA DEFINITIVO MAKE - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

 

NIVEA LABIAL - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

 

LIP TINT - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

E se você, como eu, é apaixonada também pela versão incolor dos lip balms, tenho uma dica de um produto maravilhoso, que vale quanto “pesa”: o riquíssimo Hydrating Lip Balm da Laura Mercier. Eu literalmente paro tudo que estou fazendo quando vou aplicá-lo, porque é uma experiência sensorial completa! 

laura balsamo labial guia definitivo make - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

DICA EXTRA: bocão da Kylie, na versão French Red Lips ou se preferir, nude colors. 

283998001 5499495103428248 3981704978272038358 n - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

 

 

 

 

 

 

Depois de muitos testes, cheguei a uma “receitinha” que considero ideal para a criação do famoso “bocão” à lá Kylie: lápis de boca Boldly Bare da MAC + balm Dolce Vita da Nars + gloss incolor com efeito plum da Too Faced. 

lapis labial guia maquiagem - O Guia Definitivo de Maquiagem Para Quem Não Sabe Nada Sobre Maquiagem: PARTE 2

SHOP NOW

Com a boca previamente hidratada com um balm incolor, começo contornando com o lápis, ultrapassando um pouco a linha dos lábios. Em seguida, espalho o contorno com um pincel de sombra macio e vou preenchendo a boca com o mesmo lápis para criar o “fundo”. Depois, passo o balm Dolce Vita por cima em toda a boca para dar um tom mais rosado (não tão nude quanto o lápis), e para hidratar já que o lápis resseca a pele. Por fim, passo o gloss da Too Faced que tem aquele efeito plump pra “aumentar” os lábios. Et voilà!

 

 LEIA TAMBÉM:
O GUIA DEFINITIVO DE MAQUIAGEM para quem não sabe nada sobre maquiagem
Everyday Makeup: A Rotina de Maquiagem da Bia
A liberdade de (quase) sair de casa sem maquiagem

by Lais Andrade

Criadora do Cherry Gloss (@cherryglossbr), Laís se dedica ao universo da beleza e bem estar, sempre com um olhar único e antenado com as tendências mundiais.

0 Comments

POST A COMMENT