Notas Sobre Planejamento

Quando eu percebo que meu desânimo está virando a minha verdade, é porque está na hora de shake things up.

De todas as lições de sucesso distribuídas por aí, nenhum delas é mais eficaz do que a consistência. Não importa se o que você faz é colar de missanga enquanto sua prima segue uma carreira brilhante sendo advogada, você não tem ideia de onde os suas missanguinhas podem te levar.

Mas o desafio de ser consistente quando você trabalha com o seu lado criativo pode ser paralizante. Eu preciso de uma boa dose de empreendedorismo, falta de vergonha na cara e um certo distanciamento para não me deixar abater pelos nãos que eu levo. Perco o animo algumas vezes, não acordo com espírito de hustle hard todos os dias e desconfio que todo mundo também é assim, pelo menos não sem uma ajudinha química que pode ser muito bem vinda quando necessária.

Quando eu percebo que meu desânimo está virando a minha verdade, é porque está na hora de shake things up. Revejo a minha rotina, tiro o que está em excesso e incluo mais momentos do que eu realmente amo fazer para me inspirar.

planejamento lolla nov 2020 03 - Notas Sobre Planejamento

MY BRAND NEW ROUTINE

Descobri depois de ver uns videos no YouTube que a Helena praticamente me obrigou que minha maneira de organizar o dia e a mente são apenas um perfil. Sempre achei que era apenas eu procrastinando, foi um alívio. Preciso despertar a minha mente de manhã, sou incapaz de pular da cama quando o despertador toca, entrar no chuveiro e sair correndo pela porta como meu marido faz todos os dias da semana. Sounds dreadfull. Eu gosto de ler antes de sair da cama, ver minha agenda para não ser pega de surpresa com alguma coisa que eu tenha esquecido, tomar meu café em paz lendo mais um pouquinho, checar o lolla se está tudo em ordem e programado, fazer ginástica e depois sentar no computador.

Dentro desse cenário, precisei organizar minhas prioridades de acordo com os dias da semana.

  • Segunda e terça eu foco 100% no trabalho, não marco reunião, almoço, call, nada, zero, niente e se precisar, troco por outro dia da semana. São os dias que eu mais escrevo, que estou com a cabeça borbulhando de ideias depois do fim de semana e cheia de coisas acumuladas para ler.
  • Um dia da semana a tarde tiro para as crianças e faço algum programa com elas, que seja um projeto artsy em casa adaptado para tempos de pandemia.
  • Estou sempre estudando, meus cursos são sagrados e marco horário na agenda como se o compromisso fosse com o Obama e agora preciso da mesma disciplina com os exercícios físicos pelo meu bem estar mental.

Aprendi no começo do lolla, quando entrevistei a Roxanne Assoulin, que preciso ter um horário no meu calendário para ser criativa. Antes da pandemia eu preenchia esses dias com uma volta na rua, visitava alguma exposição, sentava para almoçar sozinha para ficar vendo as pessoas (amo fazer isso) ou passava algumas horas em uma livraria. Transferi isso para o online, muito mais difícil de penetrar e de sentir, mas é o que temos.

Eu sou muito visual e preciso ver essa estrutura para me organizar e não boicotar as minhas prioridades, espalho pela casa post its com a minha agenda que está sempre mudando e uso sempre meus planners de papel como aliadas, além do Google Calendar. Sou daquelas que fazia agenda quando era adolescente e nunca mais parei. Amo planejamento, sou muito melhor de planejar do que de executar e escrever no papel me ajuda muito a manter o foco e a fazer o que eu preciso fazer e não só o que eu quero. Eu coloco tudo no meu planejamento, até as coisas chatas como comprar uma lâmpada. E o que eu posso delegar, eu delego e não quero mais saber.

Tenho sempre comigo um caderninho onde anoto pensamentos e ideias, uma agenda que eu não uso todos os dias, mas gosto de planejar com ela e para 2021 um planner anual, esse de cerejinhas da Estudio Papel.

Mas tenho dificuldade em planejar a longo prazo, sou muito imediatista. Meu sonho de planejamento é um calendário editorial anual que pelo menos 70% dele de fato aconteça. Acho que achei minha new years resolution para 2021.

Planners gifted by Estudio Papel.

Rosa Zaborowsky

by Rosa Zaborowsky

Editor & Founder of Lolla.

POST A COMMENT