IMG 3216 1200x1500 - Em Busca de uma Mentoria Para te Ajudar a Empreender, se Posicionar ou se Reinventar na Carreira? Essa Matéria é Para Você.

 Renata Zveibel é estrategista de comunicação e fundadora da sua consultoria boutique especializada em desenvolver estratégias para marcas. A Rê já apareceu aqui no Lolla contando sua inspiradora história de turning point e hoje participou de uma entrevista para falar um pouco mais sobre sua marca e como começou essa trajetória como mulher empreendedora, após atuar por 20 anos em grandes agências e trabalhar com marcas relevantes. Na entrevista, Renata dá várias dicas sobre como construir uma marca forte e, certamente, poderá ajudar quem está trilhando esse caminho empreendedor!

 

IMG 3161 400x600 - Em Busca de uma Mentoria Para te Ajudar a Empreender, se Posicionar ou se Reinventar na Carreira? Essa Matéria é Para Você.

Como você criou a sua marca e começou a empreender? 

Criei a minha marca com o propósito de empoderar as mulheres, por meio de suas marcas, para que elas conquistem seus espaços e sejam reconhecidas nos mercados em que atuam.  

Eu costumo dizer que sou jornalista de formação e relações públicas de coração. Tenho 20 anos de experiência trabalhando em grandes agências e multinacionais, sempre construindo narrativas de marcas. Já trabalhei com grandes marcas como Coca-Cola e Heineken, onde passei os últimos 11 anos da vida corporativa como diretora de comunicação externa e onde tive a oportunidade de participar de projetos incríveis e inspiradores como Rock in Rio, F1, Lolapalooza, entre outros. 

Há 3 anos um grande problema de saúde se transformou na oportunidade que eu precisava para fazer uma transição de carreira. Saí da empresa em 2018 e me dei um ano sabático onde descansei, curti o marido e filhos e estudei sobre autoconhecimento, psicologia positiva, empreendedorismo criativo e brand management. Então veio a vontade de ter mais controle sobre a minha vida, de poder trabalhar com coisas que me faziam de fato me sentir útil, de conseguir, de fato, exercer um trabalho onde eu me sentisse completamente realizada, e assim surgiu a minha consultoria, que leva o meu nome, Renata Zveibel.

 

E o que exatamente você faz na sua consultoria?

Somos uma consultoria boutique especializada em desenvolver estratégias para construir marcas relevantes.

Temos dois pilares de atendimento. 

  1. O primeiro é voltado para pequenas e médias empresas que não possuem áreas de comunicação e marketing e que precisam desenvolver suas marcas e contam com a nossa equipe para liderar o processo de desenvolvimento da estratégia da marca. 
  2. O segundo pilar é o de Mentoria, exclusivamente voltado para mulheres empreendedoras, profissionais liberais e em transição de carreira e que querem se posicionar como marca em seus respectivos mercados de atuação profissional.

Este é o pilar que está em crescimento na empresa e ao qual me dedico pessoalmente, 100% do meu tempo. É onde me conecto com minhas clientes e sinto que posso gerar uma transformação de verdade.

Como saber se é a Mentoria que a leitora do Lolla precisa? 

Se você quer se destacar como marca, você precisa se dedicar a ela. Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, sem fronteiras e, por conta disso, existe um grande desafio para gerar diferenciação entre pessoas, profissionais e negócios. Se você quer ser vista como referência no seu mercado, ser identificada como autoridade, se quer gerar negócios, ou buscar uma promoção, eu posso te direcionar nessa jornada para construir o seu posicionamento, de acordo com os seus objetivos. 

Qual é o perfil de clientes que te procuram? 

A maioria das pessoas que me procuram são empreendedoras e executivas que querem construir e posicionar suas marcas gerando diferenciação no mercado em que atuam, profissionais liberais que desejam se destacar em seus nichos, e mulheres em transição de carreira e que têm um novo projeto em vista. 

 

IMG 2677 600x400 - Em Busca de uma Mentoria Para te Ajudar a Empreender, se Posicionar ou se Reinventar na Carreira? Essa Matéria é Para Você.

Quais são as maiores dificuldades das mulheres que querem desenvolver as suas marcas? 

A primeira coisa que todas elas falam é: “Nossa, eu não sei nem por onde começar!”. E é compreensível porque ouvimos o tempo todo que precisamos construir nossas marcas. Mas qual é o caminho para isso? Normalmente as minhas clientes estão 100% absorvidas no negócio, sabem que a marca é um pilar importantíssimo mas precisam de um direcionamento para colocar tudo em perspectiva. Outras dificuldades frequentes, que resolvemos durante o processo de mentoria, são: “Eu não sei explicar direito o que faço”, “Não sei por onde começo a contar sobre a minha história”, “Tenho vergonha de aparecer, gravar vídeos, criar conteúdo nas redes sociais”. 

 

As tímidas têm vez no mundo da alta exposição nas redes sociais? 

Claro que sim!! Construir marca nas redes sociais não significa ficar o tempo todo com a câmera ligada em você! Lógico que a sua imagem é fundamental para gerar conexão com o público, mas existem outras formas de levar o seu universo de marca para as redes. 

Dividir o seu conhecimento por meio de textos é uma forma de se expressar, explorar outros aspectos visuais, além do seu rosto, como por exemplo usar fotos de detalhes da sua casa, do seu escritório, fatos sobre o seu dia a dia, objetos que tenham significado, registrar a sua rotina de trabalho e até usar somente a sua voz para narrar histórias são algumas das alternativas possíveis. 

O mais importante é você entender qual é a rede social que mais se adequa ao seu perfil. Se você tem vergonha de aparecer, não precisa ir para o Instagram. Tente um ClubHouse e abuse da sua voz, o Medium, se gosta de escrever, e por aí vai…

Uma futura empreendedora perdida, que só sabe que quer começar alguma coisa mas não sabe nem escolher o que de fato gosta, é uma “potencial marca”? 

Para iniciar um processo de construção de marca é necessário ter clareza do seu objetivo. Isso porque vamos partir do princípio do objetivo do negócio. Nosso diferencial inclusive é exatamente este. Não dissociamos a construção de marca da necessidade do negócio. A sua marca deve potencializar a sua empresa e tornar os seus produtos ou serviços aspiracionais. 

Nossa metodologia ajuda a descobrir crenças, valores e propósito da marca. Mas, se a empreendedora ainda tem dúvidas sobre qual caminho tomar acreditamos que o ideal seja primeiro fazer um trabalho para identificar o mercado e modelo de negócio. 

Somos os parceiros ideais para empreendedoras, profissionais liberais que queiram se posicionar como marcas no mercado em que atuam e necessitam de uma estratégia de comunicação e construção de imagem para o seu negócio. Pessoas que gostam de colocar a mão na massa e ser parte atuante do processo de construção de marca.

IMG 2711 400x600 - Em Busca de uma Mentoria Para te Ajudar a Empreender, se Posicionar ou se Reinventar na Carreira? Essa Matéria é Para Você.

Como funciona na prática, a Mentoria? 

É uma série de encontros individuais e virtuais (por conta da pandemia), onde faço um direcionamento customizado, com base nos 20 anos das minhas experiências e trajetórias, pessoal e profissional, onde utilizo uma metodologia própria que leva a cliente a desenvolver, passo a passo os pilares de construção de uma marca sólida, passando por suas crenças, valores, propósito, diferenciais, definição de persona e pilares de conteúdo, entre outros. 

Juntas, eu e a cliente vamos definir caminhos e estratégias para que se desenvolva a construção do seu posicionamento de marca, por meio do seu negócio. 

Além das sessões individuais de mentoria, também vou lançar, no final de junho, uma mentoria on line em grupo. Esse será o primeiro grupo que formarei e que foi criado como um pedido de parte do meu público. 

 

O que é necessário de fato para ser ter “uma marca forte, relevante e que seja percebida e lembrada no seu mercado”? 

Reputação é a palavra que resume tudo isso. Reputação é a soma da imagem, dos valores, da credibilidade e da visibilidade que formam uma marca forte. Reputação se constrói no longo prazo por meio de uma relação transparente, consistente e coerente com o público da marca. 

Ter uma boa reputação, ter uma excelente estratégia de comunicação que foque nas necessidades do consumidor e entregar de forma diferente produtos ou serviços de excelente qualidade é o caminho para se ter uma marca forte, relevante e lembrada no mercado. É fácil? Definitivamente não. Mas marcas que são construídas sobre bons alicerces tem muito mais chance de prosperar. 

Afinal, o que é realmente preciso para se destacar? Você consegue sacar logo no começo se a pessoa tem potencial para criar uma marca forte e reconhecida? 

Hoje em dia, autenticidade é um grande atributo de uma marca que se destaca. O consumidor busca mais do que um simples produto ou serviço. Ele busca conexão, ele quer saber quem é a pessoa que está por trás daquela marca. Ele quer consumir marcas com crenças e valores parecidos com o seu. A essência da marca precisa estar clara em todos os pontos de contato com o público para criar esse vínculo. 

Uma marca que for de fato autêntica, verdadeira, tiver um propósito genuíno e uma forma diferente de entregar o seu produto ou serviço, com certeza irá se destacar. 

 

IMG 3248 600x400 - Em Busca de uma Mentoria Para te Ajudar a Empreender, se Posicionar ou se Reinventar na Carreira? Essa Matéria é Para Você.

Tem alguma fórmula de sucesso que sirva como guia para quem quer começar a empreender? 

Eu não acredito em fórmulas de sucesso. As pessoas são únicas e seus contextos também. Posso falar sobre o que deu certo para mim. Muitos anos antes de realmente empreender eu já refletia sobre essa transição. Mas sentia que não era a hora certa. E tudo realmente aconteceu quando tinha que acontecer. Acredito que o primeiro passo é o autoconhecimento. Invista em você, resgate seus valores e suas crenças,  pense no que de fato te faz feliz e realizada. Tenha muito claro o seu propósito. E quando falo sobre propósito, faço questão de desmistificar aquela imagem romantizada, de algo que está longe do nosso alcance, algo quase etéreo. O propósito nada mais é do que aquilo que você faz e que te dá prazer de verdade, que te faz entrar no flow, que de alguma forma gera algum impacto e, por último e não menos importante, dê retorno financeiro. 

Depois, faça um planejamento financeiro, entenda qual o investimento necessário para colocar o seu negócio para rodar e programe de onde virá a sua fonte de receita durante esse período. Invista em networking. Empreender é um ato solitário e o poder de uma rede de pessoas que você pode contar, trocar informações é essencial nessa jornada. E, claro, construa uma marca que represente o seu negócio e que seja humanizada, que traga elementos da sua personalidade para ela.

Qual a diferença da sua mentoria para uma consultoria de marketing pessoal? 

Diferente do processo de marketing pessoal, que é focado 100% na construção da imagem pessoal e na forma como ela quer ser percebida, a minha mentoria tem como foco a necessidade do negócio. Trabalhamos para construir marcas de negócios, que geralmente tem uma profissional à frente dele. Também trabalhamos os elementos pessoais, os diferenciais da profissional e os elementos que irão humanizar a marca, mas sempre com o objetivo de dar visibilidade para o seu negócio, gerar reconhecimento, torná-la uma referência de mercado e, por consequência, vender. A minha experiência de 20 anos trabalhando no mercado corporativo traz esse olhar global para a marca, pensando também na sua sustentabilidade no mercado. 

O que você mais ama no seu trabalho? 

Eu amo empoderar mulheres para que elas conquistem seus sonhos, para que imprimam sua marca no mundo. Meu trabalho tem a ver com contar histórias. Eu acredito muito que todo mundo tem uma história boa e interessante para contar. Juntar esses elementos, ajudar essas mulheres a descobrirem seus potenciais e talentos escondidos e transformá-los em diferenciais que as fazem únicas, me deixa de coração aquecido. 

Que dicas você pode dar para mulheres que queiram construir suas marcas?

Conheça a sua essência, resgate seus valores, crenças e verdadeiros talentos. Aplique isso na forma como conduz o seu negócio, como desenvolve seus produtos. Construa uma narrativa e um posicionamento que deixe claro os seus diferenciais, aquilo que só você faz. Entenda as necessidades do seu público e mostre qual é a transformação que você causa na vida deles por meio do seu trabalho. Marca vai além de conhecimentos técnicos, o nosso repertório pessoal é um mar de possibilidades para trazer à tona a autenticidade da nossa marca! 

 

FOTOS: Grazi Ventura

 

PARA SABER MAIS: @RENATAZVEIBEL 

 

 A RENATA DISPONIBILIZOU ESSE PEQUENO E MUITO ÚTIL TESTE DE AUTOCONHECIMENTO:

FAÇA DOWNLOAD DO EXERCÍCIO, IMPRIMA E RESERVE UNS MINUTINHOS SÓ PARA VOCÊ

renata zveibel thelolla 01 - Em Busca de uma Mentoria Para te Ajudar a Empreender, se Posicionar ou se Reinventar na Carreira? Essa Matéria é Para Você.

 

 

Blog Writing Prompt - Em Busca de uma Mentoria Para te Ajudar a Empreender, se Posicionar ou se Reinventar na Carreira? Essa Matéria é Para Você.

 

 

POST A COMMENT