Receita de Chocolate saudável

Tudo começou quando minha nutricionista me recomendou ingerir 6 tâmaras por dia na reta final da minha gestação para preparar o colo do útero e dar uma ajuda extra no trabalho de parto.

No começo, achei uma delícia! Mas dois dias e 12 tâmaras depois…precisei colocar minha criatividade na cozinha para funcionar. Passei a acrescentar nos meus smoothies matinais, comi recheada com pasta de amêndoas, chocolate, morango. Ok, ainda foi suficiente e já estava ficando enjoada.

Resolvi libertar a confeiteira saudável que existe em mim (eu achava que não, mas aparentemente ela existe!!) e criei algumas receitinhas que levavam essencialmente tâmaras e apeteciam meu paladar. Alguns testes depois e não é que deu certo?

Por esse motivo, já adianto que vocês terão uma verdadeira “surra de tâmaras” nas próximas receitas. But I could not help myself! Precisava compartilhar com vocês esse momento que estou vivendo e essas receitas que acabaram fazendo sucesso absoluto com grávidas, adultos não-grávidos e até crianças!

A primeira da série surgiu com uma vontade de imitar o chocolate Snickers®. Amo aquela mistura de sabores e camadas cheias de prazer. Então, por que não criar algo que lembrasse aquele doce cheio de açúcar, gordura e conservantes, mas que fosse mais caseiro e saudável?

As reações que tive aqui em casa e de amigos que provaram se resumiram basicamente em: “Meu Deeeeeus, isso é melhor que Snickers®”. Pronto, estava decidido o nome da minha sobremesa.

Apenas façam. Prometo que vale a pena!

 

IMG 4538 1 450x600 - MELHOR QUE SNICKERS®: Receita de Chocolate Saudável e Caseiro

 

 

Receita

Ingredientes para a “base”:

  • 12 tâmaras medjool sem caroço picadas
  • 2 xíc. de amendoim torrado sem sal
  • 1/4 cc de sal

Ingredientes para o “caramelo”:

  • 10 tâmaras medjool sem caroço picadas
  • 1/2 xíc. de leite vegetal da sua preferência
  • 1 xíc. de pasta de amendoim
  • 2/3 xíc. de amendoim torrado sem sal
  • 2 cc de essência de baunilha
  • 1 cc sal

Ingredientes para a “cobertura”:

  • 150g de chocolate 70% (eu fiz dessa vez com o vegano da Nugali. Também acho bom e prático o em gotas da Callebaut)
  • 1 csp de óleo de coco ou manteiga de cacau
  • Sal Maldon ou flor de sal para salpicar

 

IMG 4541 1 600x450 - MELHOR QUE SNICKERS®: Receita de Chocolate Saudável e Caseiro

Modo de Preparo:

Caramelo (parte 1):

Antes de qualquer coisa, deixe as tâmaras para o caramelo de molho no leite vegetal com 1 cc de essência de baunilha por pelo menos 15 minutos, enquanto prepara os demais ingredientes.

Base:

Em um processador, pulse os amendoins até triturá-los em pequenos pedaços. Junte as tâmaras e o sal. Bata até misturar por completo e de modo homogêneo. Forre uma forma quadrada (eu usei 20cm x 20cm) com papel manteiga e faça uma base com a mistura, pressionando bem com uma espátula. Coloque no freezer enquanto prepara o caramelo.

Caramelo (parte 2):

Bata as tâmaras com o leite, mais 1 cc de baunilha, pasta de amendoim e sal em um processador ou liquidificador potente, até obter um creme macio com textura de caramelo. Com a ajuda de uma espátula, espalhe o caramelo sobre a base. Espalhe o amendoim torrado sobre o caramelo, pressionando com a espátula. Volte para o freezer por pelo menos 2 horas ou do dia para a noite.

Cobertura:

1. Remova a forma do freezer e solte do papel manteiga. Corte em barras no tamanha e formato da sua preferência e volte para o freezer enquanto prepara o chocolate.

2. Derreta o chocolate com o óleo ou manteiga em banho-maria ou no micro-ondas (em potência média-baixa de 1 em 1 minuto).

3. Banhe as barras no chocolate derretido e salpique com o sal para finalizar.

4. Mantenha no freezer em um pote bem fechado por até 1 mês (ou enquanto durar!!).

 

Rendimento:

Aprox. 24 unidades

 

LEIA TAMBÉM:
Bolo Healthy de Amêndoas & Chocolate da Duda Schietti
Guilty-Free Cookies para os PEQUENOS RITUAIS in our daily life

 

 

POST A COMMENT