Lost in Translation: A difícil arte de se fazer entender na nossa e outras línguas.

fe2e882a40957b1657d9418cb233e79d - Lost in Translation: A difícil arte de se fazer entender na nossa e outras línguas.

Quando Rosa sugeriu o tema do mês de Agosto do Lolla fosse “Conversations”, logo pensei em Lost in Translation e como esta deveria ser uma pauta. Sabe quando vc está falando algo (em outra língua) e na sua cabeça está tudo certo mas na realidade não está sendo entendido ou está sendo mal interpretado? É sobre isso que vou escrever.

É inegável não associar a expressão ao título do filme de Sofia Coppola, de mesmo nome. Aliás, eu amo aquele filme, mas o que mais me chamou a atenção recentemente foi a descrição dela acerca do filme como “things being disconnected and looking for moments of connection”. Acho que isso é o que ocorre na nossa cabeça as vezes, especialmente quando estamos imersos num lugar onde a língua falada não é a nossa. 

001 lost in translation theredlist 1024x674 - Lost in Translation: A difícil arte de se fazer entender na nossa e outras línguas.

Você também fica cansada de tanto falar inglês, francês, alemão ou que seja? Parece que a cabeça pesa, né? O controle e o cuidado com a língua, tanto para não cometer deslizes como para não perder nada. Numa busca rápida no google, descobri que temos pouco mais de 7 mil línguas no mundo. Sendo as mais falados o Inglês e o Mandariam. Quando eu estudei Mandarim, há quase 10 anos atrás, eu lembro que Ma poderia significar 4 coisas diferentes de acordo com a entonação utilizada. Tipo: Cavalo e Mãe estavam dentro as opções…. imagine o nível da complexidade do idioma para quem está aprendendo.

Por causa do doutorado e da minha produção em diferentes línguas, tive a oportunidade de fazer uma sessão de terapia voltada para mentes bilíngues. A Psicóloga que me atendeu me ensinou uma frase muito simples que deveria ser repetida na vida: “meu inglês nunca será perfeito porque eu não nativa”. Se a arte do diálogo já é complicada na nossa própria língua, eu acho que ela fica ainda mais complicada em outras. 

011 lost in translation theredlist 1024x685 - Lost in Translation: A difícil arte de se fazer entender na nossa e outras línguas.

Eu convivi diariamente com alguns amigos poliglotas durante um período de tempo. Me arrependo de não ter insistido em falar mais francês com eles, o meu está bem enferrujado, confesso. Mas uma coisa que eu aprendi e que vou levar comigo pra sempre é que o importante é se fazer entendido. E, obviamente, não ter problema em pedir desculpas. Essa “humildade para aprender”, como disse um deles, é o que nos leva para longe. Admiro muito todos os que se aventuram em aprender uma nova língua. Admiro ainda mais os que não tem medo se expôr e erram, e está tudo bem. Encontros e desencontros acontecem a todo momento.

Acho desafiador e também encantador a possibilidade de aprender uma nova língua. Conheço quem tenha aprendido ouvindo fita cassete, lendo o dicionário, estudando em escola bilíngue ou escola particular. Há aqueles que aprenderam convivendo, pegaram a mochila e foram. Quando falamos em Global Mindset, falamos em  sermos curiosos e abertos para novas culturas e experiências. Acredito que aprender uma nova língua é o caminho mais rápido para adentramos uma cultura diferente.

Charlotte Bob lost in translation 1041685 1400 930 1024x680 - Lost in Translation: A difícil arte de se fazer entender na nossa e outras línguas.

Uma cena marcante para mim, era estar sentada e ver um amigo ligando para a namorada e falando com ela em mandarim para que pudessem treinar o idioma, sendo que a língua materna dos dois era o francês. Naquele momento eu pensei em todas as outras linguagem existentes, e que não precisam de palavras faladas, como a corporal, por exemplo. Nos encontros que acontecem pelo mundo, você já imaginou alguma vez que a língua fosse impeditivo para qualquer forma de amor? Quantos casais não aprendem uma nova língua para entender melhor o outro? Quantos amigos não aprendem palavras para melhor se comunicar com o outro? Entre erros e acertos, nos encontramos pelo mundo.

Vocês falam outras línguas? Como praticam? 

Photos: Lost in Translation

Helena Vilela

by Helena Vilela

POST A COMMENT