cf1d6a8f9ba976412c0298c4f3adf11c - LOLLA SOCIAL: O Novo Projeto do Lolla para promover a Cultura da Doação no Brasil

Você tem vontade de ajudar, mas não sabe quem ou como? Essa é uma das principais queixas que escutamos de quem quer ajudar e fazer o bem, mas com tanta informação e desinformação “correndo solta” na internet, fica sem saber o que fazer e em quem confiar.

 

Nós do The Lolla resolvemos te ajudar a ajudar e criamos um novo projeto: o Lolla Social, com o objetivo de promover a cultura da doação no Brasil e ajudar, por meio de divulgação, pessoas e instituições que estão fazendo um trabalho legal, sério e comprometido em prol de uma sociedade melhor e mais justa.

 

Inauguramos o projeto com um tema que pode não ser muito conhecido pela maioria das nossas leitoras: pobreza menstrual, vocês já ouviram falar sobre isso?

 

Provavelmente você que está lendo o Lolla hoje nunca passou um perrengue na menstruação por falta de água ou absorvente (a não ser que você tenha esquecido de comprar rs). Agora imagina não ter acesso à água, absorvente ou mesmo um banheiro durante todo o seu período menstrual? Difícil imaginar que isso seja possível, mas tem mulheres que não só passam por essa “falta” de água e absorventes durante alguns dias no mês, mas durante toda a sua vida menstrual.

 

Screen Shot 2021 06 30 at 16.00.22 - LOLLA SOCIAL: O Novo Projeto do Lolla para promover a Cultura da Doação no Brasil

Creditos: Comfortcupph

A pobreza menstrual atinge diversas meninas adolescentes e mulheres  que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica e que não têm acesso ao saneamento básico e itens de higiene pessoal, o que inclui o famoso absorvente descartável – ou qualquer outro tipo de absorvente, como absorventes internos, calcinhas absorventes ou coletores menstruais. 

 

É uma situação muito triste e pouco comentada e isso, obviamente, incomodava muito nós do Lolla. Como um time de mulheres sabemos muito bem o que todas as mulheres passam no período menstrual. Saber que existem mulheres que, além dos “inconvenientes” naturais da menstruação, não podem sequer lavar a vagina nos deixa p*. Não é justo, não é digno. É triste, é muito triste.

 

Então desde que pensamos em criar o Lolla Social, a primeira ideia foi trazer um projeto que falasse de pobreza menstrual e que trabalhasse de alguma forma para ajudar essas tantas mulheres que vivem nessa situação.

 

Fomos atrás de instituições, pesquisamos e a Bianca falou com a Natasha Shprecher, uma conhecida de um trabalho voluntário que virou amiga e que já tinha feito alguns trabalhos em projetos voltados para saúde da mulher, inclusive na Índia (coincidentemente, a Natasha também conhecia a Rosa pelo marido da Rosa). Foi a partir desse contato que chegamos no projeto Dona do Meu Fluxo, no Brasil.

 

O Dona do Meu Fluxo é um projeto de empoderamento feminino que combate a pobreza menstrual e foi criado por mulheres para mulheres. Tudo a ver com o Lolla. Desde 2017, o projeto promove rodas de conversa e doação de coletores menstruais para mulheres em comunidades vulneráveis de todo o Brasil. Incrível, né? 

 

Falamos com a Mariana Madureira, da Raízes Desenvolvimento Sustentável, que é uma das responsáveis pelo projeto. A conversa foi tão legal que fizemos uma entrevista com as principais dúvidas e esclarecimentos sobre o Dona do Meu Fluxo, que você pode ler aqui no Lolla

 

Curiosamente, a inauguração do projeto Lolla Social coincide com o mês que escolhemos para falar sobre self-care no The Lolla. E self-care, saúde da mulher e menstruação com dignidade tem tudo a ver.

 

Screen Shot 2021 06 30 at 16.01.01 - LOLLA SOCIAL: O Novo Projeto do Lolla para promover a Cultura da Doação no Brasil

Creditos: Comfortcupph

QA SOBRE O LOLLA SOCIAL

 

Como vai funcionar? 

Todo mês, nosso time vai selecionar uma instituição e divulgar o trabalho da ONG selecionada no nosso site, mídias sociais e newsletter. O objetivo é que você leitora do Lolla possa conhecer um pouco mais sobre o trabalho feito pela instituição selecionada e se sinta segura e confiante para realizar uma doação ou participar de alguma ação de voluntariado.

Como faremos a seleção da ONG?

A nossa Editora Bianca Longo atuou por anos de forma voluntária no terceiro setor e vai usar sua experiência pessoal e ativar seus contatos para fazer a seleção de ONGs que fazem um trabalho legal, sério e de confiança. Faremos uma pesquisa sólida, pegaremos referências no mercado e faremos uma entrevista por telefone para verificar se a instituição selecionada atende os critérios de confiabilidade do nosso time. 

 

Como surgiu a ideia de criar o Lolla Social?

Nosso time já vinha há um tempo conversando sobre como usar o canal que temos no Lolla para ajudar pessoas e instituições que estão fazendo um trabalho legal, sério e comprometido em prol de uma sociedade melhor e mais justa. Aqui no Lolla já apoiamos mulheres e trabalhamos com o empoderamento feminino de algumas formas, mas queríamos ir além e disponibilizar um espaço para que instituições que trabalham com causas sócio-ambientais possam ter mais esse canal para apresentarem e divulgarem seu trabalho para a nossa rede de mulheres incríveis. 

 

O Lolla vai ganhar algo com isso? 

Financeiramente não. Mas nosso coração está mais quentinho e feliz.

 

Se eu quiser doar para uma instituição, o Lolla vai atuar como intermediário?

Nenhuma doação será feita pelo Lolla. O Lolla vai divulgar as informações da instituição (site/instagram) e as doações serão feitas diretamente no site da instituição, sem qualquer vínculo com o Lolla.

 

 

Se tiverem dúvidas, postem nos comentários. Ficaremos super felizes em responder todas!

 

Be kind,

Lolla Team 

 

POST A COMMENT