Saudi-da-rua

Fundado durante a pandemia do novo Coronavírus, o Saúde da Rua começou a atuar em São Paulo em Julho de 2020, com a missão de levar atendimento médico humanizado e recorrente às camadas mais vulneráveis da sociedade. Em nossas ações, levamos um grupo de estudantes e profissionais da área da saúde para as ruas ou para comunidades da área periférica da cidade de São Paulo. Lá, montamos nossos consultórios com médicos altamente capazes e um setor de triagem, para aferir os sinais vitais de nossos pacientes. Nos eventos realizados, também contamos com uma ‘Farmácia da Rua’, que permite ao paciente que receba, assim que receitado pelo médico, o medicamento necessário (caso tenha em estoque). Nas ações maiores, levamos também nosso Laboratório da Rua, onde oferecemos testes rápidos de ISTs e de gravidez em nossos pacientes, tudo de maneira 100% gratuita.

Hoje em dia, o Saúde da Rua já realizou 28 ações na cidade de São Paulo, onde foram feitos 1.353 atendimentos médicos e 960 testes rápidos. Além disso, também conseguimos expandir nossa atuação para além da cidade de São Paulo, e hoje já temos filiais consolidadas e atuantes em 5 cidades (2 estados) do Brasil.

WhatsApp Image 2021 09 07 at 18.38.20 - Lolla Social: Conheça a ONG Saúde da Rua

Qual é o objetivo do projeto?

O objetivo do projeto é levar a Saúde, direito fundamental do ser humano, para lugares onde muitas vezes a saúde pública não consegue alcançar. Por meio de eventos, visamos levar atendimento médico de qualidade, humanizado e recorrente para a população em situação de rua da cidade de São Paulo e para comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Quem é o público alvo que vai se beneficiar diretamente do projeto?

Pessoas em situação de rua de São Paulo, especialmente do centro da cidade.

Famílias e moradores de comunidades que ficam mais isoladas do centro urbano da cidade de São Paulo, que não contam com acesso regular à serviços de saúde. Atualmente, realizamos um acompanhamento médico com moradores das comunidades Esmaga Sapo (Zona Leste), Anchieta (Grajaú) e Toka (Grajaú).

 

Como o projeto começou? De onde veio a ideia de criar o Saúde na Rua?

O projeto começou com o encontro de 3 universitários – duas estudantes de medicina, um de Administração – com um sonho em comum: impactar positivamente a vida daqueles que são diariamente invisibilizados pela sociedade.

Após frequentar as ações de outros projetos sociais da cidade de São Paulo, as estudantes de medicina perceberam uma grande carência da população em situação de rua por cuidados médicos básicos. Um curativo, um remédio para aliviar a dor, um simples diagnóstico. Percebemos, ali, que impactar de alguma forma a realidade deles estava ao nosso alcance, e então começamos a nos organizar para tentar prover essa assistência médica para essa população tão carente.

No dia 12/07/2020, nosso consultório virado para a rua foi inaugurado na Missão CENA – Comunidade Esperança Nova Aurora, grande parceiro do projeto, que abriu as portas para que pudéssemos começar rapidamente a agir.A partir daí, o crescimento do projeto foi acontecendo naturalmente. Oportunidades e parcerias foram surgindo, o que permitiu que chegássemos aonde estamos, impactando cada vez um grupo maior de pessoas necessitadas.

 

WhatsApp Image 2020 08 09 at 11.11.40 1 1 - Lolla Social: Conheça a ONG Saúde da Rua

Falando em estrutura, como vocês se organizam? Quantas pessoas atuam para fazer o projeto acontecer?

Atualmente, o Saúde da Rua SP conta com 8 organizadores, que participam diretamente dos 3 pilares do projeto: planejamento, organização e ação.

Os voluntários do projeto são estudantes e profissionais da área da saúde, que se inscreveram a partir do formulário do voluntariado, disponibilizado pela organização da ONG. Até o presente momento, já atuaram como voluntários do projeto cerca de 300 pessoas, futuros e atuais profissionais da área da saúde. Aí também se vê outro benefício do Saúde da Rua para a sociedade, ajudando a criar médicos e enfermeiros cada vez mais humanos e com uma maior visão de impacto social. É importante mencionar que a maioria dos voluntários do projeto já participou mais de uma vez das ações promovidas pelo Saúde da Rua SP.

Além da equipe de organização e dos voluntários, o projeto também conta com dois grupos de apoio: os colaboradores e os médicos engajados. Os colaboradores são essenciais para as ações-teste (em novas comunidades ou parcerias) e para a organização dos eventos maiores. Já o grupo dos médicos é utilizado para mantermos em contato com os profissionais engajados pelo projeto e convidá-los para as ações promovidas.

 

Onde vocês estão presentes?

O Saúde da Rua SP é a unidade matriz da ONG, e fica localizado na cidade de São Paulo / SP. Ainda não contamos com um escritório – ou um local próprio do projeto – para utilizar como referência de localização. Nossos materiais e estoque ficam divididos nas casas dos organizadores. Nossa atuação ocorre no centro da cidade de SP (em diversos bairros), em comunidades na região periférica da cidade e em municípios da região metropolitana de São Paulo (como em Barueri, por exemplo).

Além da nossa matriz em SP, o Saúde da Rua já se encontra em mais 4 cidades do Brasil, que contam com filiais já atuantes do projeto. São elas:

– Campinas / SP

– Itajaí / SC

– São José do Rio Preto / SP

– São Carlos / SP

 

Como o projeto se sustenta? Qual é a principal fonte de renda?

A principal fonte de financiamento do projeto são as doações pontuais de pessoas físicas. Recebemos muitas doações, financeiras e não financeiras, que permitem a constante atuação e manutenção do projeto.

Além disso, temos o patrocínio de uma empresa de produtos médicos de Curitiba, a MD Produtos Médicos. Nos apoiando desde o começo de 2021, a MD  já nos forneceu diversos materiais que são utilizados por nossos médicos, além de um auxílio financeiro para as ações de grande porte.

Por fim, hoje o projeto também conta com uma pequena lojinha de produtos, com camisetas, tirantes e moleskines (pequenos cadernos de anotações). A receita gerada pela lojinha também tem um papel importante na manutenção e sustentação do projeto.

 

WhatsApp Image 2021 09 07 at 18.42.11 2 - Lolla Social: Conheça a ONG Saúde da Rua

Falando em números, qual é o resultado efetivo do projeto? Quantas pessoas foram beneficiadas? Existe algum tipo de follow-up?

É muito difícil medir impacto em se tratando de saúde, na maioria dos casos. Principalmente quando falamos de questões de saúde mental, muito comum em nossos atendimentos.

Nossas principais métricas de impacto são nossos números de atendimentos e testes rápidos realizados em nossas ações. Até o momento, em 28 ações realizadas pelo Saúde da Rua SP, foram feitos 1.353 atendimentos médicos e 960 testes rápidos. Mesmo assim, sabemos que estes números não traduzem ao certo o impacto que foi realmente realizado pelo projeto em nossas ações.

Em nossa atuação dentro de comunidades carentes, realizamos uma ficha dos pacientes, para que possamos acompanhar a evolução do quadro deles ao longo do tempo. As fichas dos pacientes são fundamentais para o nosso acompanhamento médico de médio / longo prazo. Quando estamos atuando na rua, é um pouco mais complexo de se manter atualizado da situação de nossos pacientes. Mesmo assim, muitos deles retornam para as próximas ações, e assim podemos ter uma ideia de como o atendimento realizado no evento anterior se sucedeu.

 

Onde eu posso acompanhar as ações realizadas e os resultados obtidos?

O Saúde da Rua SP está ativo no Instagram @saudedarua . Lá, fazemos posts de nossa atuação, além de stories acompanhando as ações em tempo real. Os resultados obtidos são enviados, de maneira detalhada, aos apoiadores do projeto com uma frequência mensal, através do Feedback Mensal do Saúde da Rua SP, enviado por e-mail no final do mês em questão / início do próximo.

 

Como eu posso participar e contribuir para o projeto?

Para nos ajudar, é muito simples! Doações financeiras são muito bem-vindas e ajudam muito no crescimento e manutenção do projeto. Nossa conta bancária é da instituição Nubank, estando ainda em nome de um dos nossos coordenadores, visto que estamos na etapa final de abertura do nosso CNPJ. As informações da conta estão disponibilizadas na foto abaixo:

saudedarua - Lolla Social: Conheça a ONG Saúde da Rua

Doações não financeiras também serão muito bem recebidas. Recolhemos dois grupos principais de doações não financeiras:

  • Materiais e equipamentos de uso médico ou de estrutura para ações. Ex.: Luvas, Máscaras N95, Estetoscópio, Oxímetro, Gazebos, entre muitos outros.
  • Produtos que devem ser destinados aos nossos públicos-alvo (moradores de comunidades carentes e pessoas em situação de rua). Sua doação será recolhida e repassada aos nossos pacientes. Ex.: Roupas, Fraldas, Alimentos, etc.

Para realizar uma doação não financeira, basta nos contatar através de nosso e-mail saudedarua@gmail.com ou pelo direct do Instagram @saudedarua, que combinamos a retirada dos produtos.

Por fim, se você é estudante ou profissional da área da saúde e deseja contribuir como um voluntário, fica aqui o convite para você vir para a rua com a gente! Para isso, basta preencher o formulário que fica em nosso site, na parte de baixo da aba de ‘Como Ajudar’ – https://www.saudedarua.org/contribua.

 

FOLLOW @SAUDEDARUA

CONTRIBUA FAZENDO SUA DOAÇÃO 

 

SAIBA MAIS SOBRE O LOLLA SOCIAL

*O Lolla não recebe nenhum valor, comissão ou pagamento relacionado à publicação da matéria, divulgação em suas redes sociais, e doações – que devem ser feitas diretamente no site da ONG , etc.

POST A COMMENT