Bordalo II 1200x1500 - Lolla City Guide: Street Art em Lisboa, as obras favoritas da nossa Portugal-based writer
foto: _marinacamargo

Hey there, art lovers!  Foi-se o tempo em que a arte ficava restrita a museus. Apesar de amar passar horas mergulhada nesse universo, a arte urbana me fascina.

Eu vejo Lisboa como um grande museu a céu aberto, as suas ruas históricas, os azulejos pintados à mão, a iluminação amarelada das luminárias de bronze,  que se fundem aos cabos do bondinho e são coroadas com grafittiscoloridos e cheios de significado.

Nomes já conhecidos do street art mundial se misturam a outros menos famosos – mas igualmente incríveis – e até mesmos a little rebelsanônimos que questionam a sociedade e presenteiam a cidade com o seu manifesto.

Montei esse addressbookcom meus artistas preferidos, seus trabalhos que mais me tocam e um pouco de história.

 

 

André Saraiva 

 André Saraiva (a.k.a. Mr. A.)  é um artista sueco-francês, com ascendência portuguesa. Multifacetado e self-made, além de artista é empresário, fundador de um dos hotéis mais cool de Paris e  já vez collabs desde Chanel até Peanuts. Filho de pais portugueses, cresceu em Paris, mas há muito tempo é do mundo.

Apesar de ser mundialmente conhecido por seus grafittis, o mural que mais me impressionou foi a parede de azulejos no Campo de Santa Clara. Um reflexo das origens do artista, o mural representa um delicado e colorido encontro entre Paris e Lisboa. As peças são  de cerâmica, foram feitas do 0 e individualmente por André. O mural possui 118 metros de comprimento e mais de 50 mil azulejos pintados à mão.

Segundo o artista foi o seu maior e mais demorado trabalho. Parada obrigatória para os amantes da arte de rua:

Endereço: Jardim Botto Machado (Alfama, Campo de Santa Clara 26, Lisboa).

 

Bordalo II

Lisboeta de nascimento e alma, Artur Bordalo adotou o nome artístico de Bordalo II em homenagem a seu avô, que era pintor, como uma maneira de homenageá-lo e dar continuidade a seu trabalho. Além de artista, Bordalo é um ativista da causa ambiental e une suas duas paixões em obras de tirar o fôlego.

Os trabalhos do Bordalo, para mim, são como um abraço, seguidos por um soco na boca do estômago. Indiscutivelmente lindos e propositalmente perturbadores. Partindo da premissa que o lixo de um homem é o tesouro de outro, Bordalo apresenta, com maestria, verdadeiros manifestos à produção e consumos excessivos. Com várias obras espalhadas pela cidade a minha preferida é o “Big Racoon” em Belém:

Endereço: Rua Bartolomeu Dias, 43, Lisboa. Além dessa, tem outras precious gemsna LX Factory, ao lado do Elevador de Santa Justa e no Parque das Nações.

 

Bowie LX Factory - Lolla City Guide: Street Art em Lisboa, as obras favoritas da nossa Portugal-based writer

Foto autoral

Jacqueline de Montaigne 

Jaqcqueline de Montaigne é uma artista anglo-portuguesa que denomina seu trabalho como introspectivo e autobiográfico. Sempre com um viés questionador, as obras de Jacqueline são fortes e, ao mesmo tempo, delicadas, representando a dualidade entre a verdadeira natureza do ser humano x crenças e expectativas sociais.

 

Tem trabalhos expostos em galerias mundo à fora e presenteou Lisboa com alguns murais, dentre os quais eu destaco o David Bowie na LXFactory: Endereço: Rua Rodrigues de Faria 103, Lisboa

Além do meu top 3, compartilho aqui o endereço detalhado de outras obras que merecem a sua vista:

  • “A rua é Sua” do Coletivo Boa Hora Estúdio – local: Mercado de Arroios, Lisboa
  • “Campo Chicago” do Halfstudios – local: Junta da Freguesia de Marvila, Lisboa
  • “Adaptada de Add Fuel” de Diogo Machado – local: Rua da Senhora da Glória, Lisboa

 

Poderia passar “páginas e páginas” escrevendo sobre meus artistas de rua preferidos e suas masterpieces, mas acredito que grande parte do encantamento é descobrir por conta própria obras que de alguma maneira conversam com você. Um bom lugar para começar nessa busca são as ruas do Chiado, do Bairro Alto e, quem sabe, terminar o dia com drinks and snacksna LX Factory. HAVE FUN!!!

 

by Marina Camargo

A rebel at heart mais metódica e by the book que você vai conhecer. Uma curitibana morando em Lisboa, de onde compartilha suas muitas paixões em seu instagram.

0 Comments

POST A COMMENT